O Google anunciou recentemente que, a partir do ano que vem, eliminará gradualmente os públicos-alvo semelhantes. Então, quais são eles, o que os está substituindo e o que você precisa saber? Continue lendo para descobrir!
O que são públicos-alvo semelhantes?
Públicos semelhantes, ou segmentos semelhantes, são a versão do Google de públicos semelhantes. Eles funcionam encontrando pessoas que exibem comportamento on-line semelhante aos das suas listas de remarketing (como visitantes do site, listas de clientes, visualizadores de vídeo etc.) e podem ser usados em todos os tipos de campanha.

Quando e por que eles vão embora?
O Google diz que a mudança é para ajudar os anunciantes a acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor e nas estratégias de marketing online à medida que o ambiente de privacidade evolui rapidamente. Aqui está a linha do tempo:
Maio de 2023: o Google deixará de gerar novos segmentos de público-alvo semelhantes e de adicionar segmentos de público-alvo semelhantes existentes a campanhas e grupos de anúncios. Campanhas ou grupos de anúncios com segmentos semelhantes continuarão em exibição.
Agosto de 2023: o Google removerá segmentos semelhantes de todos os grupos de anúncios e campanhas.

O que os está substituindo?
Aqui está o que o Google (e nós) recomendamos que você use no lugar de segmentos semelhantes:
Para campanhas Discovery, Display e ação em vídeo, use a segmentação otimizada com públicos próprios.
Para campanhas de alcance ou consideração de vídeo, use a expansão de público.
Para campanhas de pesquisa e do Shopping, use o Lances inteligentes, que aproveita automaticamente os sinais de seus dados próprios.
Públicos-alvo semelhantes x expansão de público-alvo x segmentação otimizada
Então, qual é a diferença entre públicos semelhantes, expansão de público e segmentação otimizada? Vamos descompactá-los.
Os públicos-alvo semelhantes encontram pessoas que se assemelham aos seus segmentos de público-alvo existentes (listas de remarketing), o que significa que o Google ainda obedecerá aos seus parâmetros de segmentação de público-alvo.
Tanto a segmentação otimizada quanto a expansão de público encontrarão pessoas fora dos parâmetros de segmentação de público existentes, mas em níveis diferentes.
A expansão de público se expandirá sobre seu público existente, mas não se aventurará em segmentos muito diferentes do seu público existente, mesmo que os usuários desses segmentos tenham probabilidade de conversão. É expandir esse público.
A segmentação otimizada, por outro lado, está expandindo essas conversões, por isso encontrará pessoas semelhantes às pessoas que estão convertendo em seu anúncio, independentemente de como você definiu uma conversão: compradores, leads, engajadores etc., mesmo que sejam diferentes de seu perfil de público original. A segmentação otimizada foi lançada em junho de 2021.
Portanto, faz sentido que a expansão de público esteja disponível apenas para campanhas de vídeo com foco em alcance (campanhas de vídeo que usam a meta “Consideração de produto e marca” ou “Reconhecimento e alcance da marca”), enquanto a segmentação otimizada está disponível apenas para descoberta, exibição e conversão campanhas de vídeo focadas (campanhas de ação de vídeo).
Dicas de especialistas sobre segmentação otimizada
Vimos uma entrevista com a treinadora do Google Ads, Jyll Saskin Gales, sobre isso, já que ela recentemente elaborou esta folha de dicas de segmentação de público-alvo do Google Ads, e ela compartilha suas dicas e perspectivas sobre a segmentação otimizada aqui. Transcrevemos o que ela disse para que vocês tenham acesso:
- Pense na segmentação otimizada como a “correspondência ampla” do mundo do público
“Este é um daqueles cenários em que, na minha opinião, o Google torna as coisas muito mais complicadas do que precisam ser! A maioria das pessoas provavelmente nem sabe que a expansão do público e a segmentação otimizada são duas coisas diferentes e, honestamente, a distinção não é muito importante.
Pessoalmente, penso na segmentação otimizada como a “correspondência ampla” do mundo do público.
O objetivo é permitir que os algoritmos façam o que fazem de melhor e encontrem bolsões de oportunidade para obter um melhor CPA, ROAS ou qualquer outra métrica para a qual sua estratégia de lances esteja otimizada (portanto, segmentação otimizada).”

- Ative a segmentação otimizada agora
“Recomendo ativar a segmentação otimizada para todas as campanhas qualificadas que usam segmentos semelhantes assim que possível. Isso dará às suas campanhas tempo para aprender e otimizar (Ha!) antes que seja tarde demais.
Mantenha-o por uma ou duas semanas e, em seguida, verifique os relatórios de público na guia Públicos-alvo para ver o desempenho de seus segmentos em comparação com a segmentação otimizada.

Se forem semelhantes, mantenha-os ligados.
Se a segmentação otimizada estiver tendo um desempenho significativamente melhor do que o de seu público, mantenha-a e revise suas seleções de público.
Se a segmentação otimizada estiver tendo um desempenho significativamente pior do que o de seu público, desative-a.”
- Não use segmentação otimizada em uma campanha de remarketing
“Lembre-se, você nunca deve usar a segmentação otimizada em uma campanha de remarketing porque, por definição, o remarketing está exibindo anúncios para pessoas que já têm um relacionamento com sua empresa, enquanto a segmentação otimizada encontra pessoas que não estão necessariamente em sua lista de remarketing.”
Para a frente e para cima
Terminaremos com o resultado final de Jyll: comece a usar a segmentação otimizada agora!
“Nós, profissionais do Google Ads, nos adaptamos a muitas grandes mudanças recentemente, desde as mudanças na forma como os tipos de correspondência de palavras-chave funcionam até a introdução do desempenho máximo. Embora a segmentação otimizada possa não estar no topo da sua lista de desejos do Google Ads, é hora de começar a fazer um test drive, caso ainda não o tenha feito.”
Obrigado por essas dicas, Jyll!
Conheça a GooWords
Caso precise anunciar no Google Ads e não sabe como fazê-lo, nós podemos fazer para você!
Para trabalhar com a estratégia mais adequada no Google Ads, conte com a expertise da GooWords nesse segmento. Nós somos uma agência Google Ads e possuímos o selo Google Partner (selo de garantia e qualidade feito para agências parceiras do Google).
Prestamos uma completa assessoria de marketing digital aos clientes, além de contar com especialistas capacitados e com pleno conhecimento na ferramenta que, só uma agência Google Ads pode fornecer, preparados para planejar as melhores e mais eficientes campanhas de anúncios patrocinados! Clique aqui e entre em contato conosco!