Você acabou de criar uma campanha no Google Ads, porém, continua atualizando a página e fica se perguntando se a campanha está boa ou ruim, se a campanha deve ser pausada ou não, se o lance está bom, se deve alterar o orçamento da campanha, se deve acrescentar ou tirar uma palavra-chave, etc?
Se você costuma se perguntar essas e outras coisas, esse conteúdo que desenvolvemos é pra você!
Sabemos que quando somos iniciantes ou pra quem tem certa experiência, é normal querer mexer na campanha o tempo inteiro. Mas isso de fato é necessário?
Confira o conteúdo até o final e entenda!
Quanto tempo é necessário esperar para analisar campanhas no Google Ads
Uma das perguntas mais comuns que devemos fazer é após quanto tempo é necessário para avaliar uma campanha e após quanto tempo eu posso falar que uma campanha está indo bem?
Normalmente, como padrão de mercado, as pessoas costumam esperar uma semana ou 1000 impressões para começar a avaliar sua campanha.
Geralmente, analisam uma semana aquelas pessoas que fazem um orçamento mais baixo e esperam para atingir uma determinada meta de impressões e, após esse prazo, fazer as alterações e otimizações necessárias.
É completamente normal os anunciantes e profissionais de marketing adotarem um padrão a ser seguido e não necessariamente adotam este modelo que citei acima.
E por que alguns profissionais de marketing e anunciantes não adotam este modelo padrão citado acima?
Porque para estes, a importância em entender a jornada de compra do cliente é muito importante e isso vai variar de negócio para negócio e isso explicaremos no próximo tópico.
Entendendo a jornada de compra do seu cliente
Antes de entender a jornada de compra do seu cliente, faça algumas perguntas a si mesmo.
Como foi o processo pra você comprar o seu primeiro carro?
E o segundo carro?
E o carro mais caro dos que você já teve?
Não sabemos se você comprou mais de um carro ou se o que você tem hoje é o mais caro. Porém, você consegue lembrar do processo e da jornada que fez para que comprasse ele?
Geralmente, há bastante pesquisa, meses e meses, calculando parcela e fazendo os cálculos para analisar se é possível realizar o pagamento.
Em muitos casos, esta jornada leva em média um ano entre decidir comprar o primeiro carro e comprar, de fato.
Aqui temos uma jornada, porém, vamos fazer uma segunda pergunta.
Quanto tempo você levou para mandar um carro para a oficina, levando em consideração, que é sua ferramenta de trabalho?
Quanto tempo demorou até você decidir para consertar o seu carro?
Se o carro é sua ferramenta de trabalho, você vai conseguir dar um jeito de reparar o problema dele o mais rápido possível. Nem que tenha de fazer uma pesquisa e achar o primeiro local possível para realizar a manutenção.
Caso dependa dele para trabalhar, dificilmente vai levar um ano para realizar sua manutenção.
O que queremos concluir destas perguntas é que serviços diferentes possuem jornadas diferentes. Pois, para comprar o seu carro, você levou pelo menos um ano para realizar a compra, enquanto, a manutenção do carro você resolveu o mais rápido possível.
Entre serviços diferentes e jornadas diferentes, existem coisas que você vai levar uma hora pra tomar uma decisão, uma semana ou até um ano.
E aqui vem a pergunta que queremos fazer!
Como podemos decidir que uma semana é tempo suficiente para avaliar uma campanha, sendo que meu cliente pode levar de 30 dias até 1 ano para realizar a compra do meu produto, dependendo do que estou trabalhando?
Dependendo do seu negócio, não tem como analisar se uma semana é o resultado ideal para saber se sua campanha deu certo ou não, devido a jornada de compra do seu cliente que pode ser bem longa.
É sempre bom colocar estas perguntas antes de fazer um planejamento de marketing, publicidade e vendas do seu negócio. Não é difícil entender que ninguém compraria um carro, simplesmente, porque deu vontade de comprar um carro.
Antes de comprar um carro, a pessoa precisa de orçamento, planejamento e condições para realizar a compra. Ninguém compra na hora, simplesmente, porque não está fazendo nada. A maioria dos clientes deste setor levam um tempo para realizar a compra, de fato.
Quanto mais soubermos sobre negócios e mercado, menos desafiante ficará para realizar nossas campanhas no Google Ads.
Porém, se mesmo assim não sabemos como funciona o mercado, é necessário adquirir habilidades em extrair informações e entender como seus concorrentes trabalham, de como é a jornada do seu cliente e assim por diante.
Quais métricas você deve avaliar?
Após fazer uma análise de jornada do seu cliente e entender como ele vai se comportar devido ao seu produto, é importante entender quais métricas devem ser avaliadas para ter um norte de onde começar.
Normalmente, elencamos métricas principais como termos de pesquisa, posicionamento (atualmente está como impressões na primeira posição e na parte superior), custo por clique (CPC), custo, CTR (Clickthrough rate), impressões e as conversões.
Vamos explicar cada uma delas abaixo:
- Termos de pesquisa
Com os termos de pesquisa, você consegue ver como seu anúncio foi encontrado e, se ele for relevante, pode adicionar em suas palavras-chave. Caso não seja relevante, adicione-os em suas palavras-chave negativas.
Realizamos um conteúdo explicando como funcionam os termos de pesquisa. Clique aqui e entenda mais.
- Posicionamento
As métricas na parte superior e na primeira posição são um conjunto de métricas de destaque, ou seja, elas dão uma estimativa de visibilidade da posição dos seus anúncios.
- Custo por Clique (CPC)
Esta métrica mostra quanto você paga em cada clique no seu anúncio. É bom para avaliar o quanto de orçamento deve ser feito de acordo com o leilão de cada palavra-chave realizado pelo Google.
- Custo
O Relatório de análise de custos mostra dados de desempenho de sessão, custo e receita para seus canais de marketing pagos não pertencentes ao Google.
O relatório compara o custo de cada campanha com sua receita associada (de comércio eletrônico e/ou valor da meta) para calcular o retorno do investimento em publicidade (ROAS) e a receita por clique (RPC).
Com essas métricas, você pode ver rapidamente o desempenho de cada iniciativa.
- CTR (Clickthrough rate)
Esta métrica define a proporção da frequência com que as pessoas que visualizam seu anúncio clicam nele. É possível usar a taxa de cliques (CTR) para avaliar o desempenho das suas palavras-chave e dos seus anúncios.
- Impressões
Esta métrica vai definir a frequência com que seu anúncio é exibido. Uma impressão é contabilizada sempre que seu anúncio aparece em uma página de resultados de pesquisa ou em outro site da Rede do Google.
Você pode conferir o conteúdo que realizamos sobre a importância das sua parcela de impressões clicando aqui.
- Conversões
Esta métrica vai fazer você entender uma ação que é contabilizada quando alguém interage com sua publicidade.
Além de mostrar uma ação que você definiu como valiosa, como uma compra online ou uma chamada para sua empresa.
Aqui vai mostrar se toda a jornada do seu cliente obteve resultado e se sua campanha do Google Ads realmente alcançou o objetivo final.
Caso tenha alguma dúvida, contate um de nossos profissionais clicando aqui.
Eles podem ajudar você a identificar o seu mercado, seu público-alvo com uma ajuda de quatro mãos, ou seja, conversando, dialogando e trocando informações e interpretar as métricas caso possua alguma dificuldade.
Somos uma agência de marketing digital focada, completamente, em Google Ads e possuímos profissionais com mais de 10 anos de mercado que estão prontos para ajudar você a alavancar o seu negócio.