A parcela de impressão é uma métrica do Google Ads que mostra o potencial que uma determinada palavra-chave, grupo de anúncios ou campanha tem para ganhar exposição.
Resumindo, as impressões são a exposição que sua campanha, grupo de anúncios ou palavras-chave possuem ou podem ter de potencial.
Segundo o Google, a conta é a seguinte:
- Parcela de impressões = impressões (IS) / total de impressões qualificadas
Essa métrica exige uma atenção particular na interface do Google Ads, pois o Google utiliza diversas variáveis para definir quais impressões são qualificadas ou não, podendo inclusive inverter a conta utilizando uma variação chamada “parcela de impressão perdida”.
Há duas métricas de impressão que acompanham o nível de destaque dos seus anúncios: a parcela de impressões (IS) e a parcela de impressões na primeira posição (ATIS, na sigla em inglês).
Não se assuste, pois essa é uma métrica simples de entender!
Venha com a gente para entender melhor e com mais detalhes como funcionam as parcelas de impressões.
O que é a Parcela de impressões (IS)
A parcela de impressões (IS) é a porcentagem de impressões que seus anúncios recebem em comparação com o potencial número que poderia receber como explicamos anteriormente.
A conta é simples:
- Parcela de impressões = impressões / total de impressões qualificadas
O Google estima as impressões qualificadas por meio de muitos fatores, incluindo configurações de segmentação, status de aprovação e a qualidade.
Os dados da parcela de impressões estão disponíveis para campanhas, grupo de anúncios, grupos de produtos (para campanhas de Google Shopping) e palavras-chave.
A parcela de impressões é uma boa métrica para identificar se é possível alcançar mais pessoas com seus anúncios caso você aumente o lance ou o orçamento.
O que é a Parcela de impressões na primeira posição (ATIS)
Essa métrica pode ser dividida em duas variáveis, a primeira é a parcela de impressões na primeira posição da pesquisa e a parcela de impressões absolutas na parte superior sendo esta última utilizada para campanhas de Google Shopping.
A parcela de impressões na primeira posição da pesquisa é o número de impressões recebidas na primeira posição (o primeiro anúncio acima dos resultados da pesquisa orgânica) dividida pela quantidade estimada de impressões que você podia receber nessa posição.
Já a parcela de impressões absolutas na parte superior é a porcentagem de impressões de anúncios do Shopping que são exibidas nas posições de maior destaque do Shopping.
Há apenas uma impressão absoluta na parte superior por leilão. Essa é a observação e percepção que temos de ter. Portanto, a parcela de impressões absolutas na parte superior é um indicador importante do seu destaque em geral. Com ela é possível perceber se seu anúncio está sendo efetivo ou não.
A conta desta parcela de impressão para Google Shopping é simples:
- Parcela de impressões absolutas na parte superior = impressões absolutas na parte superior / total de impressões qualificadas na parte superior
A parcela de impressões absolutas na parte superior ajuda a entender se seus produtos possuem um potencial para serem exibidos com mais destaque nos resultados de anúncios do Shopping caso você aumente o lance ou orçamento. A ATIS está disponível para campanhas, grupos de anúncios e grupos de produtos (das Campanhas do Shopping).
Entendimento geral do funcionamento da parcela de impressões
Para estimar a parcela de impressões, o Google analisa os leilões de anúncios ao longo do dia e usa dados internos coletados e guardados no banco de dados da gigante. Ela averigua, por exemplo, a qualidade para você e outros participantes nos mesmos leilões de anúncios.
A métrica da parcela de impressões inclui todos os leilões em que seu anúncio foi exibido e que foi competitivo o suficiente para ser exibido.
Ela incluiria, por exemplo, leilões que o seu anúncio poderia participar com o dobro do lance atual. Por isso que o Google Ads tem em seus termos que o valor do seu orçamento pode gastar até o dobro do orçamento investido ao dia.
A vantagem disso é que, além de competir em leilões que podem gerar mais resultados para você, o Google excluiria aqueles leilões em que ele precisaria de um aumento estimado de 1.000% no lance para fazer parte.
Trocar 1.000% por 100% é uma ótima ideia, não?
A parcela de impressões se baseia em uma estimativa de quando seu anúncio era competitivo no leilão.
Caso haja alteração no lance, no orçamento, na qualidade ou nos sistemas de anúncios do Google Ads podem acabar mudando o grupo de leilões em que o sistema estima que você foi competitivo.
Resumindo, a parcela de impressões é uma métrica para analisar a exposição dos seus anúncios nos mais diversos tipos de leilões em qual ele competiu.
Funcionamento para as campanhas de Shopping
O cálculo da parcela de impressões para as campanhas de Shopping é semelhante ao dos anúncios de texto. No entanto, essa métrica considera que vários anúncios do Shopping do mesmo anunciante podem ser exibidos ao mesmo tempo.
Para evitar qualquer tipo de confusão e evitar uma contagem duplicada, quando vários anúncios do Shopping do mesmo anunciante participam do mesmo leilão, o Google Ads atribui a oportunidade de impressão ao anúncio do Shopping que tem a melhor classificação.
Nesta oportunidade, todos os anúncios do Shopping recebem uma impressão, porém, todas as impressões recebidas no mesmo leilão depois que o primeiro anúncio é exibido não são consideradas no cálculo de parcela de impressões.
Isso acontece sempre que um dos seus anúncios é veiculado, portanto, só será considerado para o cálculo da parcela de impressões para o primeiro anúncio exibido. Os demais não serão qualificados.
Quando essa impressão está na posição de maior destaque possível, ela também é contabilizada para a parcela de impressões na primeira posição.
A parcela de impressões na primeira posição inclui todos os leilões em que seu anúncio é exibido na posição de maior destaque dividido por todos os leilões em que seu anúncio poderia ter sido exibido nessa posição.
Impressões x Parcela de Impressões
É normal confundir a métrica de impressões com a métrica de parcela de impressões, porque são métricas completamente distintas.
Nas impressões é mostrada a frequência com que seu anúncio é exibido. Uma impressão é contabilizada sempre que seu anúncio aparece em uma página de resultados de pesquisa ou em outro site da Rede do Google enquanto que na parcela de impressões é uma métrica do Google Ads que mostra o potencial que uma determinada palavra-chave, grupo de anúncios ou campanha tem para ganhar exposição.
Caso não saiba como fazer sua campanha de Google Ads, clique aqui e fale com um de nossos especialistas.
Nós somos uma agência de marketing focada completamente em Google Ads e possuímos profissionais com mais de 10 anos de experiência no mercado. Nós conhecemos e estamos acostumados com as nuances de todos os tipos de segmentos possíveis e isso nos deixa com um diferencial plausível para ajudar você a alavancar o seu negócio.