Nesta época de pandemia, sabemos o quão difícil é para realizar nossas estratégias, planejamentos e metas por termos um futuro tão incerto.
Portanto, o Google tem ajudado com algumas informações e é possível encontrar algumas oportunidades de acordo com essas variações do comportamento das pessoas.
Hoje, por exemplo, temos uma grande movimentação das pessoas na web e isso pode tornar uma grande oportunidade para as empresas se destacarem nessa fatia de mercado criando sua presença na web.
O Google Ads fornece uma ajuda muito grande para isso, visto que é a ferramenta com maior qualidade para gerar resultados da internet.
Então, já que não é possível outra forma de trabalhar, pense que é bem importante você manter sua presença visível ao usuário da internet. Pois é este que vai adquirir seus produtos ou serviços.
Mas como saber as variações do seu nicho de mercado?
Confira o conteúdo até o final!
1ª dica: Saiba que é importante manter sua presença online
Como dito de forma breve no início deste conteúdo, nós abordamos que é importante manter sua presença online.
Sempre foi importante manter sua presença na web, porém neste momento de pandemia não há nenhuma excessão para este caso.
Agora que todos estão confinados e todo o nosso comércio está fechado, a melhor forma de atingir estas pessoas é dentro de suas casas.
E qual a melhor forma de fazer isso se não pela internet?
O Google ainda segue líder na plataforma de buscas e as pessoas continuam fazendo suas pesquisas, só que agora de forma contundente e a todo momento.
O Google Ads, por exemplo, garante de forma eficaz seus resultados na internet nestas horas e pode garantir a você a importância da sua presença na web.
A grande oportunidade para você atingir seus resultados é agora!
Pense que você tem uma loja física de roupas, mas neste momento de pandemia você foi obrigado a fechar o seu comércio. Como você vai gerar receita sem a ajuda da internet?
Caso você não possua um e-commerce, esse é o momento e o Google Ads vai ajudar você a alavancar seu site através do Google Shopping, na rede de pesquisa e no remarketing.
Você não vai deixar de vender mesmo nestas horas de quarentena!
A presença na web se tornou a solução para pequenos, médios e grandes empreendedores.
2ª dica: Explore as tendências no Brasil
Explorar as tendências sempre foi um insight muito poderoso no meio dos estudos de mercado, portanto, nesta época de pandemia se tornou mais importante ainda ficarmos atentos quanto a estudar as tendências de mercado.
Por exemplo, em março, as buscas por “como fazer álcool em gel” no Google teve um crescimento de quase 5.000% no mundo todo.
Ocorreu também pesquisas como “delivery de mercado perto de mim”, termo com um crescimento de 200% nas buscas globais.
No Brasil, o usuário está muito preocupado e seu comportamento é afetado desta forma desde que o Ministério da Saúde tem detectado e anunciado o primeiro caso de coronavírus no Brasil.
Veja no exemplo abaixo:
Neste ambiente tão dinâmico que é o Brasil, é necessário entender como o usuário está se comportando, pois, sempre surgem novas necessidades neste meio tempo.
Para acompanhar esse movimento, contamos com a ajuda do Google Trends, uma ferramenta gratuita que oferece acesso às buscas mais atuais no Google, no YouTube, em Shopping e nas Imagens.
Criamos um conteúdo sobre o Google Trends e sua utilização junto do Google Ads. Para acessar, pode clicar aqui.
Caso queira acessar a ferramenta do Google Trends, clique aqui.
Ao inserir no campo de busca uma palavra-chave ou termo, é possível entender e ver o que as pessoas estão procurando no mundo em tempo real.
Para ajudar você neste momento, o Google News Lab está reunindo as principais tendências relacionados à pandemia.
E você também tem a opção de mergulhar mais fundo na realidade local de 24 mercados ao redor do globo.
Para acessar o Google News Lab clique aqui.
Com estas duas ferramentas que o Google disponibiliza e entendendo o comportamento do consumidor que está tão dinâmico nesta época de pandemia, que conforme as necessidades forem aparecendo, é necessário que você como empresa esteja lá para atingir este usuário.
Por isso insistimos tanto no fato de que é necessário possuir sua presença online ou presença na web.
O Google disponibiliza duas ferramentas para entender o comportamento do consumidor nesta época, as maiores tendências de mercado e o Google Ads para posicionar sua empresa no fronte máximo do mercado na web.
Aproveite!
3ª dica: Tome a ação
Chega de teoria que é hora da ação!
É necessário ver a importância de todos os tópicos anteriores em relação a presença na web para que você entenda o quão importante isto é para você que é micro, médio e grande empreendedor.
Tomar a ação neste momento é crucial para que você não perca receita e que possa atingir suas metas mesmo assim.
Pense que é possível atingir seus objetivos neste momento e que nada está perdido, mas você precisa tomar uma ação e o Google Ads pode ser sua salvação nesta hora.
Caso você não saiba como agir, separamos 9 dicas extras em como você pode utilizar o Google Trends com base no artigo do Think with Google:
- Use filtros: Agora você pode explorar tendências tanto no Google quanto na busca por Imagem, Notícias, Shopping e YouTube.
- Compare as palavras-chave e os termos da sua busca em resultados de diferentes línguas, localidades e períodos de tempo.
- Refine resultados do Trends por categoria: Palavras costumam ter múltiplos sentidos, por isso garanta que o termo que procura encontrará a melhor versão de resultados nos Trends. Por exemplo: se você busca por “máscara”, é possível adicionar uma categoria para indicar que se trata de um equipamento de saúde — ou mesmo de uma máscara como produto de beleza.
- Encontre buscas relacionadas: Ao fazer uma busca por um termo, você também pode explorar os principais resultados, pesquisas crescentes e outras buscas relacionadas ao seu termo.
- Exportar, incorporar e citar dados do Trends: Depois de encontrar o que está procurando, é possível compartilhar facilmente seus insights.
- Aproveite dicas para fazer buscas mais eficientes: Use pontuação para definir tendências, agrupe termos de pesquisa e filtre resultados.
- Entenda exatamente quais dados aparecem nos seus resultados, como as tendências são extraídas e como esses elementos podem ser interpretados.
- Se inscreva no alerta do Google Trends para receber updates sobre tópicos e buscas na sua região.
- Veja o que o mundo está pesquisando no Google News Lab: Lá, estão listadas as principais tendências sobre temáticas que andam sendo buscadas, sejam elas entretenimento, sejam esportes e as últimas notícias.
E caso você não queira perder tempo fazendo todas essas análises, contate um de nossos especialistas clicando aqui. Tenho certeza que poderemos te ajudar neste momento!
Somos uma agência de marketing digital e possuímos profissionais com mais de 10 anos de mercado que podem te ajudar neste momento de pandemia e atingir suas metas e objetivos para este ano de 2020.