Um dos aspectos chave para uma campanha altamente segmentada é escolher o que não se pretende segmentar.
É importante entender qual seu público-alvo e negativar aquilo que você não vende, aquilo que você não quer que seu anúncio apareça quando as pessoas pesquisarem.
Baseado nessas coisas, criamos esse conteúdo para que possamos entender porque se faz necessário a inclusão das palavras-chave negativas na sua campanha ou em seu grupo de anúncios no Google Ads.
O que são as Palavras-chave Negativas?
As palavras-chave negativas do Google Ads são os termos ou palavras que você seleciona para os seus anúncios não serem exibidos.
Segundo o próprio Google, as palavras-chave negativas permitem excluir termos de pesquisa das suas campanhas e ajudam você a se concentrar somente nas palavras-chave relevantes para os seus clientes.
Uma melhor segmentação pode exibir seu anúncio para os usuários interessados e aumentar seu retorno sobre investimento (ROI).
Como funcionam?
Para selecionar as palavras-chave negativas na Rede de Pesquisa, vá ao Google Ads e vá a aba dos Termos de Pesquisa.
Feito isso, procure por termos de pesquisa semelhantes as palavras-chave que você utiliza mas que possam atrair clientes que procuram um produto diferente.
Por exemplo, um oftalmologista que vende lentes de contato. Nesse caso, convém adicionar palavras-chave negativas para termos de pesquisa como “lentes de aumento” e “lentes para câmeras”.
Vale lembrar que as palavras-chave negativas do Google Ads funcionam de forma diferente para as campanhas de vídeo e Rede de Display. Elas poderão ajudar nas campanhas de vídeo para segmentar os vídeos não relacionados com o seu anúncio.
Dependendo das outras palavras-chave ou método de segmentação, os termos de pesquisa selecionados podem evitar que seu anúncio apareça. Sem contar que possui um limite máximo de 5.000 palavras-chave negativas.
Tipos de Palavras-chave Negativas
Nas campanhas da Rede de Pesquisa do Google Ads, utilizamos três tipos de correspondência das palavras-chave negativas. São elas as de correspondência ampla, exata ou de expressão.
No entanto, segundo o Google, estes tipos de correspondência negativa funcionam de forma diferente comparativamente aos seus equivalentes positivos.
A principal diferença consiste na necessidade de adicionar sinônimos, versões no singular ou no plural, erros ortográficos, bem como outras variações aproximadas que pretenda excluir.
Para as campanhas da Rede de Display, um conjunto de palavras-chave serão excluídos como um tópico exato.
Não vão ser apresentados os anúncios em uma página, mesmo se as palavras-chave, de correspondência exata ou de expressão não aparecerem exatamente no texto.
Mesmo que o conteúdo tenha tudo a ver com as palavras negativadas.
Atenção e Cuidado
É necessário possuir alguns cuidados quando for falar de palavras-chave negativas, como escolher estrategicamente quais palavras não possuem relevância para o seu negócio.
Palavras-chave escolhidas de forma demasiada podem afetar o alcance do seu anúncio, gerando assim menos clientes para você.
Estude bem os conceitos de palavras-chave negativas e saiba qual o tipo de correspondência de frase seria melhor para negativar.
Quaisquer dúvidas sobre como segmentar melhor sua campanha utilizando palavras-chave negativas do Google Ads, entre em contato conosco. Somos uma agência de marketing digital focada, totalmente, em Google Ads e possuímos profissionais conceituados com mais de 10 anos de experiência no mercado.