A classificação de anúncio determina em que posição seu anúncio será exibido além de determinar se será exibido ou não.
Normalmente, as classificações dos anúncios são calculadas com base em algumas variáveis que costumamos sempre bater na mesma tecla em nossos conteúdos e entre elas inclusa o índice de qualidade.
Mas como posso entender de forma assertiva como funciona a classificação de anúncios de fato?
Confira o nosso conteúdo até o final para que suas dúvidas sejam sanadas.
O que é a classificação de anúncios do Google Ads?
A classificação de anúncio vai determinar se seu anúncio vai ser exibido ou não. Se for exibido, ele vai classificar uma posição para tal.
Essas classificações, como dito no início, são calculadas com base em algumas variáveis.
Quais são essas variáveis determinantes para a classificação do meu anúncio?
São elas: o valor do lance, a qualidade deste anúncio no momento do leilão e isso inclui a taxa de cliques (CTR) esperada, a relevância e a experiência da página de destino.
Costuma-se contar também a classificação mínima, a concorrência no leilão, o contexto da pesquisa (aqui acrescenta-se localização, dispositivo, horário e termos usados, outros anúncios, além de resultados exibidos na página e outros sinais e atributos do usuário).
O impacto esperado das extensões de anúncio e de outros formatos de anúncio costumam colaborar com uma melhor classificação de seus anúncios.
Para alcançar o impacto esperado das extensões e formatos de anúncio, o Google considera como relevante nos resultados de pesquisa a taxa de cliques (CTR) e o destaque das extensões ou dos formatos das páginas exibidos na Rede Google.
Isso inclui o chamado índice de qualidade, fator importantíssimo para que mesmo que os lances do seu concorrente sejam maiores que os seus, você pode acabar conseguindo um posicionamento melhor com valores menores até mesmo para palavras-chave relevantes.
A classificação do anúncio é sempre recalculada para saber como ele está qualificado para sua exibição. Sempre ocorre um leilão onde a posição do anúncio vai variar de acordo com a concorrência, o contexto da pesquisa e a qualidade do seu anúncio naquele determinado momento.
Fatores determinantes para a classificação de anúncios
Como citamos mais acima, as variáveis da classificação de anúncios são de extrema importância e, devido à isso, iremos explicar cada um de seus modelos para que fique clara a compreensão.
De modo geral, a classificação do anúncio é calculada com base em seis fatores:
- Seu lance
Ao definir lance, você informa ao Google Ads o valor máximo que aceita pagar por um clique no anúncio. Normalmente, costuma-se pagar menos do que o valor máximo do lance.
Além disso, é possível alterar o valor do lance a qualquer momento.
- Qualidade dos anúncios e da página de destino
O Google Ads também vai analisar a relevância e a utilidade do anúncio do site vinculado a ele para a pessoa que irá visualizá-lo.
O Google costuma avaliar a qualidade do anúncio de acordo com o índice de qualidade que pode ser conferido, monitorado e aprimorado na sua conta do Google Ads.
- Classificação mínima do anúncio
O Google vai definir os valores mínimos que o anúncio precisará atingir para garantir uma publicidade de alta qualidade.
- Concorrência do Leilão
Aqui funciona da seguinte maneira: se dois anúncios estão concorrendo pela mesma posição mas possuem classificações similares, ambos terão a mesma oportunidade de ganhar essa posição.
O que vai determinar é a diferença que a classificação do anúncio vai tomando com o tempo, no contexto imposto e o anúncio com maior classificação ganhará a posição.
Mas é capaz de pagar um custo por clique (CPC) maior pela mesma razão.
- Contexto de Pesquisa
O contexto é um dos fatores mais importantes no leilão de anúncios. Ao classificar, o Google leva em consideração diversos fatores. Entre eles estão: os termos de pesquisa inseridos, o local geográfico no momento da pesquisa, o tipo de dispositivo usado (dispositivo móvel ou desktop), em que horário a pesquisa foi feita, a natureza dos termos da pesquisa, outros anúncios e resultados de pesquisa exibidos na página e outros sinais e atributos do usuário.
- Estimativa do impacto das extensões e de outros formatos de anúncio
Ao criar um anúncio, você tem a opção de adicionar outras informações a ele, como um número de telefone ou mais links para páginas específicas do seu site. São as chamadas extensões de anúncio.
O Google Ads faz uma estimativa de como as extensões e outros formatos usados afetam o desempenho do anúncio.
Como consigo saber como meu anúncio está classificado?
Hoje, devido a métrica de posição média (pos. méd.) ter sido removida em setembro de 2019, existem outros recursos em como você conseguirá analisar a média de classificação em que seu anúncio estará inserido.
Essas métricas podem ser encontradas na própria ferramenta do Google Ads e chama-se métricas na parte superior e na primeira posição.
As métricas na parte superior e na primeira posição são um conjunto de métricas de destaque. Elas te dão uma ideia de onde seus anúncios aparecem na página.
Caso queira saber com mais detalhes, confira o artigo que o Google criou sobre o tema clicando aqui.
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