Qual é a taxa média de cliques para um anúncio do Google Ads? Quando as pessoas fazem essa pergunta, geralmente é porque querem comparar seus próprios CTRs (Click-Through Rate ou Taxa de Cliques).
Não se engane, pois, muitos anunciantes estão satisfeitos para atingir uma taxa média de cliques e deixar por isso mesmo.
Se, no entanto, você deseja obter um desempenho ideal com seus anúncios do Google e aproveitar ao máximo seu orçamento (ou do seu cliente), continue lendo. Neste post, mostraremos quando e por que você deve se esforçar para obter uma taxa de cliques acima da média no Google Ads e mostrar exatamente como fazer isso.
O que é taxa de cliques no Google Ads?
A taxa de cliques ou CTR, em geral, é uma proporção de cliques para impressões. Portanto, no Google Ads, ocorre uma impressão quando seu anúncio aparece no buscador do Google e um clique ocorre quando a pessoa que visualiza seu anúncio clica nele. Portanto, a CTR é a porcentagem de pessoas que veem seu anúncio e clicam no destino do anúncio (seja uma página de destino, loja de aplicativos ou formulário de lead).
Por que a taxa de cliques (CTR) é importante no Google Ads?
A taxa de cliques é uma métrica de PPC complicada porque, embora uma alta taxa de cliques melhore seu Índice de qualidade, você também paga por cada clique. Vamos mergulhar um pouco nisso.
- Quando uma alta taxa de cliques é boa
Uma alta taxa de cliques no Google Ads é boa porque é um indicador de que sua cópia do anúncio é atraente para seu público.
Mas com a maneira como o Google Ads funciona, há um benefício mais profundo. O algoritmo do Google Ads recompensa anúncios de maior qualidade com posições mais altas e custos por clique mais baixos. Por quê? Como o Google não ganha dinheiro se ninguém clicar em seus anúncios, ele dá preferência aos anúncios com maior probabilidade de sucesso.
E como o Google mede a qualidade dos anúncios? A fórmula do Índice de qualidade é indescritível, mas conhecemos seus três componentes principais: Relevância do anúncio e da página de destino para a palavra-chave, a experiência do usuário da página de destino e seu CTR esperado.
Caso queira saber mais sobre o Índice de qualidade, clique aqui.
E aí está. A CTR esperada é como o Google estima o desempenho do anúncio, independentemente da posição e de outros fatores, levando em consideração seu desempenho anterior com essa palavra-chave. De acordo com o Google, você pode obter uma CTR média, acima da média ou abaixo da média esperada para cada palavra-chave.
Então, quanto maior o seu CTR, maior o seu CTR esperado e maior o seu Índice de qualidade. Um Índice de qualidade mais alto leva a uma classificação do anúncio mais alta. Os anúncios com classificação mais alta são mais clicados a custos mais baixos. Quanto menor o custo por clique, menor o custo por ação.
Então, como você consegue uma taxa de cliques acima da média? Chegaremos a isso em breve. Mas primeiro, uma palavra de cautela sobre altas taxas de cliques.
- Quando uma alta taxa de cliques não é boa
Lembre-se, isso é publicidade paga por clique, então você está pagando por cada clique em seu anúncio, e nem todos os cliques em seu anúncio serão convertidos. Portanto, uma alta taxa de cliques é ruim se você tiver uma taxa de conversão baixa, porque está pagando por cliques que não resultarão em retorno do seu investimento.
Portanto, seu objetivo não é obter a taxa de cliques mais alta, mas a taxa de cliques mais qualificada possível.
Mas espere, mais uma coisa.
Outra parte dessa equação são as palavras-chave nas quais você está dando lances. Algumas palavras-chave têm um preço alto, de modo que, mesmo que esses cliques sejam convertidos, você não está gerando um retorno do investimento com seus gastos com anúncios. Então, idealmente, você deseja uma alta taxa de cliques em palavras-chave que não sejam apenas relevantes, mas também acessíveis.
O que é uma boa CTR no Google Ads?
Então, desde que sejam palavras-chave relevantes e acessíveis, o que é uma boa CTR no Google Ads? O que é necessário para obter uma pontuação “acima da média” em sua taxa de cliques esperada?
Para muitos setores, uma taxa média de cliques está entre 4-6%. Portanto, uma taxa de cliques boa ou acima da média no Google Ads seria algo como 7-9%. Se você estiver nos setores de viagens, vendas automotivas ou imóveis, no entanto, onde a CTR média é de 7 a 9%, você deve se esforçar para 10 a 12%. Mas se você estiver na indústria de artes e entretenimento, onde a CTR média é de quase 11%, você estaria olhando para 13% ou mais.
Agora que sabemos o que é a taxa de cliques, como ela afeta o desempenho do Google Ads e o que significa ter uma boa taxa de cliques, podemos falar sobre como conseguir uma. E existem algumas abordagens. A primeira é com a sua segmentação.
Maneira 1: Segmente as palavras-chave certas
Para começar, verifique se você está segmentando as palavras-chave certas. Aqui estão três tipos de palavras-chave para se concentrar em taxas de cliques mais altas:
- Palavras-chave de intenção comercial: as palavras-chave de intenção comercial são aquelas que as pessoas digitam quando têm intenção de comprar (como “melhor CRM” ou “lava-louças de aço inoxidável”). Evite palavras-chave informativas como “o que é um CRM”, pois isso resultará em menor CTR e/ou gastos desperdiçados.
- Palavras-chave de marca: essas são outra grande oportunidade, e não apenas sua própria marca. Segmente marcas de parceiros, marcas concorrentes ou outras marcas que seu mercado-alvo possa pesquisar quando estiver no modo de compra.
- Palavras-chave locais: palavras-chave locais (como “san diego personal trainer”) tendem a obter CTRs altas, pois os pesquisadores locais geralmente têm uma alta intenção comercial.
Maneira 2: Use palavras-chave negativas
Esta é uma obrigação para manter suas taxas de cliques sob controle. Palavras-chave negativas são aquelas para as quais você não quer que o Google mostre seu anúncio. Então, se você vende celulares novos, por exemplo, você definiria “recondicionado” ou “usado” como palavras-chave negativas. Dessa forma, seu anúncio não será exibido para pessoas que provavelmente não clicarão nele.
Maneira 3: Restrinja sua segmentação por público-alvo
Se você não estiver executando anúncios segmentados por palavras-chave ou de pesquisa (ou se estiver, mas estiver colocando públicos em camadas em cima disso), convém revisitar sua segmentação de público.
Ao restringir seu público a critérios mais específicos, você pode atender mais especificamente a sua cópia do anúncio e melhorar sua taxa de cliques, mesmo que não esteja recebendo tantos cliques no geral.
Maneira 4: Mantenha-o simples e desnatável
A menos que seja um outdoor em um semáforo longo, você pode ter certeza de que praticamente nenhum anúncio é lido na íntegra, especialmente anúncios online. Mantenha seus anúncios simples para que eles possam comunicar uma mensagem eficaz rapidamente. Veja como:
- Inclua a palavra-chave no título e na descrição, mas não a repita.
- Não use a contagem completa de caracteres se você não precisar dela.
- Não complique seu anúncio com abreviações que não são intuitivas.
- Use uma linguagem simples que leia facilmente.
Maneira 5: Na verdade, tem um CTA
Dizer a um usuário que você tem o que ele procura, que o que você tem é melhor do que o que seus concorrentes têm, não é um call to action. Você precisa realmente convidar seus espectadores de anúncios a agir. E agir agora. Compre Agora. Baixe hoje. Embora seja apenas uma ou duas palavras, é um micro-empurrão que pode fazer toda a diferença.
Melhor ainda, reforce um recurso ou benefício no CTA, como “Comece a economizar agora” ou “Fale com um especialista hoje”.
Maneira 6: Coloque uma oferta especial em seu título
Todo mundo adora ofertas e promoções especiais, como descontos e frete grátis. Mas, em vez de apenas incluí-los na descrição, coloque-os diretamente nos títulos do seu PPC. Principalmente porque o título é a primeira (e às vezes a única) coisa que os pesquisadores lêem. Mas também porque os números nas manchetes sempre tendem a ter um bom desempenho e palavras como “grátis” iluminam o cérebro humano.
Caso queira saber mais sobre PPC, clique aqui.
Maneira 7: Coloque sua palavra-chave principal em seu caminho de exibição
Os caminhos de exibição do Google Ads aparecem após a barra do URL de destino. Embora sejam opcionais, você deve absolutamente usá-los. Trate-os como parte do texto do seu anúncio e use-os para incluir sua palavra-chave. Nos exemplos abaixo, um deles não é como os outros. Esses caminhos de exibição podem ser usados para indicar valor ou tranquilizar o espectador de que você tem o que ele está procurando.
Maneira 8: Crie anúncios emocionais
A copy emocional do anúncio é essencial para aumentar sua taxa de cliques. Mas o segredo para a copy emocional do anúncio é mantê-la sutil. Não há necessidade de letras maiúsculas, palavras hiperbólicas ou pontos de exclamação. Dê uma olhada nos dois anúncios abaixo para treinadores de oratória, ambos com uma cópia sólida do anúncio.
O primeiro usa termos como “melhor treinador de falar em público”, “aumentar suas habilidades de falar em público” e “sob medida”. Isso é muito bom, mas o segundo anúncio tem palavras e frases mais emocionais, como “Fale com mais confiança”, “Impulsione sua carreira”, “viva sua melhor vida” e “desbloqueie seu potencial”.
Essa copy não é apenas focada em benefícios, mas também é emocional. Nada extravagante, apenas tem sentimento.
Maneira 9: Use a inserção dinâmica de palavras-chave, mas não abuse
Com a inserção dinâmica de palavras-chave, o Google inserirá automaticamente a palavra-chave que acionou seu anúncio na copy ou no título do anúncio.
Anúncios com uma inserção dinâmica de palavras-chave têm uma frequência relativa maior do que aqueles sem.
Maneira 10: Use, mas não se prenda em extensões de anúncio
As extensões do Google Ads podem ajudar seu anúncio a ocupar mais espaço nas pesquisas do Google e dar a ele um apelo mais clicável. Realizamos um estudo onde descobrimos que as contas que usam extensões de sitelink se saíram um pouco melhor do que aquelas que não usavam, o que não é uma surpresa.
É um aumento modesto, mas não dobrará ou triplicará suas taxas de cliques e certamente não compensará a copy chata do anúncio. Assim como a inserção dinâmica de palavras-chave, use extensões, mas não se prenda nelas.
Caso queira saber mais sobre as extensões de anúncio, clique aqui.
Maneira 11: Teste mais anúncios
Em nosso estudo, analisamos alguns números para ver a abundância relativa de anúncios com uma taxa de cliques acima da média, e aqui está o que descobrimos:
- Top 15%: são anúncios com uma taxa de cliques 2x maior e ocorrem em um a cada seis ou sete anúncios.
- Top 5%: esses anúncios têm uma CTR 3x maior e ocorrem uma vez a cada 20 anúncios.
- Top 1%: eles têm uma CTR 6x maior e ocorrem uma vez a cada 100 anúncios.
Isso mesmo, 100 anúncios. Não, você não precisa testar 100 anúncios, mas precisa testar muitos deles. E sim, os anúncios de pesquisa responsivos farão alguns testes de copy do anúncio para você, misturando e combinando títulos e descrições, mas não, isso não o deixa fora do teste.
É recomendado sempre ter de 2 a 4 variantes de anúncio ativas em cada grupo de anúncios. Para alcançar taxas de cliques acima da média, você pode querer aumentar um pouco esse número. Mas não se preocupe. Descobrimos que os 5% principais dos anúncios na conta de um anunciante representam 85% de suas impressões. Então, basta escolher seus dois ou três principais grupos de anúncios e se concentrar em fazer muitos testes lá.
Maneira 12: Reimplantar esse gasto para remarketing
Então… recapitulação rápida.
- Alta taxa de cliques = incrível.
- Baixa taxa de cliques = não é incrível.
Por que não reimplantar esse gasto para remarketing? Estes são o seu baixo CTR, baixa parcela de impressões, desempenho indesejável. Peso morto arrastando você para baixo. O custo por clique é muito menor na Rede de Display e, se você estiver usando a Rede de Display para remarketing, poderá obter taxas de conversão semelhantes e, em alguns casos, ainda mais altas do que os anúncios da Rede de Pesquisa.
Se você puder pausar seus anúncios de pesquisa mais caros e mudar esses gastos para anúncios de exibição e remarketing com desempenho médio, essa seria uma maneira brilhante de começar a dimensionar com mais eficiência seus esforços do Google Ads.
Clique aqui para saber mais sobre Remarketing.
Melhore sua taxa de cliques (CTR)
E aí está. A CTR média é… bem, média. CTR acima da média é o caminho a percorrer (para palavras-chave relevantes e acessíveis). Siga esse caminho e você verá parcelas de impressões mais altas, melhores posições de anúncios, custos por clique mais baixos e custos por conversão mais baixos.
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