Devido às mudanças de comportamento das pessoas, o uso de aplicativos aumentou por conta da maior utilização de smartphones e da internet móvel.
Isso explica o fenômeno de muitas pessoas que preferem comprar através de aplicativos.
Os aplicativos facilitaram a vida das pessoas. Quem não gosta de pedir aquela comida no iFood, comprar algum livro pela Amazon ou até mesmo pedir um carro pelo Uber?
Isso tudo foram empresas que souberam aproveitar o seu momento de ascensão dos aplicativos em um mundo onde as pessoas estão mais conectadas com a internet.
As informações hoje se movem na hora. O jornal da televisão deixou de ser atualizado por conseguirmos olhar as notícias através do smartphone. Chegamos na era da informação.
Portanto, saber de tudo isso, me ajuda a tomar uma decisão muito importante para que eu possa fazer meu aplicativo ser conhecido pelo meu público-alvo e a melhor ferramenta para isso, hoje, é o Google Ads.
Após essa breve explicação, vamos ao que interessa de fato. O que é necessário para anunciarmos um aplicativo no Google Ads?
Por que anunciar no Google Ads?
No caso de aplicativos, o Google Ads costuma ter resultados bem mais rápidos se aplicada a estratégia de forma correta.
Essa deve ser a premissa do seu pensamento do porquê anunciar em publicidade online.
A publicidade online hoje te fornece maior versatilidade e visibilidade na internet e faz com que seja possível alcançar ótimos resultados.
O objetivo de toda publicidade é alcançar pessoas, seja online ou de forma mais tradicional. O Google Ads não trabalha diferente.
A publicidade online em aplicativos agiliza esse processo facilitando a promoção dos seus aplicativos nos maiores Serviços do Google, incluindo: Pesquisa, Google Play, YouTube, Rede de Display e Discover.
Como funcionam as campanhas para aplicativos?
De forma diferente da maioria das campanhas do Google Ads, não é possível criar anúncios em campanhas individuais para apps.
Em vez disso, o Google utiliza os materiais e ideias de anúncio incluindo os recursos da página “Detalhes do app” para criar diversos anúncios em vários formatos e redes.
Para começar, envie alguns textos, um lance inicial e o orçamento, além de informar os idiomas e locais dos seus anúncios.
O Google recomenda, também, que esteja disponível pelo menos uma imagem em modo paisagem, um vídeo em modo retrato, um vídeo em modo paisagem e, quando relevante, recursos HTML5.
O sistema do Google testará combinações diferentes de recursos e exibirão com mais frequência os anúncios que apresentarem o melhor desempenho, sem precisar de intervenção.
Através do Machine Learning, o Google consegue identificar e proporcionar para você o melhor valor para cada download realizado através da segmentação e os lances.
É possível otimizar a segmentação da sua campanha com base nas suas conversões, onde poderá ser encontrado usuários de aplicativos bem valiosos.
Sem contar que tudo isso é gerado pelo próprio sistema do Google.
Para criar seus anúncios, o Google Ads pode combinar os recursos de texto, imagem, vídeo ou HTML5 que foram enviados ou os detalhes do respectivo aplicativo na app store.
O Google alterna os anúncios e ajusta os lances automaticamente para gerar o maior número de downloads que atendem ao seu objetivo, seja instalações, conversões de aplicativos ou retorno do investimento em publicidade desejado (tROAS).
Se um texto for melhor do que o outro, automaticamente, através do Machine Learning, o sistema do Google aprende que deve mostrar aquela linha de texto mais importante para sua campanha de apps e mostrar este texto com mais frequência.
Onde podem ser exibidos?
A partir do momento que eu escolho anunciar meu aplicativo no Google Ads, estou qualificado para usar todos os serviços e parceiros do Google para exibir meu anúncio.
Isso inclui a Pesquisa, Google Play, YouTube, Rede de Display, AdMob, Discover, nossos parceiros de pesquisa e diversos outros editores que hospedam anúncios de aplicativo.
Vamos especificar aqui alguns locais que você pode exibir seu anúncio:
- Rede de Pesquisa do Google
O Google consegue associar os termos de pesquisas diretamente com o anúncio de acordo com a categoria correspondente ou aplicativo.
O Google Ads consegue gerar as palavras-chave de forma automatizada e vincular diretamente com o Google Play e conseguem, assim, direcionar as pessoas ao seu aplicativo.
- Google Play
O Google pode mostrar o anúncio do seu aplicativo de acordo com o termo de pesquisa procurado ou semelhante.
Além de que pode aparecer na seção de aplicativos relacionados ao Google Play: “Você também pode gostar de” e “Relacionados a este app”
Também pode aparecer nos resultados de pesquisa e na página inicial da Google Play: “Sugestões para você”.
- Youtube
O Google exibe seus anúncios onde há uma probabilidade maior de receber cliques e seus aplicativos onde há maior probabilidade de fazerem download.
O anúncios são exibidos em conteúdos considerados relevantes pelo Youtube.
- Rede de Display
Forma de anunciar seu aplicativo através dos parceiros do Google como sites de notícias, blogs, entre outros em toda a internet. Ao todo são mais de 1 milhão de parceiros que o Google possui.
Além de que seus anúncios podem ser exibidos em outros aplicativos e no Gmail.
- Google Discover
Seus anúncios agora podem ser exibidos no Google Discover. Isso significa que você poderá veicular anúncios com grande apelo visual para os usuários, de acordo com os interesses deles.
Atualmente só está disponível em inglês e em smartphones Android.
Como criar uma campanha
Para que os usuários possam criar campanhas do Google Ads, o proprietário da conta precisa criar a primeira campanha ou vinculá-la a uma conta existente do Google Ads. Depois, outros usuários com permissão para “Criar campanhas do Google Ads” poderão criar as campanhas seguintes.
Observação: para vincular uma conta do Google Ads existente à sua conta de desenvolvedor do Google Play, selecione Configurações > Contas vinculadas.
Para criar uma campanha:
Faça login no Play Console.
Selecione um app.
No menu à esquerda, clique em Aquisição de usuários > Campanhas do Google Ads > Nova campanha.
Se você não tiver uma conta do Google Ads, selecione Criar uma nova conta.
Você será direcionado ao Google Ads. Para concluir a criação da sua campanha, siga as instruções na tela.
Quaisquer dúvidas, entre em contato conosco. Somos uma agência de marketing digital focada, completamente, em Google Ads. Possuímos especialistas com mais de 10 anos de experiência no mercado e que podem ajudar a alavancar o seu negócio.
Respostas de 2
Muito útil o tutorial! Fiquei aprender a fazer anúncios no Google Ads de forma muito clara e simples.
Excelente artigo! As dicas sobre segmentação de público e otimização de anúncios foram muito úteis. Estou ansioso para aplicar essas estratégias no meu aplicativo. Obrigado por compartilhar!