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Como configurar o Google Merchant Center?

Com o Google Merchant Center, é possível criar uma lista para vender seus produtos através do Google Shopping.

Seu anúncio aparecerá com imagens e valores para os clientes, o que acrescenta muito o percentual da sua venda sobre determinado produto.

É uma boa maneira de criar resultados online usando anúncios do Google Ads, caso você possua e-commerce.

Mas como, realmente, podemos utilizar o Google Merchant Center?

O Google Merchant Center possui diversas vantagens, porém, é necessário entender como o seu cliente se comporta durante uma compra online para gerar, de forma assertiva, um ótimo anúncio no Google Shopping.

Você pode fazer isso se colocando no lugar dele e entendendo como ele se comporta diante de coisas que você gostaria de ver nos anúncios.

 

O que é um feed?

Um feed principal é a fonte de dados usada pelo Merchant Center para exibir seus produtos no Google.

Para colocar seu produto no Google Merchant, é necessário fazer upload dos seus produtos.

Porém, antes de tudo isso ocorrer, temos de criar um feed para enviar os dados deles. Essa etapa é necessária para todos os feeds novos.

Depois que um feed é criado, não é necessário criar um novo. Você pode atualizar sempre este que já foi feito.

Existem, atualmente, dois tipos de feeds no Google Merchant Center que são o feed principal e o feed complementar. Cada um deles possuem funções diferentes.

No primeiro caso, o feed principal, é ele que é necessário criar para enviar os dados dos seus produtos para que possam ser criados seus anúncios no Google Ads.

 

Criando um feed

Para criar um feed principal, ele pede as seguintes informações: País de venda, idioma, nome do feed principal (aqui é para você inserir um nome descritivo para conseguir identificar o feed principal), método de entrada (como você vai enviar seu feed: se é por planilha, o Google procura pra você, upload de arquivo SFTP, FTP, Google Cloud, manualmente ou rastreamento de sites que está ligado diretamente ao Google poder rastrear os dados do seu produto), nome do arquivo.

Para começar, clique em “Feeds” na seção “Produtos” do Merchant Center.

Clique no botão de adição na seção de feed principal para criar um novo feed principal.

Os chamados feeds complementares, como o próprio nome diz, fornecem dados adicionais ou complementares opcionais aos dados no feed principal. Eles são usados para atualizar os dados existentes dos produtos.

Esses dados adicionais podem aumentar os seus resultados pois é possível, através dele, aprimorar ou melhorar os dados do produto, melhorando assim, o desempenho dos seus anúncios.

Para usar um feed complementar, vincule-o ao feed principal por meio do atributo id [código]. Os feeds complementares atualizam seus dados do produto somente quando contêm códigos que já existem no feed principal.

O feed complementar pede as seguintes informações antes de ser criado: Nome do feed complementar (para ajudar você a identificar seu feed complementar), método de entrada (maneira que vão ser enviados os dados igual ao caso do feed principal), nome do arquivo, vinculação ao feed principal, programação de busca.

Abaixo mostramos um pouco do que é pedido para a criação do feed complementar:

Para fazer upload ou buscar manualmente um feed, clique no ícone de três pontos na guia “Processando” do seu feed e selecione sua preferência de upload no menu suspenso.

Assim que seu feed complementar for criado e vinculado ao feed principal, o Google Merchant criará uma regra automaticamente. Ela pode ser encontrada na seção “Regras de Feed” do Merchant Center.

A regra irá vincular os dados do produto nos dois feeds com base no valor do id [código] fornecido e vai te ajudar associando os dados do atributo do feed complementar.

Para criar um feed complementar, vá para a seção “Feeds”, na página “Produtos” do Merchant Center.

Na parte superior da tabela de feeds complementares, clique em “Adicionar um feed complementar” para criar um novo feed complementar.

Para mais detalhes aprofundados, clique aqui e entenda de uma forma mais extensa de como funcionam os feeds do Google Merchant Center.

Quaisquer dúvidas, entre em contato conosco. Somos uma agência de marketing digital focada, completamente, em Google Ads e possuímos profissionais com mais de 10 anos de experiência no mercado que vão ajudar você a alavancar o seu negócio.

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