Quando falamos em Rede de Pesquisa, falamos de outra ferramenta do Google para otimizar os resultados de acordo com seu negócio.
Antes de continuarmos, eu aconselho vocês a lerem os seguintes conteúdos para melhor entendimento no assunto de pesquisa: Remarketing, Google Ads, Google Display e Google é a ferramenta que mais vende na internet.
Acredito que, após a leitura destes artigos, vamos conseguir aprofundar um pouco no tema de Rede de Pesquisa e entender melhor essa incrível ferramenta.
Vamos lá!
O que é a Rede de Pesquisa no Google?
Aqui vou deixar uma definição mais clara para que possamos interagir com o restante do conteúdo e entender do que se trata a Rede de Pesquisa do Google.
Segundo a Google, é um grupo de sites e aplicativos relacionados à pesquisa nos quais seus anúncios podem ser exibidos.
Fazem parte da Rede de Pesquisa do Google, sites que são parceiros, além de sites de pesquisa do próprio Google.
A Rede de Pesquisa é um dos componentes da Rede Google, nome que é designado para todos os aplicativos ou ferramentas que podem exibir anúncios através do Google Ads.
Isso inclui sites do próprio Google, websites de parceiros e outros canais como aplicativos de celular.
Onde os anúncios podem ser exibidos?
Quando você anuncia na Rede de Pesquisa, seu anúncio pode ser exibido perto dos resultados de pesquisa quando alguém procura termos relacionados a uma das suas palavras-chave.
Os anúncios podem aparecer nos resultados da Pesquisa Google e nas seguintes ferramentas: Google Maps, Google Play, Google Shopping e no Google Imagens.
Eles podem ser exibidos também em sites parceiros de pesquisa do Google ou como parte de um bloco de links ou uma busca relacionada.
Os anúncios do produto no Google Shopping podem aparecer em sites de parceiros de pesquisa que exibem produtos à venda e contêm links para eles.
A taxa de cliques (CTR) dos anúncios em sites de parceiros de pesquisa não influencia seu índice de qualidade no google.com.br.
Tipos de anúncios da Rede de Pesquisa
Os anúncios de texto, anúncios dinâmicos da Rede de Pesquisa e anúncios só para chamadas são os tipos de anúncios mais simples para serem feitos.
Eles são exibidos com um rótulo “Anúncio” ou “Anúncios” na página de resultados da pesquisa no Google e possuem o rótulo “Anúncios do Google” em sites parceiros.
Esses tipos de anúncios possuem também as extensões de anúncio, que permitem que os anunciantes exibam nos anúncios detalhes da empresa, como local e número de telefone.
Também é possível fazer os anúncios do shopping que permitem exibir produtos à venda e contém links diretos para eles. Eles são identificados como links patrocinados.
E, por último, os tipos de anúncios que os parceiros de pesquisa podem hospedar anúncios gráficos e anúncios em vídeo.
Rede de Pesquisa x Rede de Display x Remarketing
O Remarketing é um tipo de campanha que instala um cookie no computador que visitou determinado site que possui esse estilo de anúncio.
A estratégia é eficaz quando se trata de lembrar o cliente em comprar ao seguir ele pelas plataformas do Google e de sites parceiros.
Porém, ela não é feita sem a Rede de Pesquisa posteriormente. Primeiro é feita a pesquisa e depois o acesso ao site do anunciante.
A Rede de Display é um tipo de campanha que utiliza anúncios em banners em sites parceiros do Google.
Atualmente, o Google possui mais de 2 milhões de sites parceiros oficiais e é comprovado que 96% dos usuários acessam publicidade através de pesquisas de conteúdos relacionados.
Por isso é importante complementar a Rede de Pesquisa e a Rede de Display. É ideal para o reconhecimento da marca. O que poderá gerar mais conversão para você.
Utilizando as três estratégias de maneira assertiva, gerará mais conversão e é importante entender que cada uma possui um objetivo e dependerá da estratégia adotada para o seu negócio.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco. Nós somos uma agência de marketing focada 100% em Google Ads e possuímos profissionais com mais de 10 anos de experiência no mercado.