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Como o Google está focando na privacidade de dados online

Recentemente, saiu um artigo no Think With Google que abordam as questões do foco na privacidade de dados online.

Atualmente, 80% das pessoas nos países pesquisados estão preocupadas com a sua privacidade online.

Enquanto isso, os reguladores e as plataformas tecnológicas vêm restringindo técnicas — como identificadores de dispositivos e cookies de terceiros — com as quais os anunciantes contam há décadas para alcançar o público e medir os resultados das campanhas.

Nesse cenário, a indústria publicitária precisa inovar e colaborar com seus parceiros para atender às expectativas das pessoas em relação à privacidade, enquanto ajuda empresas a crescer de forma mais sustentável.

É por isso que o Google desenvolveu parcerias com muitos profissionais de marketing e agências para desenvolver novas soluções com foco na privacidade, que sejam capazes de apoiar os objetivos de marketing das empresas, mantendo as informações das pessoas seguras.

Nesse processo, foram descobertas que a melhor estratégia para alcançar esse resultado requer três ações centrais:

  • Aprofundar o relacionamento com os clientes a partir dos dados primários coletados;
  • Incorporar a automação baseada em modelos precisos;
  • Usar novas tecnologias que não rastreiam as pessoas na internet.

Privacidade de dados e dados primários coletados

A construção de relações mais significativas com os clientes exige que você primeiro ganhe a confiança das pessoas. Isso requer, entre outras coisas, ajudar o seu público a entender e escolher como os seus dados serão utilizados.

Noventa e um por cento dos consumidores nos países pesquisados dizem que é importante que as marcas sejam transparentes sobre os dados que coletam, por isso, todos nós precisamos comunicar mais claramente quais informações são colhidas e por que, além de dizer claramente como manteremos esses dados a salvo.

O Google tem trabalhado em inovações com anúncios e plataformas de mensuração para ajudar a fortalecer a base de dados primários de forma a aproveitar ao máximo as interações com clientes em escala.

Para os anunciantes, a nova tag do Google potencializa a mensuração e informa outras soluções que garantem a privacidade, como o Google Analytics 4, que tem ajudado a obter insights mais rapidamente e até mesmo a prever resultados futuros.

Aprofundar a relação com o cliente através de dados primários coletados tem sido uma solução efetiva para os profissionais de marketing e estas ferramentas de mensuração podem ajudar nisso.

Incorporando a automação

Mesmo com uma base sólida de dados coletados de forma consentida, respeitando assim, a privacidade dos dados, outros dados menos observáveis podem levar a lacunas na jornada do cliente.

Entre os profissionais de mídia digital, 85% dizem que a perda de cookies de terceiros e da mensuração precisa são dois de seus principais desafios. É aí que a automação pode ajudar.

Inovações no modelo de conversão podem nos auxiliar a resolver incógnitas na jornada do cliente de uma forma segura para a privacidade, utilizando o machine learning, sustentado por informações fornecidas pelo próprio usuário.

Os anunciantes têm confiado no machine learning para modelar taxas de conversão, quando há uma lacuna nos dados disponíveis entre uma interação e a conversão de um anúncio, como em transações do online para o offline, por exemplo.

Caso queira saber mais sobre machine learning, clique aqui.

O modelo centrado na privacidade já potencializa muitos anúncios e soluções de mensuração do Google, como atribuição, alcance e frequência, para ajudar você a acessar os insights de que precisa e conduzir a melhores resultados.

O Google tem trabalhado para melhorar os insights e deixá-los cada vez mais precisos e práticos. Foram aumentadas a cobertura do navegador do Google Ads e foram adicionados novos tipos de modelos para melhorar a visão da jornada do consumidor, por exemplo.

Também foram realizados altos investimentos na qualidade e precisão dos modelos para ajudar a atribuir uma porcentagem maior de conversões, que de outra forma permaneceriam desconhecidas. Bom, essa é a justificativa do Google para tamanha mudança na ferramenta do Google Ads e em outras ferramentas de publicidade da rede Google.

Recentemente, o Google começou a recrutar participantes para o Estudo de Insights Online. Esse painel é construído com relações diretas e confiáveis entre o Google e os consumidores norte-americanos que optam por participar.

Transparência e controle estão no centro dos painéis, segundo o Google, para assegurar que as pessoas saibam como seus dados serão utilizados e protegidos para que possam tomar decisões estando informadas sobre a adesão ao painel ou a continuidade de sua participação ao longo do tempo.

Além disso, é prometido que não serão utilizados esses dados para a segmentação de anúncios. Em vez disso, eles serão aplicados estritamente para validar a eficácia das soluções de mensurações para os profissionais de marketing e para o machine learning.

Usar novas tecnologias que não rastreiam as pessoas na internet

Como o cenário da privacidade de dados evolui de forma constante, o setor de anúncios precisa de novas tecnologias capazes de melhorar esse tópico em relação aos usuários, ao mesmo tempo que continua a fornecer percepções e ferramentas necessárias para o crescimento dos negócios.

Nós, e nem o Google, não acreditamos que a substituição de cookies de terceiros por mecanismos de rastreamento encobertos ou outros identificadores cruzados atenderão às expectativas de privacidade de dados dos usuários ou órgãos reguladores.

Bloquear completamente os cookies de terceiros sem oferecer alternativas pode levar a um aumento de práticas pouco claras, como a impressão digital.

É por isso que o Chrome e a Android estão trabalhando com a indústria anunciante para construir o Privacy Sandbox.

A ideia e o objetivo do Privacy Sandbox é oferecer suporte às principais práticas de marketing nas quais você confia — como alcançar o público certo com base em seus interesses, reengajar pessoas que visitaram o seu site e atribuir a origem e o sucesso dos anúncios que você veicula — sem rastrear usuários usando sites e aplicativos.

Em breve, segundo o Google, serão testados as APIs do Privacy Sandbox no Google Ads e em Display & Video 360 com mais parceiros globais para ajudar você a alcançar, de forma privada e eficaz, o público que pode estar interessado em seu negócio.

Serão incorporados o feedback dos usuários e serão compartilhadas conclusões por meio de várias rodadas de testes, antes de serem lançadas as soluções para todos. Veremos mais versões betas em um futuro não tão distante com muitas coisas novas devido a LGPD.

Caso queira saber mais sobre a LGPD, clique aqui para ver um artigo que desenvolvemos sobre. É por isso que estamos vendo tantas mudanças nas plataformas de anúncios digitais.

Mais do que nunca, a indústria de marketing e publicidade online precisa de inovação e colaboração para proteger as ferramentas e os insights de que as empresas necessitam para crescer.

Embora não possamos prever como será o futuro, será possível avaliar soluções de modelos e em novas tecnologias que preservam a privacidade de dados utilizando dados primários livremente consentidos.

Essas iniciativas ajudarão você a medir o que é importante na sua campanha e a alcançar melhores resultados. Se nos unirmos para proteger a privacidade e continuarmos a construir o futuro de nossa indústria, poderemos juntos auxiliar a preservar a mensuração para todos.

Fonte: Google/Storyline Strategies, março, 2022 e Think With Google, novembro 2022.

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