O Coronavírus ou COVID-19 se tornou uma pandemia de escala global impactando a saúde das pessoas e, em conseqüência, a economia mundial.
Estamos em momentos que não são certos para muitas coisas e não possuímos todas as respostas, porém o que sabemos é que pequenas empresas foram impactadas diretamente em suas campanhas de publicidade online por conta da pandemia.
Mas, será que é possível estar em quarentena e ainda assim arrumar soluções para manter o seu negócio nesta época?
O que fazer?
Nós vimos que eventos globais afetam a performance das campanhas com freqüência e o Coronavírus não é uma excessão.
Os negócios estão mudando suas operações e grande parte das pessoas estão em casa trabalhando ou esperando o momento desta crise passar.
Como entendimento disto, profissionais liberais, autonômos e pequenos empresários estão procurando na internet soluções do que fazer neste momento de necessidade.
Para alguns anunciantes do Google Ads, esta época de quarentena realiza-se novas buscas que levam para novas audiências que os acabam levando para a página de destino destes anunciantes.
Isso pode gerar conversão, vendas, aquisição de novos clientes!
Porém, os casos que não estão sendo efetivos precisam adotar novas estratégias e entender a oportunidade deste momento.
Neste artigo, vamos analisar e entender o impacto do COVID-19 (Coronavírus) para os anunciantes do Google Ads.
Nós examinaremos diversas empresas que perceberam diversas mudanças em suas métricas no Google Ads nos últimos dias e semanas.
O Coronavírus afetou a vida rotineira e normal das pessoas, mas como o caso aqui no Brasil é recente e ainda não temos muitas métricas em como analisar, iremos pegar o exemplo dos EUA para tal.
Nos EUA, as pesquisas no Google nos últimos dias aumentaram e de forma constante, mas na última semana as pesquisas no Google tem sofrido uma pequena queda em alguns setores.
Para ser mais preciso, cerca de 7% abaixo da média.
Isto é comum – principalmente em épocas de férias, finais de semana e feriados – porém, isso não foi esperado para diversos anunciantes do Google Ads.
O que se torna incomum, é como estão as buscas atualmente já que mostram um aumento devido às pessoas estarem de dentro de casa.
Claro que vai variar de segmento para segmento e cada negócio vai possuir uma performance diferente na web, o que precisamos fazer neste momento de pandemia global é entender isso e conseguir uma solução.
7 segmentos de negócios que aumentaram sua performance durante a quarentena do COVID-19
Pensando nas hipóteses abordadas na introdução deste artigo, separamos 7 segmentos de negócios que tem aumentado sua procura e que são tendências nesta época de quarentena no Brasil.
- Organizações sem fins lucrativos e instituições de caridade
Em tempos de crise, nós da Goowords resolvemos olhar para o melhor das pessoas e isso tem se tornado real nas buscas do Google.
Com o Coronavírus por aí, as organizações sem fins lucrativos (ONGS) e instituições de caridade viram alguns dados legais em seus anúncios no Google Ads nos EUA e eles são:
– um aumento de 10% nas impressões dos anúncios;
– um aumento de 23% nas conversões dos anúncios;
– um aumento de 20% na taxa de conversões destes anúncios.
É verdade que o Google Ads dá suporte para ONGs e instituições de caridade para que anunciem de graça, mas o segredo para conseguir os resultados é quem está por trás da ferramenta.
Contrate um especialista no assunto. Se precisar, entre em contato com um especialista nosso clicando aqui.
- Saúde e produtos médicos
De forma nada surpreendente, muitos de nós passamos a fazer pesquisas para cuidados que devemos tomar nesta época de pandemia. Até para preservarmos a comunidade e o bem comum.
Isso faz com quem atue na área possa ver uma oportunidade para gerar seus lucros e aumentar seus resultados.
Vimos, como previsto, um aumento de buscas em relação à isto nas pesquisas feitas nos EUA e aqui no Brasil é uma tendência com toda certeza.
- Gestão de negócios
Este nicho em específico, por mais que pareça incerto, está possuindo grandes buscas no decorrer destes dias nos EUA.
Desde 23 de fevereiro, onde a pandemia havia começado nos EUA, a gestão de negócios tem apresentado um aumento nas buscas no Google em 23%.
Como as pessoas se preparam, no Brasil, para trabalhos remotos e home office, os materiais de escritório tem sido muito procurados pela web.
Para você ter ideia, isso teve um aumento de 90% nas buscas e 35% de aumento em cliques em anúncios. As conversões também foram altas e estão na média de 41%.
Materiais de embalagem e transporte tem aumentado muito nos EUA e as conversões em anúncios estão na média de 107% a 123%.
Com certeza, é um ótimo ramo para se pensar positivo nesta época de crise e adotar estratégias online. A tecnologia vai ajudar muito e o Google Ads também!
- Finanças
Como o mercado tem caído drasticamente, os cliques tem caído também e com a quarentena, as pessoas estão em casa procurando por uma boa experiência online.
Segmentos com cliques com valores altíssimos, como no ramo de desentupidora, tem caído muito nos EUA e provavelmente cairá no Brasil.
Este é o momento!
- Beleza e cuidados pessoais
As pessoas estão pesquisando produtos como sabonete e álcool em gel para as mãos e isto tem se tornado uma busca muito grande tanto nos EUA quanto no Brasil.
Haverá um aumento ainda maior conforme se prorrogar ainda mais esta pandemia em nosso país e estão usando a internet para isto, visto que as pessoas não podem sair de casa.
Este é o momento para quem atua neste nicho, porém o CPC (custo por clique) tem aumentado muito neste segmento.
Saiba que terá que investir um pouco mais para ter uma eficiência maior, mas terá um resultado melhor em contrapartida.
- Mídia sob demanda
Como estamos praticando atos sociais à distância, nós estamos consumindo mais entretenimento dentro de casa. Pensando nisso, algumas empresas tem se posicionado para um melhor conforto e bem-estar das pessoas.
Vimos o Netflix se posicionando com filmes compartilhados com amigos, vimos faculdades dando descontos em cursos EAD, vimos plataformas digitais estarem em peso para proporcionar um melhor entretenimento.
Enquanto a maioria dos anunciantes de entretenimento estão atendendo ao aumento da demanda e gerando algumas conversões extras, a mídia sob demanda disparou e dobrou suas conversões nas últimas semanas nos EUA.
Com certeza é um ótimo segmento para manter seus anúncios no Google Ads e pensar positivo pois agora é o momento de adquirir ROI (retorno sobre investimento).
- Saudações, presentes e flores
Distância da sociedade é sempre uma experiência solitária e é difícil manter nossas conexões, simplesmente, por conversas nas redes sociais.
Portanto, muitas pessoas estão tentando fazer uma certa diferença nos EUA segundo nossas observações.
Pequenos gestos podem significar ainda mais em toda a pandemia do Coronavírus e os anunciantes que são sábios o suficiente para anunciar no Google estão obtendo ótimos resultados.
Nas últimas três semanas, desde que o Coronavírus aumentou nos EUA, vimos um aumento significativo de conversão para cartões de presente. A média foi cerca de 15% a mais de conversão.
As pesquisas de cestas de presentes tiveram um aumento de 30% na taxa de conversão.
As pesquisas de arranjos de flores registraram um aumento significativo de 43% na taxa de conversão.
Muitos negócios estão em situação de pleno desespero, onde não possuímos um fator controlador para isto.
Uma das formas que devemos pensar é encontrar uma oportunidade na ameaça em que enfrentamos todos os dias.
Imagine que você possua uma casa de repouso para idosos. Sabemos pela notícia mundial que os idosos devem ficar afastados de pessoas comuns para não contrair o Coronavírus, pois estes correm um risco maior de uma fatalidade maior.
O que você, empresário desta casa de repouso, pode fazer?
Existem diversas estratégias que podemos fazer para alcançar uma publicidade online legal no Google Ads para isso.
Os anúncios neste caso deve ser de forma onde sua comunicação deve visar o cuidado que o idoso vai ter.
Se for postar nas redes sociais, tente postar uma comunicação onde o idoso não está em contato com ninguém e uma mensagem de efeito onde vai convencer o seu futuro cliente.
Não use o medo nestes casos, tente convencer que ele terá cuidados, estará mais previnido e assim por diante.
Este é o momento de aquisição de cliente para os empreendedores deste negócio.
Em outros casos, como escolas e faculdade, esse é o momento de mostrar que vocês oferecem ótimas plataformas para cursos online e disponibilizar para seus alunos, como dito anteriormente aqui neste artigo. É momento de mitigação, momento de aliviar a barra, momento de retenção.
Caso trabalhe com eventos, adie seu evento e não cobre multa. Continue com suas campanhas e projete-o em um futuro onde não exista mais o Coronavírus.
Neste tempo, as estratégias de marketing digital com o Google Ads serão muito efetivas. Tente não cobrar multas para cancelamento de contratos e mostre sua humanidade para seus clientes.
Este momento é de pensar positivo e encontrar uma solução para os negócios.
Se você possui um negócio de comida, invista no delivery. Tente oferecer boa experiência para os clientes.
Anuncie no Google Ads e deixe claro que a entrega é por sua conta neste momento de pandemia global.
Importante não deixar de anunciar no Google Ads neste momento
Como mostramos nos exemplos anteriores, algumas empresas possuem ótimas tendências no Brasil e outras tiveram uma pequena queda por depender muito do contato com as pessoas.
Porém, todo segmento é possível encontrar uma solução – juntamente – da tecnologia que temos em mãos neste momento.
Com o algoritmo através do aprendizado de máquina que o Google Ads proporciona, podemos manter nossa empresa na web neste momento de isolamento.
Parar com o investimento no Google Ads agora pode se tornar perigoso, pois todo o progresso que você adquiriu na sua conta com o passar do tempo acaba indo por água abaixo.
O aprendizado de máquina (Machine Learning) leva um período de 15 dias para aprender posicionar seus anúncios e atrair de forma concreta eles para o seu site através dos anúncios responsivos, automatizados e, além de tudo, entender à sua relevância.
Pausando os anúncios, por estar parado, você deixa de ser relevante e acaba levando o seu índice de qualidade para baixo. Isso faz com que seu anúncio deixe de ser bem posicionado entre os primeiros do seu segmento.
Reduza o orçamento se possível, mas não pare.
Caso queira saber mais sobre o Machine Learning clique aqui.
Caso queira entender mais sobre o Índice de qualidade do Google Ads, realizamos um conteúdo sobre e pode ser acessado clicando aqui.
Qualquer dúvida, entre em contato conosco, somos uma agência de marketing focada 100% em Google Ads. Possuímos profissionais com mais de 10 anos de experiência que entendem muito bem como funcionam o Google Ads e possuem autoridade no assunto. Eles podem te ajudar neste momento global muito difícil do COVID-19 ou Coronavírus.