Ok, então isso pode ser um pouco dramático, mas com o Halloween ao virar da esquina, parecia certo. Os tipos de correspondência de palavras-chave ainda estão aqui e em alta.
Por que “por enquanto”? Porque uns dias atrás, alguns anunciantes começaram a ver um novo recurso beta no Google Ads que basicamente permite ativar palavras-chave amplas (e desativar tipos de correspondência de palavras-chave) no nível da campanha, o que nos faz pensar…
Leia para aprender:
- O que é esse recurso.
- O contexto por trás disso.
- Dicas sobre como usar (ou não) a correspondência ampla + Lances inteligentes
O que é o recurso Beta de correspondência ampla no nível da campanha no Google Ads
Alguns anunciantes estão vendo um novo recurso beta no Google Ads chamado “palavras-chave de correspondência ampla”. Quando ativado, você usaria palavras-chave de correspondência ampla para toda a campanha. Quando desativado, você continuaria usando os tipos de correspondência de palavras-chave.
Em outras palavras, ao ativar essa segmentação ampla no nível da campanha, você desativaria os tipos de correspondência de palavras-chave. Observe que esse é um recurso beta limitado, portanto, apenas uma pequena porcentagem de contas o verá.
O histórico da palavra-chave de correspondência ampla do Google Ads
Veja como essa atualização se encaixa na história da correspondência de palavras-chave, que vem se desenrolando como uma série da Netflix desde fevereiro do ano passado:
Fevereiro de 2021: a correspondência ampla modificada é cancelada. O Google nos diz que a correspondência ampla e de frase modificada geralmente atende aos mesmos casos de uso, portanto, a modificação ampla modificada não é mais e a correspondência de frase absorve suas propriedades.
Os anunciantes têm sentimentos contraditórios, mas, no geral, a atualização é mal recebida.
Setembro de 2021: o Google diz que tudo o que você precisa é amplo. O Google anuncia que, graças a uma nova lógica adicionada ao machine learning, a correspondência ampla está melhor do que nunca e que, quando combinada com o Lances inteligentes, você não precisará usar vários tipos de correspondência para a mesma palavra-chave.
Desde então: continuamos a ver um impulso para a correspondência ampla + Lances inteligentes.
Outubro de 2022: o Google lança a correspondência ampla no nível da campanha em versão beta limitada que, sem surpresa, continua pressionando por correspondência ampla + Lances inteligentes.
Na interface do Google Ads, o recurso é precedido por:
“As palavras-chave de correspondência ampla funcionam com o Lances inteligentes para ajudar você a alcançar suas metas de campanha. Os anúncios podem ser exibidos em pesquisas relacionadas à sua palavra-chave, que podem incluir pesquisas que não contêm os termos da palavra-chave.”
Em seguida, ele destaca três recursos:
- “Controle quem vê seus anúncios com controles precisos de marca
- Insights claros sobre quais palavras-chave estão funcionando para sua campanha
- Recursos que ajudam o Google Ads a melhorar automaticamente suas palavras-chave”
O que os anunciantes pensam sobre isso até agora
Em seu post no Linkedin, o especialista em anúncios do Google, Benjamin Wenner, escreve que esse pode ser o começo do fim dos tipos de correspondência de palavras-chave (observe que o Google não está matando os tipos de correspondência de palavras-chave – esse é apenas o ponto de vista dele).
“O que agora é uma versão beta que pode ser ativada e desativada, suspeito que em breve se tornará padrão antes que não haja opção de desativar e a campanha ampla seja totalmente implementada.”
Ele também menciona ver esse recurso como benéfico apenas para grandes contas:
“Embora eu veja sempre bons resultados amplos, especialmente com contas maiores, infelizmente o Broad nem sempre quer trabalhar, especialmente para anunciantes de pequeno e médio porte.
Muito depende do orçamento, da profundidade e largura do sortimento, mas também de dados suficientes.
Afinal, a versão beta oferece uma boa introdução à correspondência ampla. Continua empolgante como será o amplo roteiro no Google.”
Enquanto Benjamin permanece um pouco otimista, Alan Rooney não está tendo isso.
Em seu Tweet, ele escreve:
“A nova atualização beta limitada dos anúncios do Google – permitirá que os anunciantes configurem a segmentação ampla no nível da campanha, essencialmente eliminando a opção de vários tipos de correspondência de palavras-chave. Menos controle sobre a qualidade do tráfego = Coisa ruim para as empresas.”
O que isso significa para os tipos de correspondência de palavras-chave do Google Ads?
Não podemos realmente dizer o que isso significa a longo prazo, mas podemos dizer o que significa agora:
- Não é necessário: É apenas uma opção – como, se estiver disponível para você, você ainda poderá usar tipos de correspondência de palavras-chave. Além disso, está em versão beta limitada, portanto, disponível apenas para contas selecionadas no momento.
- Os tipos de correspondência de palavras-chave não vão desaparecer: A representante do Google Ads, Ginny Marvin, twittou:
Traduzindo: Os tipos de correspondência não estão desaparecendo. Esta é uma versão beta limitada para testar a simplificação do fluxo de trabalho e novos recursos vinculados ao tipo de correspondência para anunciantes interessados em usar a correspondência ampla para toda a campanha. Não temos mais nada para compartilhar no momento.
Ainda devemos ficar de olho na história: Apesar de todos os itens acima, não podemos ignorar o fato de que agora existe um recurso beta no Google Ads que permite desativar os tipos de correspondência de palavras-chave. E sabemos que o Google às vezes gosta de eliminar as coisas (como quando os anúncios de texto expandidos deixaram de ser o padrão e desapareceram). Portanto, fique de olho na história.
Conheça a GooWords!
Como vimos no texto acima, não há nenhuma ação a ser tomada agora. Mas, caso precise anunciar no Google Ads, nós podemos fazer para você!
Para trabalhar com a estratégia mais adequada no Google Ads, conte com a expertise da GooWords nesse segmento. Nós somos uma agência Google Ads e possuímos o selo Google Partner (selo de garantia e qualidade feito para agências parceiras do Google).
Prestamos uma completa assessoria de marketing digital aos clientes, além de contar com especialistas capacitados e com pleno conhecimento na ferramenta que, só uma agência Google Ads pode fornecer, preparados para planejar as melhores e mais eficientes campanhas de anúncios patrocinados! Clique aqui e entre em contato conosco!