O Google Trends é uma ferramenta gratuita que permite visualizar as principais tendências de termos de pesquisas e palavras-chave relacionados ao mercado.
É uma ferramenta essencial para quem quer conhecer a sua persona antes de realizar qualquer ação de marketing digital.
Algumas ferramentas acabam facilitando esse tipo de realização.
Uma das ferramentas que acabam realizando esse tipo de ação é o Google Trends. Ferramenta criada pelo buscador líder de mercado.
O Google é o buscador com maior intenção de compra na internet e o segundo é o Youtube, também, pertencente a mesma empresa.
O Google Trends foi criado para facilitar o dia-a-dia das pessoas que querem desenvolver anúncios e conteúdos relevantes para o seu público-alvo.
A partir da pesquisa de palavras-chave e/ou tópicos, é possível desvendar os assuntos que o público está consumindo.
O Google quer que o usuário tenha a melhor experiência possível ao realizar uma pesquisa e para isso, é necessário que haja conteúdos relevantes.
O Google Trends acabou sendo desenvolvido para esse propósito, pois com ele é possível ver o que as pessoas mais procuram na internet.
As informações na ferramenta são da base de dados do próprio Google que é o mecanismo de busca com maior utilização no mercado, como dito anteriormente.
Soma-se mais de 90% de usuários que usam o Google para buscar suas preferências hoje em dia.
Com o Google Trends, é possível comparar termos de pesquisa e até verificar a sazonalidade do produto em questão.
É possível comparar de 2004 até os dias de hoje os termos de pesquisa mais procurados.
Também é possível analisar quais palavras-chave são mais pesquisadas e quais as regiões que essa busca é mais popular.
Ao pesquisar um termo no Google Trends, a ferramenta cria um gráfico com as variações de busca no decorrer do período selecionado.
Além disso, é possível definir a localização e o tipo de pesquisa — se foi na web, em busca de imagens, notícias ou no YouTube.
Com base nisso, conseguimos analisar o interesse do público. Em outras palavras, detectamos o comportamento do consumidor através desta ferramenta.
Devo utilizar a ferramenta do Google Trends?
Algumas pessoas fazem essa pergunta, outras dizem que não é necessário a utilização.
Nós da Goowords, acreditamos que é uma ferramenta muito importante na rotina de profissionais autônomos, PMEs e grandes empresas.
Na prática, qual a finalidade de utilizar os dados do Google Trends? Não adianta nada possuirmos dados e não utilizarmos eles.
No Google Trends, conseguimos usar os dados para tomar diversas decisões variadas de acordo com o comportamento do seu público-alvo.
Os dados podem servir para inspiração em produção de conteúdo para o seu blog, busca por tendências, comparação entre termos, investimento em publicidade online como o Google Ads, etc.
No Google Ads, devemos segmentar nosso público e o Google Trends é um grande aliado nesta hora.
Visto que conseguimos traçar nosso público-alvo, o que ele costuma consumir, o que ele costuma fazer, em que momento ele costuma agir, etc. Isso vai ajudar com que eu crie o anúncio correto e no momento certo para ele.
Tudo isso, se usado de maneira correta e no momento certo no Google Ads, é possível ter um retorno muito maior do que se investido em épocas de baixa procura.
Como utilizar o Google Trends?
Primeiramente, pesquisa por um termo.
A página inicial da ferramenta será esta daqui. Insira um termo de pesquisa ou um assunto.
No cabeçalho, na parte superior, você tem o acesso ao menu principal do Trends (o primeiro ícone no canto superior esquerdo) e à barra de pesquisa para explorar tópicos ou palavras-chave específicas.
Já no corpo da homepage, você confere alguns dos assuntos mais populares do dia, com a opção de filtrar os tópicos por categorias ou localização.
Na barra de buscas, pesquisamos por “Marketing Digital” e encontramos este resultado:
Na parte de cima do relatório, é possível ver a opção de selecionar outros tópicos para comparar o volume de buscas. Através disso, conseguimos ver qual é mais popular.
Se você clicar em “+ Comparar”, pode digitar qualquer outro termo e ver a relação entre ambos.
No menu embaixo, conseguimos filtrar o país que queremos fazer a busca, o período, as categorias que são extremamente úteis dependendo da área que você quer procurar.
Por exemplo, é especialmente útil quando você procura por um termo que tem dois significados diferentes, como “programação”, que pode se referir ao conjunto de filmes em cartaz no cinema (na categoria Artes e Entretenimento), ou desenvolvimento de softwares (na categoria Computadores e Eletrônica).
A última opção conseguimos olhar a fonte de dados como na Pesquisa Google, Google Imagens, Youtube, Google Shopping e Pesquisa de Notícias.
O próximo passo, é conferir a relevância por regiões e rolando a página temos acesso a essa informação:
Nesta informação, conseguimos analisar em qual estado é mais popular a busca por “Marketing Digital”.
Ao lado, conseguimos ver a popularidade que é medida de 0 a 100 onde 0 é para pouca popularidade e 100 é para muita popularidade.
Conseguimos analisar, também, os 27 estados onde possuem maior interesse pelo termo pesquisado.
Na parte superior direita do bloco, é possível selecionar se você quer a subdivisão em estados ou cidades, baixar os dados em CSV (para planilhas de Excel), obter o código para incorporar a informação no seu site ou compartilhá-la nas redes sociais.
O próximo passo, é consultar os termos que se relacionam. Podemos ver isso na imagem abaixo:
Ao lado esquerdo são os assuntos relacionados ao termo pesquisado. No nosso caso, os assuntos relacionados a “Marketing Digital” foram estes exibidos pela ferramenta do Google Trends.
Ao lado direito, possuímos as consultadas relacionadas ao nosso termo pesquisado.
Os dois são possíveis fazer o download em CSV como no caso dito na imagem anterior.
Exemplo de caso
Neste tópico, iremos abordar um pouco sobre como a ferramenta funciona para que seja possível ao leitor entender um pouco como entender o comportamento do consumidor.
Optamos por selecionar em uma pesquisa no Google Trends pelo nicho do curso de inglês e entender como o consumidor se comporta na internet.
Veja a imagem abaixo:
Neste exemplo, queremos lançar um curso de inglês e preciso entender como o consumidor deste tipo de serviço se comporta e qual seu interesse.
Em primeiro momento, precisamos entender o interesse a nível Brasil, por isso selecionei a região em todo país e como o público se comportou nos últimos 12 meses.
Ao ver em primeiro instante, percebo que há picos de interesse no final do ano (dezembro) e começo de ano (janeiro) mas atingindo seu pico mesmo na primeira semana de fevereiro, onde está prestes a fechar as turmas e começarem as aulas.
O interesse do público cai novamente e volta a aumentar no final de julho e primeira semana de agosto e depois temos novamente uma queda e iniciando o ciclo novamente.
Na imagem abaixo temos a seguinte análise:
Aqui notamos que o curso de inglês é bem popular em todos os estados do Brasil com o maior pico de interesse no Rio de Janeiro.
E na aba da direita, percebemos que as pessoas procuram por curso de inglês em todas as modalidades, desde em um campo presencial, online e cursos gratuitos.
Isso faz pensarmos em alguma estratégia interessante em, talvez, disponibilizar duas modalidades de curso e, podendo assim, disponibilizar o curso presencial e EAD.
Como os maiores picos de interesse do público nas buscas são entre dezembro até fevereiro e do final de julho até o começo de agosto, podemos investir com maior precisão e assertividade em publicidade online como o Google Ads e poupar um pouco o orçamento nos outros meses.
É melhor eu medir os esforços e tentar aproveitar o movimento de interesse do público-alvo neste momento. Isso vai te garantir um maior retorno sobre o investimento (ROI).
Dependendo da modalidade do seu negócio, você pode até comparar com o que quer trabalhar.
Suponhamos que você possua uma agência de viagens: Com o Google Trends, é possível ver o local de interesse do seu público para viajar. Cada região possui uma popularidade maior que a outra de acordo com sua sazonalidade.
Caso seja necessário, é possível até comparar os locais com maior interesse e criar promoções para estes locais na data específica ou anunciar no Google Ads para gerar maiores resultados nas vendas de pacotes de viagens.
Tudo vai depender do nicho do seu negócio.
Aproveite, esta ferramenta vai te ajudar de forma bem precisa!
Conclusão
Detalhamos neste caso como utilizar a ferramenta e facilitar o estudo de mercado que você irá fazer, para que no futuro você possa tomar sua decisão.
Em muitos casos, anunciar no Google Ads se torna uma das melhores formas em sazonalidades do seu produto ou serviço.
Caso não saiba realizar anúncios no Google Ads, confira como escolher uma agência de marketing digital no conteúdo que realizamos clicando aqui.
Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Somos uma agência de marketing digital focada, completamente, em Google Ads e possuímos profissionais com mais de 10 anos no mercado e que podem ajudar você a alavancar os seus resultados.