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Landing Page para o Google Ads: Por que utilizar?

Muitos se perguntam porque deveríamos utilizar uma landing page e não a nossa homepage com qual estamos habituados a trabalhar e aos clientes nos visitarem.

Neste conteúdo explicamos as diferenças e o motivo de você começar, ainda hoje, a trabalhar com uma landing page.

Portanto, confira o conteúdo até o final para que suas dúvidas sejam sanadas.

 

Por que utilizar uma Landing Page?

No marketing digital, a landing page é utilizada para gerar conversões, criada especificamente para propósitos de marketing ou anúncios de publicidade online.

A landing page é a página de destino onde um visitante vai após clicar em um link no e-mail ou anúncio no Google Ads, Youtube Ads ou locais similares na web.

Diferentemente de páginas na web, que geralmente possuem diversos objetivos e costumam encorajar a exploração, as landing pages são designadas para um só foco e objetivo, conhecido como Call-to-action ou chamada para ação. Costumamos utilizar a sigla CTA neste caso.

Costuma-se dizer que as landing pages é a melhor opção para aumentar suas conversões em campanhas de marketing digital e reduzir os custos após adquirir um lead ou uma venda.

Na imagem abaixo, colocamos onde as landing pages se localizam em seu fúnil de marketing:

Como você pode ver, as landing pages existem após os prospects no topo do fúnil clicarem em um link no anúncio, e-mail ou em qualquer lugar da web.

É onde a conversão (como uma compra, assinatura, preenchimento de formulário, etc) consegue seu lugar.

 

A diferença chave entre uma Homepage e uma Landing Page

Esse é um dos motivos principais para entender porque as landing pages são ótimas para gerar conversão, então vamos aos fatos.

Na imagem abaixo, nós temos uma homepage e uma landing page colocadas lado a lado. Consegue ver como a homepage tem diversos links e a landing page possui somente um? Isso é bem típico na diferença das duas.

Enquanto uma homepage possui dezenas de distrações em potencial, você pode basicamente chamá-las de “leaks” (termo em inglês para distração ou vazamentos) enquanto uma landing page é realmente focada e dedicada.

Possuindo poucos links na sua landing page acabará te proporcionando uma maior chance de conversões, pois existem menos links tentadores que podem tirar e desviar o seu potencial cliente da sua CTA.

Por isso, profissionais de marketing experientes costumam sempre utilizar uma landing page dedicada como páginas de destino nos seus anúncios e campanhas de marketing.

Deixemos claro que possuir uma homepage é incrivel. Ela mostra sua marca, as pessoas podem explocar seu mix de produtos ou serviços, além de oferecer informações adicionais sobre a empresa e seus valores.

Daqui, o visitante pode ir para qualquer lugar que ele deseja – solicitar para trabalhar na empresa, ler alguns artigos no blog, ver os termos de serviço, postar nos fóruns comunitários, etc.

Podemos citar uma infinidade de ações que o visitante pode realizar ao acessar, diretamente, sua homepage.

Porém, é bom entender que isso não fará com que ele efetue uma compra, necessariamente. Não há uma certeza.

A landing page para este cliente costuma possuir uma abordagem diferente. Emparelhado com anúncios super lisos que promovem uma única oferta, tudo rege – com muito trabalho – para que este visitante torne-se um cliente.

Além de realizar um trabalho melhor para converter o tráfego que a marca já está recebendo. Esse é o poder das landing pages!

 

Tipos de Landing Pages

Você verá diversas variações por aí e vai depender da especialidade de cada negócio, mas há na realidade duas formas de landing pages desenhadas de acordo com seu objetivo.

Costuma variar entre gerar leads ou gerar cliques para breve conhecimento da empresa e de seu trabalho. Este segundo é muito utilizado por lojas online.

Lead generation page: Os chamados geradores de leads é uma forma de CTA (chamada para ação). Esse formato quase sempre coleta os dados como nomes, telefone e endereços de e-mail de visitantes.

Profissionais que costumam possuir um ticket maior de venda utilizam este formato de landing page para construir uma lista de prospects.

Eles, algumas vezes, oferecem algo gratuito como um ebook ou um webinar (seminários gratuitos na internet) para conseguir as informações destes visitantes.

Empresas de comércio digital (e-commerces), podem também utilizar este formato de landing page para construir sua lista de contatos, oferecer frete grátis ou promoções especiais também.

Clickthrough page: Os chamados geradores através dos cliques, este modelo é muito utilizado por e-commerces e pode ser utilizado para adquirir uma inscrição ou gerar vendas. Normalmente, este formato de landing page possui um único botão como CTA para redirecionar o usuário diretamente ao mix de produtos ou completar uma transação.

 

Conseguindo tráfego para a sua landing page

Você vai precisar de tráfego para sua landing page começar a funcionar. Felizmente, existe uma forma muito eficaz para que isso aconteça e ela é o recurso pago do maior buscador da web, o Google Ads.

Quando uma pessoa resolve procurar por um assunto na rede de pesquisa do Google, isto costuma aparecer em formato de anúncio.

Diferente dos resultados orgânicos, o recurso pago costuma trazer potenciais clientes para você já que poderá segmentá-lo utilizando dados demográficos, interesses, suas buscas e até a idade do seu público-alvo.

Realmente, muito utilizado por agências de marketing ao estudar junto da empresa contratante a persona deste usuário.

A persona é o teu público-alvo, aquela pessoa que vai comprar de você.

Fundamentalmente, quando você cria um anúncio, pode escolher para onde o link levará seu visitante. Sim, você pode enviá-los para sua homepage.

Mas, como exploramos anteriormente, é muito melhor criar uma landing page autônoma que corresponda ao seu anúncio e ofereça uma CTA clara.

Claro que é necessário que sua landing page seja desenvolvida com um objetivo claro e de forma relevante como utilizar uma H1, carregamento rápido para mobile e desktop com frases bem objetivas para que o índice de qualidade de sua landing page seja bom e que o algoritmo do Google possa ranquear bem o seu anúncio.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Somos uma agência de marketing digital focada, completamente, em Google Ads e possuímos profissionais com mais de 10 anos de experiência no mercado que podem ajudar você a alavancar o seu negócio.

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