Como agência de Google Ads, os clientes sempre nos perguntam. Qual é a melhor opção para meu negócio? Search, Display, Shopping, YouTube. Cada rede possui um valor único. Você conhece seu nicho, a composição do seu negócio e o que deseja de suas campanhas; mas você está trabalhando com um orçamento limitado e deseja maximizar o retorno de cada centavo gasto em anúncios. Então, a pergunta de um milhão de dólares: em qual rede seus anúncios devem estar? Ou melhor ainda, como alocar fundos nessas redes para maximizar o ROI?
Especialmente se você estiver com um orçamento limitado – o que, em algum nível, todo mundo está – escolher a rede certa do Google Ads para você pode parecer um pouco como comprar um carro. Você quer sair da loja com um veículo que, com o tempo, ofereça o retorno mais valioso. Saia com o veículo errado ou, no caso do anunciante, gaste seu orçamento em uma rede que não permite que você atinja ou exceda os objetivos de sua campanha.
Rede de pesquisa do Google. Encontre usuários que estão prontos para converter
Se esta é sua primeira experiência com marketing digital, a rede de pesquisa será um ótimo lugar para começar. A maior vantagem? Maiores taxas de conversão.
A taxa média de conversão no Google Ads em todos os setores é de 3,75% na rede de pesquisa, em comparação com apenas 0,77% na rede de display. A maior razão para a discrepância? Os usuários na rede de pesquisa são mais ativos.
Estejam eles procurando um resultado pago ou orgânico, os usuários acessam a barra de pesquisa do Google porque estão procurando uma resposta imediata e relevante para sua consulta. Tendo isso em mente, ajuda se sua empresa vende um produto ou serviço que representa uma solução imediata para o problema dele. Algo que preencha uma necessidade imediata. Um cano estoura no banheiro do seu cliente em potencial, então eles procuram um encanador.
Essa é a maior vantagem da rede de pesquisa: a capacidade de dar lances em palavras-chave de alta intenção que colocam seus anúncios de texto na frente de usuários que estão prontos para converter.
Rede de Display do Google: Receba usuários engajados com um conteúdo
A rede de display atinge quase 90% de todos os consumidores online, em mais de 100 países e 30 idiomas.
Já sabemos que a Pesquisa converte melhor do que a Rede de Display. Além disso, a Pesquisa tem uma taxa de cliques muito maior (3,17% em comparação com apenas 0,46%).
Apesar da capacidade de usar criativos de imagem e vídeo impressionantes, é muito mais difícil fazer com que os usuários cliquem e convertam na rede de display, porque eles não estão procurando ativamente uma solução para um ponto problemático. Mas isso não é motivo para descartar o Display quando você está tentando decidir a rede certa para você. Significa apenas que, para tirar o máximo proveito, você precisa ajustar suas expectativas e trabalhar com seus pontos fortes.
Embora os cliques sejam mais difíceis de obter na rede de display, eles têm um custo muito menor em comparação com a Pesquisa, essa acaba sendo uma das vantagens. Portanto, aproveitar a rede de display permite que você aumente o reconhecimento da marca em uma escala muito mais ampla gastando menos dinheiro.
Taticamente, uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é por meio do remarketing. O remarketing permite que você veicule anúncios para usuários que visitaram seu site e, assim, fixe sua marca para esses usuários.
Google Shopping: Atraia cliques mais qualificados
As vantagens a seguir fazem do Shopping um cenário que vale a pena se aventurar:
1. Alcance: Os anúncios do Shopping são exibidos na Pesquisa Google, no Google Shopping e em sites de parceiros de pesquisa do Google, como o YouTube e a pesquisa de imagens. E eles não aparecem apenas na Pesquisa do Google – eles são exibidos no topo da SERP (página de resultados do mecanismo de pesquisa), acima dos resultados orgânicos e anúncios de texto. Seu anúncio de shopping também pode ser exibido em conjunto com seu anúncio de texto oferecendo várias oportunidades por consulta única para ganhar um clique.
2. Formato: Os anúncios de shopping não são apenas maiores que os anúncios de texto mas também permitem que você aproveite criativos de imagem atraentes para atrair clientes em potencial. O que nos leva ao próximo benefício da rede Shopping…
3. Cliques mais qualificados: Como os usuários têm a capacidade de discernir informações exclusivas do produto de seu anúncio de shopping apenas olhando para ele – especificamente, como é e quanto custa – os usuários que clicam estão mais próximos do momento da compra.
Youtube Ads: Maximize impressões com anúncios TrueView
Nos últimos dois anos, o número de pequenas e médias empresas que anunciam no YouTube dobrou. Parte da razão por trás dessa tendência é que as empresas estão começando a entender quanto vídeo as pessoas estão consumindo diariamente.
Sempre que você inicia uma campanha, o receio é que não seja visto. TrueView, o formato de anúncio padrão do YouTube, acaba com esse receio. Com o TrueView, você paga apenas quando os espectadores realmente assistem (por 30 segundos) ou interagem com seu vídeo. Isso significa que não há gastos desperdiçados em impressões que não conseguem gerar interações reais e significativas.
Existem dois tipos de anúncios TrueView:
TrueView in-stream: Eles são reproduzidos antes ou durante seus vídeos comuns do YouTube. Os usuários têm a opção de pular o anúncio após cinco segundos de tempo de transmissão; você ainda só paga se eles clicarem em um elemento do seu anúncio ou assistirem por 30 segundos (ou até o final, o que ocorrer primeiro).
TrueView video discovery ads: Eles aparecem ao lado de outros vídeos do YouTube, nas páginas de pesquisa do YouTube ou em vários sites da rede de exibição.
Outro formato de anúncio do YouTube são os anúncios bumper. Os anúncios bumper têm seis segundos ou menos e são reproduzidos antes, durante ou depois dos vídeos do YouTube. O apelo exclusivo aqui é que, primeiro, os usuários não podem pular anúncios bumper e, segundo, eles operam com lances de CPM (custo por mil impressões), o que significa que você paga cada vez que seu anúncio é exibido 1.000 vezes. 70% das empresas que os usam relatam um aumento no reconhecimento da marca.
Escolhendo a rede do Google adequada para você
Cada um dessas redes, como vimos, tem pontos fortes únicos. E a maioria das empresas pode obter valor usando todas elas em conjunto. A pergunta é: qual é o seu objetivo? Se sua marca precisa ser conhecida, você pode se beneficiar com o aproveitamento da rede de display ou o poder de aumento de alcance dos anúncios bumper do YouTube. Se você procura qualidade em vez de quantidade de cliques, experimente o Shopping. Se você precisa de mais clientes ou vendas em um curto espaço de tempo, você pode notar que as taxas de conversão são realmente mais altas na rede de pesquisa, então essa é a melhor opção para você.
O fato é que vale a pena pelo menos testar cada uma dessas opções se você quiser encontrar a rede certa para você. As opções são abundantes – reserve um tempo para diversificar e usá-las a seu favor!
Nós somos uma agência de Google Ads com mais de 10 anos de experiência com a ferramenta, caso precise de uma consultoria mensal entre em contato agora mesmo clicando aqui! Será um prazer ajudar sua empresa a se destacar no Google!