Os termos de pesquisa no Google Ads são um dos passos para o sucesso de qualquer campanha de Google Ads.
Como somos uma agência Google Ads, nós resolvemos criar um conteúdo onde explicaremos a importância deste tipo de atividade.
É uma atividade periódica de revisar o Relatório de Termos de Pesquisa para adicionar novas palavras-chave e para negativar termos indesejados. Portanto, requer disciplina e atenção.
Encontrar novas palavras-chave e negativar termos de pesquisa são hábitos básicos para que sua campanha Google Ads sempre esteja em melhoria.
Neste conteúdo vamos mostrar como fazer e cabe a você decidir se deve colocar em sua rotina.
Entendendo o Relatório de Termos de Pesquisa do Google Ads
O Relatório de Termos de Pesquisa é uma tela no Google Ads que mostra todos os termos que foram efetivamente digitados pelos usuários que fizeram uma busca, viram seus anúncios e clicaram neles. Além disso, este relatório mostra qual o termo e a palavra-chave que foi associada.
Basicamente, é o relatório que mostra o termo exato que a pessoa escreveu no buscador do Google e que fez com que um dos seus anúncios fosse exibido.
Este relatório é como uma ferramenta analítica que nos fornece dados estatísticos para entender como o público está se comportando e como seus anúncios estão aparecendo de acordo com os termos associados. É aqui que identificamos se as pessoas estão realmente buscando pelo segmento do seu negócio.
Muitos que utilizam o Google Ads para anunciar seus serviços sequer têm conhecimento do Relatório de Termos de Pesquisa.
Como acessar o Relatório de Termos de Pesquisa no Google Ads
É possível acessar o Relatório de Termos de Pesquisa muito facilmente, porém, os níveis de detalhamento você pode encontrar no nível de conta, campanha, grupo de anúncios ou palavra-chave.
A escolha do nível de detalhamento será de acordo com suas prioridades e necessidades para entender onde deve haver análise e melhorias.
Relatório de Termos de Pesquisa no nível conta
Nesta opção serão mostrados os termos pesquisados que foram associados em todas as palavras-chave da sua conta Google Ads. Irá abranger todas as campanhas e todos os grupos de anúncios dentro da conta.
É facilmente acessado a partir da tela inicial da sua conta Google Ads, que geralmente é o “Dashboard” ou “Visão Geral”. Após isso, vá em “Palavras-chave” no menu da esquerda como mostramos na imagem a seguir:
Depois, quando os itens dentro do menu “Palavra-chave” se expandirem, vá em “Termos de Pesquisa” como mostra a imagem abaixo:
Relatório de Termos de Pesquisa no nível de campanha
Nesta opção serão mostrados os termos pesquisados que foram associados a todas as palavras-chave da campanha em que você estiver.
Para acessar, é só entrar na campanha desejada e depois clicar em “Palavras-chave” (1) no menu da esquerda. Quando os itens dentro de “Palavras-chave” se expandirem é só escolher “Termos de Pesquisa” (2) no menu da esquerda.
Relatório de Termos de Pesquisa no nível de grupo de anúncios
Nesta opção serão mostrados os termos pesquisados que foram associados a todas as palavras-chave que estão dentro de um ou mais grupo de anúncios da campanha selecionada.
Para acessar, entre em uma campanha. Em seguida, entre no grupo de anúncios que você deseja e depois clique em “Palavras-chave” no menu da esquerda (1). Quando os itens se expandirem, escolha “Termos de Pesquisa” (2).
Relatório de Termos de Pesquisa no nível de palavra-chave
Neste nível é possível verificar os termos pesquisados que foram associados somente à palavra-chave que você tiver selecionado.
Para acessar, você pode estar no nível conta, dentro de qualquer campanha ou dentro de qualquer grupo de anúncios. Basta clicar em “Palavras-chave” no menu da esquerda (1). Após isso, selecione a palavra-chave (somente uma) que desejar (2). Veja que aparecerá uma barra azul no alto com o texto “Você selecionou 1” e com mias opções. Agora, basta clicar em “Termos de pesquisa” no menu lateral da esquerda ou na barra azul do topo (3).
Você será levado ao relatório de Termos de Pesquisa somente da palavra-chave que selecionou anteriormente.
É importante reparar e analisar que os termos de pesquisa que aparecem aqui são somente aqueles que foram associados à palavra-chave selecionada. São termos que foram efetivamente digitados pelos usuários em suas pesquisas e que o Google interpretou como sendo sinônimos, iguais ou próximos à palavra-chave que foi selecionada para análise do relatório.
Considerações finais
Se você leu o conteúdo até aqui, deve ter percebido a importância dos Termos de Pesquisa e como revisar periodicamente se são termos válidos ou inválidos. Caso sejam inválidos, é possível negativar estes termos indesejados. É necessário cuidado ao negativar termos de pesquisa.
Caso queira saber o que são as palavras-chave negativas, clique aqui.
E, além disso, é necessário deixar uma observação de que é possível fazer o download do Relatório dos Termos de Pesquisa para que você possa trabalhar offline.
A única desvantagem é que não é possível adicionar estes termos para a negativação de palavras-chave ou palavras-chave segmentadas como fazemos enquanto olhamos o relatório no painel do Google Ads.
Caso não saiba como trabalhar com os termos de pesquisa do Google Ads, saiba que temos uma equipe especialista em Google Ads que pode fazer isso para você. Nosso trabalho inclui uma assessoria completa de Google Ads para que você receba os clientes da forma mais qualificada possível.
Portanto, entre em contato com um de nossos especialistas clicando aqui.
Somos uma agência Google Ads que conta com profissionais há mais de 10 anos de experiência no mercado e estamos aqui para ajudar você a alavancar o seu negócio.