Novidades | Blog

Aqui você fica por dentro das novidades e dicas do Google Adwords

O que é a Pontuação de Otimização do Google Ads

A pontuação do Google Ads é uma estimativa de desempenho da sua conta no Google Ads e ela pode variar de 0% a 100%.

Estando em 100% a conta indica que pode apresentar seu potencial máximo, segundo o Google.

Visto que é uma boa forma de entender como sua campanha está performando, resolvemos abordar um conteúdo com este tema.

Leia até o final e esclareça de uma vez por todas suas dúvidas em relação à pontuação de otimização do Google Ads.

Como funciona a pontuação de otimização do Google Ads?

Como dito anteriormente, a pontuação do Google Ads é uma estimativa de desempenho da sua conta do Google Ads e ela estando em 100% não significa que você vai vender mais.

Junto com a pontuação, será exibida uma lista de recomendações que ajudam a otimizar todas as campanhas.

Cada uma dessas recomendações mostram o impacto que elas terão, caso seja aplicada, na sua pontuação de otimização. Isso vai ser mostrado em porcentagem.

Assim como você pode aplicar essas recomendações, é possível dispensar essas sugestões e a pontuação geral da conta vai ser alterada.

É importante deixar claro que a pontuação de otimização é exibida apenas para campanhas de pesquisa, de display, de ação de vídeo e do Shopping. Ela não é usada pelo índice de qualidade.

Resumindo, o índice de qualidade é uma ferramenta de diagnóstico que vai comparar a qualidade do seu anúncio com os de outros anunciantes, definindo assim uma pontuação que vai qualificar você em uma melhor posição e pagando menos ou exibindo seu anúncio algumas vezes e pagando mais.

Caso queira saber mais sobre o índice de qualidade, clique aqui.

A pontuação de otimização do Google Ads é calculada em tempo real, de acordo com as estatísticas, configurações e status da sua conta e das campanhas, o impacto relevante das recomendações disponíveis e o histórico de recomendações recentes.

As recomendações disponíveis mudam com base em muitos fatores, desde suas configurações até as tendências no ecossistema de anúncios. Você verá uma pontuação diferente e um novo conjunto de recomendações quando essas alterações ocorrerem.

Lembrando que para agências Google Partner é necessário ter uma média de 70% de otimização em toda a MCC, pois, o Google retira a parceria Google para agências que não tiverem essa pontuação. Por isso é importante descartar as recomendações quando não são necessárias ao invés de deixá-las em segundo plano.

 

Como trabalhar com as recomendações?

Visto que a pontuação de otimização do Google Ads é exibida com recomendações sobre como melhorar o desempenho da sua campanha usando como base o histórico do desempenho, as configurações da campanha e as tendências e o volume de pesquisas do Google, cada uma destas recomendações vai ajudar você a aproveitar mais o seu orçamento otimizando lances, palavras-chave e anúncios.

Assim, o desempenho geral e a eficiência das campanhas podem melhorar.

Vale lembrar que nem sempre é viável aplicar todas as recomendações. Existem recomendações viáveis por recomendar à você para colocar uma extensão que foi esquecida, uma palavra-chave que não foi pensada assim como elas podem te recomendar coisas que não fazem o menor sentido.

A pontuação de otimização nem sempre vai afetar nos seus resultados, ela pode ajudar dando uma estimativa de potencial, mas não é garantido que terá números maiores. Muitas vezes é necessário configurar todo o ecossistema da campanha para conseguir recomendações melhores.

Por exemplo, se você tem uma estratégia baseada em duas palavras-chave, não vai fazer o mínimo sentido colocar três ou quatro que o Google recomendar. Assim como um aumento de orçamento que, muitas vezes, não temos ou não queremos investir. Neste caso, é melhor dispensar as recomendações.

Por isso é importante ter um especialista para entender todos os procedimentos e estratégias que devem ser definidos antes de seguir as recomendações para uma melhor pontuação.

Caso queira falar com um especialista da GooWords, clique aqui.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco. Somos uma agência de marketing especializada em Google Ads e possuímos profissionais qualificados há mais de 10 anos neste segmento e gostaríamos de te ajudar a alavancar o seu negócio.

Gostou deste post? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *