Aumentar a base de usuários de um aplicativo e registrar um número incrível de downloads são apenas alguns dos objetivos alcançáveis com a divulgação de seus aplicativos através das App Campaigns.
A solução disponível no Google Ads, no entanto, pode fazer muito mais pelos anunciantes parceiros. Aqui explicaremos detalhes da ferramenta e os criativos que uma agência Google Ads recomendaria utilizando as boas práticas do Google na divulgação de aplicativos.
A configuração dos anúncios, sobretudo quando se fala em público-alvo, é simples. Isso porque o algoritmo irá buscar usuários com base em sinais de intenção multidimensionais – como idade, gênero, tipo de dispositivo, vídeos assistidos, entre muitos outros – para exibir a campanha.
Graças ao sistema de machine learning, são 300 milhões de combinações possíveis de serem feitas para encontrar o melhor perfil de conversão.
Caso não saiba o que é o machine learning, clique aqui e saiba mais.
Fique conosco até o final do texto e entenda como é possível ter excelentes resultados divulgando seu aplicativo.
Entendendo os benefícios do Google App Campaigns
Hoje, o Google fornece diversos benefícios para as campanhas de aplicativos. Entre eles estão:
- Junção de todas as campanhas em uma única ferramenta
- Fáceis de configurar e simples de otimizar
- Efetivos para entregar resultados desejados
- Únicas campanhas que levam às lojas de Apps (Android ou iOS)
Cabe ao anunciante fazer uma reflexão a respeito da estratégia de lances a ser empregada. Existe um subtipo de campanha para cada estágio de maturidade de um aplicativo.
- Para instalações de apps: Funcionalidade muito procurada, sobretudo no lançamento de aplicativos, pois gera downloads em grande escala. O Custo é por Instalação (CPI).
- Para instalações com usuários qualificados: Similar à anterior, mas com foco em usuários mais propensos a engajar. Resulta em uma quantidade absoluta menor de downloads. Também é CPI.
- Para instalações que resultem em ações no app: Ideal para produtos em um estágio maduro no mercado. O investimento de mídia é feito por Custo por Ação (CPA). Os requisitos exigidos são de 300 conversões mensais e a implementação de tags de monitoramento.
- Foco em ações no app: A campanha será exibida apenas para quem já tem o app instalado no celular. Um dos requisitos é ter 250 mil downloads de base mínima instalada.
Quanto maior o volume de usuários e dados, mais inteligente o algoritmo do Google Ads fica.
Convém, também, a utilização do Firebase (que analisa abertura de app, cadastro e conversão) em conjunto com plataformas de atribuição para melhor captura e análise de informações úteis ao time de marketing.
A App Campaigns faz a divulgação dos aplicativos no Google Search, Play Store, AdMob, Gmail, Rede de Display e YouTube de forma simultânea, focando sempre nas plataformas que possibilitem o melhor retorno. Cabe aos anunciantes caprichar no material criativo para conquistar o público.
A recomendação, aliás, é que haja um mix de formatos, com texto, imagem, HTML5 e vídeo para o registro de uma boa performance — o algoritmo fará testes constantes para entender o que funciona melhor para os usuários e grupos de usuários. Para vídeos, a mídia queridinha do momento, o ideal é a edição em retrato (16:9), landscape (2:3) e square (1:1).
Boas práticas para anúncios em vídeo
Para divulgar seu aplicativo com anúncios em vídeo, é recomendável seguir algumas boas práticas para que seja possível ter resultado.
- Mostre o design do produto: Evidencie a interface e as funcionalidades do app instalado no smartphone do usuário
- Dê atenção à estética: Elementos chamativos tornam uma história memorável
- Aposte no poder do áudio: Acrescentar música aos anúncios gera emoções e facilita a aceitação de uma ideia
- Trabalhe com simplicidade: Concentre a campanha em uma única mensagem para melhor entendimento do público
- Tenha clareza, sempre: Use uma única Call-to-Action (CTA) por anúncio para não confundir o usuário
Como os sistemas Android e iOS possuem particularidades distintas, lembramos que uma campanha deve ser aberta para cada um deles. O Google Ads solicita essa informação logo no começo das configurações, com uma navegação fácil de compreender.
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