Uma consultoria de Google Ads é uma das principais formas de utilização em publicidade na internet e isso acaba ajudando negócios a crescerem.
É através do Google Ads que muitos negócios ampliam sua presença digital. Porém, muitos não possuem do tempo para gerirem e estudarem sobre o Google Ads, portanto, é o momento que surgem agências Google Ads para darem suporte a essas pessoas.
Com especialistas em Google Ads, você pode ter o auxílio de execução de atividades extremamente complexas e altamente direcionadas, com o melhor custo possível e com uma alta conversão. Mas, para alcançar os resultados desejados para seus objetivos de negócio, é necessário ter conhecimento técnico avançado e estratégico.
É aqui que avaliamos a necessidade de uma consultoria em Google Ads, mas o que devemos entender para contratar uma agência Google Ads?
Uma coisa é certa: Com o auxílio de uma consultoria para publicidade no Google Ads, pequenos e médios negócios podem ampliar suas vendas, atingir suas metas, otimizar sua tomada de decisão e ter insights reveladores sobre suas etapas do funil de vendas.
Neste artigo vamos explicar como uma consultoria especializada em Google Ads pode auxiliar sua empresa a obter melhores resultados.
Ganhando economia de tempo
Economizar tempo é um fator importante para o seu negócio.
Criar uma campanha no Google Ads é complexo, demanda muito tempo, treinamento e estudo de mercado onde ocorrerão tentativas de acertos e erros até entender os mecanismos importantes de acordo com sua meta. Essas metas podem ser geração de tráfego, leads ou vendas.
Com o auxílio de um profissional dedicado de uma agência Google Ads para construir suas campanhas, é possível monitorá-las em tempo real e traçar rotas de correção.
O foco de uma consultoria especializada é criar campanhas que se concentrem em seus objetivos, com anúncios atraentes que te conectem ao seu público de forma consistente e alinhada com a estratégia certa para atingir sua meta de negócio.
Se você decidir enfrentar esse desafio sem ajuda, precisará passar algum tempo aprendendo e dominando a vasta dinâmica das ferramentas de pesquisa de palavras-chave, ajustes de lance, extensões, links, entre outros fatores.
Equipe certificada com alta qualificação
O Google está em constante mudança para trazer novos recursos ao Google Ads e os profissionais sempre devem estar atualizados e adaptados com as novidades.
Para tornar-se um especialista pelo Google Ads, são necessários cursos avançados e exames específicos do Google para certificação pela organização.
O selo de aprovação do Google é um fator que determina sua qualificação e capacitação como profissional para trazer resultados positivos na ferramenta do Google Ads.
Quando você contrata uma consultoria especializada, você tem a garantia de que as campanhas serão executadas por profissionais com a expertise para utilizar as melhores práticas que a ferramenta exige para um desempenho de alta performance.
Campanhas bem estruturadas e assertivas
As campanhas do Google Ads precisam chamar a atenção na web de quem procura seu produto ou serviço. Os títulos devem ser atraentes e originais. A escolha correta de palavras-chave faz seu anúncio conversar com o público-alvo que deseja alcançar.
Os especialistas utilizam métricas e outras ferramentas para verificar os resultados da pesquisa por palavras-chave.
Os dados fornecidos pelas métricas do Google Ads demandam acompanhamento e, caso seja necessário, atualização em tempo real para garantir que a estrutura da sua campanha esteja correta, como por exemplo a Parcela de Impressão.
Conhecer as estratégias de marketing digital e dominar as diferentes redes que o Google oferece ao mercado também é fundamental. Cada ferramenta tem sua adaptação de acordo com o objetivo de cada negócio.
Conhecendo e entendendo quais ferramentas devem ser usadas é uma etapa fundamental de conhecimento para lucrar com as campanhas de links patrocinados no Google Ads.
Mas antes de tudo isso, é importante pensar além do clique. O conteúdo da sua página precisa estar com a mesma comunicação dos anúncios criados. Aqui entra a questão do Índice de Qualidade do Google Ads e, caso não saiba o que é, pode ser conferido com mais detalhes clicando aqui.
Otimização de Campanhas no Google Ads
Campanhas no Google Ads possuem muitos atributos que, para iniciantes, podem parecer bem complicados. Empreendedores sem qualquer conhecimento prévio ou experiência com Google Ads precisam de suporte para evitar prejuízos financeiros.
Programando e configurando de forma errada pode te levar a resultados insatisfatórios de campanha ou, em um cenário hipotético, um aumento considerável nos gastos. Caso não tenha cuidado, poderá pagar caro por clique ou promover palavras-chave que têm muitos cliques.
Isso pode acabar gerando alguns problemas como excesso de cliques sem qualificação e contatos totalmente fora do público-alvo que seu negócio queira atingir. O intuito de contratar um especialista em Google Ads será de corrigir estes problemas para que haja cliques satisfatórios com geração de potenciais contatos.
Um especialista em Google Ads consegue analisar cada campanha em tempo real e pode fazer mudanças de acordo com as necessidades do mercado.
Além disso, este especialista usa um conjunto diferente de métricas para avaliar a eficácia da campanha.
Analisando isso, é possível chegar a três conclusões: Manter a campanha de anúncios, pois está satisfatória; pausar anúncios de baixo desempenho; fazer ajustes para que os anúncios reflitam o que os clientes estão procurando.
Caso seja um iniciante e ainda não tenha feito o uso e estudos das ferramentas do Google Ads, dificilmente conseguirá otimizar suas campanhas e atingir seus objetivos e metas que gostaria. Sua campanha não será eficiente e a perda de dinheiro é certa.
Já o especialista conseguirá promover e realizar todas as mudanças que sejam necessárias para garantir uma boa aplicação do investimento realizado. Ele consegue ter a visão através do seu conhecimento para otimizar e gerenciar os valores pagos por clique enquanto aumenta a qualificação dos usuários convertidos nos seus anúncios.
Criando seus planos de marketing digital
Com tantos dados fornecidos, uma empresa especializa em publicidade no Google pode ajudá-lo a definir uma direção clara para sua estratégia de marketing digital. Isso motiva as empresas contratantes do serviço de consultoria em Google Ads a criar planos de marketing digital assertivos, integrados com os objetivos de negócio da empresa e que sigam uma estratégia ampla.
A qualidade dos leads gerados por uma campanha de CPC bem-sucedida pode mudar o seu negócio. Contudo, apenas com um serviço de consultoria profissional, que irá conhecer as diretrizes de sua empresa, a campanha seguirá para o caminho certo.
Relatórios periódicos do Google Ads
Contratar uma boa consultoria em Google Ads também inclui em exigir o recebimento de relatórios periódicos que irá mensurar os resultados. Nós, da GooWords, enviamos os relatórios mensalmente para que nossos clientes consigam mensurar seus resultados mensais com base em seus investimentos.
Geralmente, esses relatórios são combinados entre o contratante e a contratada e o tempo de envio também, porém, é costumeiro enviarem no início do mês.
Nas consultorias é costumeiro ter uma periodicidade de encontros com apresentação dos números e análise de resultados de um gerente de contas do Google Ads ao contratante, porém, isso dependerá do tipo de campanha que colocou no ar com o Google Ads.
As reuniões podem ser mensais ou semanais, dependendo da situação. Alguns anúncios precisam ser ajustados de forma rápida. Todas as decisões são tomadas para potencializar resultados.
Com um especialista ao seu lado, será possível entender os números de forma concisa e relacionar os dados obtidos com os seus objetivos. É aqui que conseguimos vislumbrar o sucesso de uma campanha. Quando os objetivos estão bem definidos, reuniões costumam render muito mais.
Analisando as métricas do Google Ads
Nem todos conhecem o conceito de links patrocinados, tampouco como funciona o mecanismo do custo por lead ou clique de sua campanha no Google Ads.
É costumeiro um consultor mostrar as métricas com base nos resultados de sua campanha. Desta forma, é possível observar formas de reduzir ou aumentar esses custos e se estão trazendo o retorno esperado.
A ferramenta do Google Ads trabalha com dados reais e alguns dos principais acompanhamentos que especialistas em Google Ads costumam fazer são:
- Número de cliques direcionados a URL de destino da campanha;
- Número de leads enviados para o seu e-mail;
- Verificar se os contatos recebidos geraram vendas ou não;
- Retorno sobre o investimento.
Para buscar não apenas resultados de campanha, mas informações detalhadas do tráfego e como os contatos do Google Ads estão se comportando em algum endereço eletrônico, a conta do Google Ads pode ser veiculada ao Google Analytics.
Recomendações de uma consultoria em Google Ads
As recomendações de um consultor do Google Ads são muito importantes para determinar o valor do investimento e o retorno esperado. Antes de anunciar, planeje seu orçamento com atenção e considere bastante o seu objetivo.
Já definiu o seu objetivo no Google Ads? O valor investido conseguirá alcançar o que você procura? Mensurar objetivos com investimento de forma proporcional é o primeiro passo.
Os preços do Google Ads são alterados diariamente visto que ele trabalha com um leilão. Cada dia e horário, suas palavras-chave podem custar mais ou menos. Verifique sempre os valores com sua consultoria do Google Ads para que não haja dinheiro perdido.
O Google tem uma estrutura de custos diferente do habitual. A coisa mais importante que os iniciantes precisam saber é o custo por clique (CPC). O custo por clique (CPC) deixa que você defina os custos de publicidade com base no número de cliques em seu anúncio.
Você pode descobrir quanto você pode pagar por clique pesquisando na ferramenta de palavras-chave do Google Ads. Caso queira saber mais sobre o Planejador de Palavras-chave, clique aqui que fizemos um conteúdo sobre.
Exemplos de campanhas do Google Ads
Vou utilizar a GooWords para fins didáticos.
Nossa consultoria de Google Ads oferece para sua empresa, produto e/ou serviço à criação de campanhas. Não apenas em quantidade, mas em qualidade.
Existem diferentes formas de anunciar dentro de um mesmo tema. As atividades podem abranger vários locais, como Rede de Pesquisa, de Display, Shopping e Remarketing. Isso vai depender do plano contratado conosco e do objetivo que seu negócio pretende atuar.
Você pode ter como objetivo da campanha algumas das seguintes formas:
- Clique na sua landing page para ganhar cupom de desconto;
- Clique para ligações telefônicas onde você fará atendimento;
- Fazer uma reserva online;
- Gerar chamadas no WhatsApp;
- Gerar recebimento de contatos no e-mail através de preenchimento de formulário;
- Comprar um produto específico/exclusivo de sua empresa.
A aquisição de clientes potenciais qualificados para o seu negócio garante que você encontre as pessoas certas, que irão se identificar com a sua marca por meio de uma comunicação de alta qualidade.
O que não pode faltar na sua consultoria de Google Ads?
Não esqueça sempre de avaliar os serviços do prestador antes de assinar um contrato para este modelo de consultoria. Considere seu tempo de experiência na ferramenta do Google Ads.
O mercado de marketing digital sempre está se atualizando, portanto, os consultores devem sempre acompanhar as necessidades e novidades do mercado.
Além disso, um atendimento ao cliente excelente é primordial em uma consultoria de Google Ads.
Veja se a empresa que você está contratando possui flexibilidade nas propostas para redirecionar as campanhas sem cobrar valores abusivos de ajustes, disponibilidade para conversar e se possui brilho no olho para fazer o seu negócio crescer como se fosse o negócio dele.
Conclusão
Uma consultoria de Google Ads tem como foco obter bom retorno de seu investimento. Sua empresa deve se concentrar na melhoria de processos, no desenvolvimento de novos produtos e serviços e no atendimento de novos clientes. Uma parceria com consultores em Google Ads requer trabalho em conjunto. Um trabalho que chamamos de “trabalho a quatro mãos”.
Visto que você entendeu os motivos para contratar um especialista para te fornecer uma consultoria em Google Ads, será mais fácil entender seu investimento e como seu negócio poderá alavancar.
Precisa de ajuda em suas campanhas de Google Ads? A GooWords pode ajudar você e possui as melhores soluções para isso.
Somos uma agência Google Ads que possui o selo Google Partner e profissionais com mais de 10 anos de experiência no mercado e poderemos te ajudar da melhor maneira possível com a nossa expertise. Você poderá falar com um de nossos consultores clicando aqui.