Muitas pessoas questionam se devem usar as mesmas palavras-chave em grupos de anúncios e campanhas diferentes no Google Ads.
Para entender isso, iremos explicar neste conteúdo como funcionam as campanhas e os grupos de anúncios para entender se é viável colocar as mesmas palavras-chave.
Portanto, venham conosco neste conteúdo e leia até o final!
O que são as campanhas no Google Ads?
Após criar sua conta, inserir os dados da sua empresa, o próximo passo será a criação da campanha.
A campanha é um conjunto de grupo de anúncios que compartilham um orçamento, uma segmentação por local e outras configurações. É através da campanha que são organizadas as categorias de produtos ou serviços que você oferece.
É possível ter uma ou muitas campanhas de publicidade em exibição e cada uma dessas campanhas do Google Ads consistem em um ou mais grupos de anúncios.
As configurações que podem ser realizadas a nível de campanha incluem orçamento, idioma, localização, distribuição para a Rede do Google, etc.
Muitos anunciantes utilizam as campanhas de publicidade de forma separada para exibir anúncios em locais diferentes ou com orçamentos diferentes para que possam ter um teste de alcance e de resultados.
É comum utilizar o Google Optimize a nível de campanha para realizar testes a/b e verificar qual campanha tem a melhor performance. Testar é algo comum na web e para isso que existe o Google Optimize. Caso queira saber mais sobre a ferramenta, clique aqui.
O que são os grupos de anúncios no Google Ads?
Os grupos de anúncios são agrupamentos que o anunciante pode fazer ao reunir palavras-chave para criar anúncios que funcionem melhor para cada um.
Dentro do grupo de anúncios pode conter um ou mais anúncios que têm segmentações semelhantes.
É possível definir um lance que será aplicado quando as palavras-chave deste grupo acionarem a exibição do anúncio. Esses lances são os famosos Custo Por Clique (CPC).
Também é possível escolher preços que as palavras-chave individuais no grupo de anúncios irão custar. Atente-se somente aos valores de lance que estas palavras-chave estão custando para estar entre os primeiros colocados. Os preços têm de ser avaliado entre os lances menores e os lances maiores. Para toda campanha em seu início, é necessário colocar os lances maiores e tentar trabalhar para que haja redução. Lembre-se também de definir as estratégias de lance que seja coesa com o objetivo de sua campanha.
Os grupos de anúncios do Google Ads são utilizados para organizar seus anúncios por temas comuns, como os tipos de produtos ou serviços que você deseja anunciar. Nunca coloque temas distintos no mesmo grupo para que não haja confusão na campanha.
Devo usar a mesma palavra-chave em grupos de anúncios e campanhas diferentes?
Entendendo o significado de campanha e grupo de anúncios é possível compreender se é viável utilizar as mesmas palavras-chave em grupos de anúncios e campanhas diferentes.
Muitas pessoas acham que isso pode prejudicar sua campanha ou ser punido pelo Google. Fiquem tranquilos, pois, o Google não gera nenhuma punição e sua campanha não sairá prejudicada se isso ocorrer. Porém, não é uma coisa boa a se fazer em vários casos.
O que pode ocorrer é gerar uma concorrência interna. Não haverá custo adicional, não afetará na inteligência da campanha, mas vai gerar concorrência interna.
Mas concorrência em que sentido?
Visto que o Google avalia todos os grupos de anúncio e exibe o anúncio que tem uma melhor qualificação, não compensa anunciar diversos produtos dentro do mesmo grupo de anúncios.
Se os grupos de anúncios mostram diversos serviços diferentes, provavelmente o Google vai desprezar os outros e vai jogar o orçamento para um único grupo. Isso pode se aplicar a campanha também. Pois, a que tiver o melhor índice de qualidade/relevância, vai aparecer e gerar custo.
Isso vai depender do seu objetivo e o problema que deve ser resolvido.
Se você quer colocar duas ofertas, não é necessário dois grupos de anúncios e sim a criação de dois anúncios diferentes. A mesma coisa com as campanhas, você pode testar duas campanhas parecidas com páginas diferentes utilizando o Google Optimize.
Se for para anunciar duas ofertas distintas, não faz sentido criar dois grupos diferentes. Mas se for pra testar duas páginas diferentes, até faz sentido ter dois grupos de anúncios mas pode ser realizado com o teste a/b.
Suponhamos que você tenha três campanhas diferentes com cada uma delas contendo dois grupos de anúncios para anunciar “Guincho 24hrs”. A única coisa que o Google vai fazer é pegar o grupo de anúncio mais qualificado e vai mostrar.
A solução para esse problema é entender qual o objetivo da sua campanha e o problema que deve ser resolvido.
Para entender melhor isso é necessário entender toda a estrutura de campanha do Google Ads.
Caso não saiba como fazer, entre em contato com um de nossos especialistas clicando aqui. Nós somos uma agência Google Ads e nosso trabalho é colocar sua empresa em destaque no Google.
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