Por muitas vezes, durante a criação de nosso site e da nossa campanha para o Google Ads, pensamos nas melhores formas de atrair o nosso público-alvo e entender como ele se comporta na internet através das palavras-chave.
Com o Planejador de Palavras-chave do Google, é possível entender como aquela persona do seu negócio se comporta e como futuros prospects podem se tornar cliente potencial através de palavras-chave corretas na sua campanha.
Recentemente, criamos um conteúdo referente a ferramenta do Neil Patel, o Ubersuggest, para usar juntamente do Google Ads.
Hoje, criamos um conteúdo mostrando como funciona o Planejador de Palavras-chave do Google que, em tese, tem o mesmo fundamento que o Ubersuggest.
Como funciona o Planejador de Palavras-chave do Google?
Segundo o Google, é possível pesquisar palavras ou frases relacionadas aos seus produtos ou serviços. Esta ferramenta de pesquisa de palavras-chave te ajudará a encontrar aquelas mais relevantes para sua empresa.
Esta ferramenta de pesquisa de palavras-chave mostra com que frequência algumas palavras são pesquisadas e como essas consultas mudaram ao longo do tempo. Com isso, é possível restringir sua lista de palavras-chave àquelas que você realmente quer.
O Planejador de Palavras-chave do Google também te fornece estimativas de lances sugerido para cada palavra-chave. Assim, é possível determinar seu orçamento para os anúncios patrocinados no Google Ads.
Depois de encontrar as palavras-chave desejadas, você pode adicioná-las ao plano de publicidade. Salve-o para referência futura ou compartilhe com sua equipe de negócios. Quando estiver pronto, você poderá finalizar e lançar a campanha.
É possível traçar um plano com todas as métricas que o Planejador de Palavras-chave te fornece para usar em sua campanha no Google Ads. Com ela, é possível ver o volume de buscas mensais, ver o CPC médio, a concorrência e até estimativas de lance sugerido para cada palavra-chave.
Com base nisso, é possível gerir ideias que estão ligadas diretamente ao comportamento do seu cliente, visto que as palavras-chave é, justamente, como ele se comporta na internet.
A dica que nós, da Goowords, damos é que sempre que possível, selecione as palavras-chave de cauda longa.
São chamadas de cauda longa as palavras-chave que possuem palavras longas e tem como alvo um cliente mais específico.
Por exemplo: agência de marketing digital, agência de marketing Google Partner, e assim por diante.
O Planejador de Palavras-chave também se torna indispensável no uso do SEO, visto que ele mostra o volume de procura por determinadas palavras, seja orgânico ou pago.
Como utilizar?
Faça login na sua conta do Google Ads (Se não tiver, crie sua conta no Google Ads, é gratuito);
No canto superior direito, clique no ícone de ferramentas e configurações. Em “Planejamento”, selecione Planejador de palavras-chave;
Digite ou cole um ou mais dos itens a seguir na caixa de pesquisa “Encontrar novas palavras-chave” e pressione Enter depois de cada uma destas opções:
- Palavras ou frases que descrevem o que você está anunciando;
- URL de uma página da Web ou do site inteiro relacionado ao seu negócio;
- Clique em Primeiros passos;
- Revise suas palavras-chave na página de ideias de palavras-chave.
Conclusão
Do mesmo modo que o Ubersuggest, o Planejador de Palavras-chave do Google se torna essencial para todos os profissionais de marketing que trabalham com conteúdo ou até mesmo aqueles que trabalham com anúncios do Google Ads.
Com esta incrível ferramenta gratuita do Google, você pode usar e abusar de sua qualidade para criar aquele tema relevante para o seu blog, aquele anúncio segmentado para sua empresa e lembrando sempre que é um complemento para sua estratégia.
Qualquer dúvida que tiverem em relação a palavras-chave, entre em contato conosco. Somos uma agência de marketing digital focada, totalmente, em Google Ads e possuímos profissionais com mais de 10 anos de experiência no mercado que dão conta do recado.