Muitas pessoas falam do tal do Google Analytics, que devemos olhar para ele, para as métricas dele.
Mas vem uma pergunta: Se eu já anuncio no Google Ads, se eu já olho para as métricas que ele me fornece, por que e quando eu deveria olhar para as métricas do Google Analytics?
Se essa é sua pergunta, então confira esse conteúdo até o final. Separamos para você 3 motivos para utilizar o Google Analytics, juntamente, do Google Ads.
Motivo 1
Quando criamos uma campanha, queremos que ela converta, não é verdade? Mas, às vezes, os dias vão passando e vemos que nossa campanha não gera conversão.
Então, como profissional de marketing, a primeira coisa que devemos fazer é nos questionar.
Será que a campanha foi criada corretamente? Será que foram definidas as melhores palavras-chave? Será que eu entendi, de fato, o meu cliente? Será que eu entendi a melhor forma de me comunicar com ele? Será que eu não fiz tudo errado?
Muitas vezes, respondendo estas perguntas, nós chegamos à conclusão de que não estamos errados.
E é aí que devemos analisar, mais profundamente, o que podemos fazer para melhorar nossa campanha como conhecer melhor o meu usuário, o meu público-alvo, o fluxo que possui o meu site e minha campanha, etc.
O mais importante é analisar as métricas que eu não consigo entender no Google Ads.
Por exemplo, podemos encontrar no Google Analytics se o comportamento do meu público-alvo está de acordo com o que eu estou fazendo.
Meu site pode não estar legal, a estrutura de navegação não ser tão clara para o meu usuário gerando uma maior taxa de rejeição e assim sucessivamente.
O fato é, quando eu vou para o Google Analytics, eu consigo complementar as informações que no Google Ads eu não possuo.
Este é o primeiro motivo para utilizarmos o Google Analytics em conjunto do Google Ads.
Motivo 2
O segundo motivo seria analisar as fontes de tráfego onde você não conseguiria analisar que estão melhores do que sua campanha no Google Ads.
Muitas empresas, hoje, possuem diversas fontes de tráfego e não somente os anúncios no Google Ads como, por exemplo, o Facebook, Instagram, Linkedin, E-mail marketing, e muito mais.
Vamos supor que você está anunciando no Facebook e ele não está dando resultados.
Com o Google Analytics pode-se avaliar os eventuais desperdícios em outras mídias e alocar essa verba para ser melhor aproveitada no Google Ads.
Você pode analisar e ver os pontos de melhoria que podem ser feitos, através do Analytics, e incluir na sua campanha.
Motivo 3
O terceiro motivo engloba o fato do Analytics conseguir mensurar todos os dados de comportamentos do usuário.
O Google Analytics fala muito mais a língua do Google Ads do que o das ferramentas de tráfego citados no tópico anterior.
Através dele, conseguimos analisar o público-alvo, o mercado, o público deste mercado e uma infinidade de informações onde eu posso retirar dados de comportamento de redes sociais e integrar na minha campanha do Ads.
Fazendo com que meus anúncios patrocinados e meu SEM sejam muito mais efetivos.
Conclusão
Neste conteúdo, citamos alguns fundamentos e bases que são necessários entender antes de mexer na ferramenta em si, fazendo com que entendamos as importâncias de cada ferramenta e como transformar elas em uma vantagem ao seu favor.
Pensando e utilizando as duas ferramentas em conjunto – sabendo para que cada uma delas servem – podemos criar diversas estratégias e o que citamos aqui são só alguns exemplos para que usar as duas ferramentas em conjunto.
Claro que existem uma infinidade de situações nas quais podemos nos adaptar e, para isso, é importante que possamos olhar as métricas de forma completa e tornando-nos assim um profissional de ponta.
Quaisquer dúvidas, entre em contato conosco, somos uma agência de marketing digital focada 100% em Google Ads e possuímos profissionais com mais de 10 anos na área e que dão conta no recado.