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Google Shopping para Lojas Físicas

Muitas pessoas fazem confusão achando que o Google Shopping é somente para lojas online e é aí que muitos se enganam.

O Google está sempre lançando funções novas para remover a diferença entre vendas online e offline. Hoje, o Google oferece soluções para conseguir visitas a seus estabelecimentos.

 

Como funciona o Google Shopping para Lojas Físicas?

Visto que as soluções estão cada vez mais omnichannel, o marketing digital tem focado bastante nas medidas online para serem realizadas no âmbito offline e esse são os casos das lojas físicas.

As pessoas pesquisam no buscador do Google (online) e vão visitar a loja física (offline) para que consiga ter o produto pesquisado a pronta entrega.

Hoje, o Google fornece algumas ferramentas de publicidade para ajudar os varejistas e elas estão inclusas no Google Ads.

Para ajudar os varejistas a obterem o máximo de proveito, são ferramentas que vão tentar trazer visitas para sua loja física.

O Google possui as seguintes formas para anunciar sua loja física através do Google Shopping:

 

  • Anúncios de inventário local

Os anúncios de inventário local são um formato de campanha local feito especialmente para varejistas offline.

O recurso deste formato permite exibir seus produtos e armazenar informações para compradores próximos que pesquisam no buscador do Google. Quando as pessoas clicam no seu anúncio que exiba o seu produto que está na loja física, eles são redirecionados para o seu website onde estão hospedados pelo Google ou na sua página de destino que atenda os requisitos necessários.

As pessoas usam a vitrine local para ver o inventário na loja, visualizar o horário de funcionamento das lojas, encontrar endereços dos seus estabelecimentos, etc. É a grande jogada do omnichannel. As pessoas pesquisam na internet e retiram na loja física para ter o produto a pronta entrega ao invés de esperar o produto ou ter de pagar frete para o recebimento.

A configuração é feita através do Merchant Center e do Google Ads. Além, é claro, de possuir uma conta no Google Meu Negócio.

Através do serviço do Google Meu Negócio, comerciantes físicos podem enviar informações sobre a localização de sua loja para o Google Maps e isso é importantíssimo para quem vende offline. Se você tem mais de uma loja física, é possível enviar as informações de todas as lojas de uma só vez.

Depois de feito o cadastro no Google Meu Negócio e realizado suas configurações, o próximo passo seria realizar a configuração do Merchant Center. Uma vez que você tenha criado e enviado o seu feed, o último passo para finalmente começar a anunciar é criar os anúncios de inventário local que será necessário ativar nas configurações de campanha do seu Google Shopping.

Selecione uma campanha no Shopping, vá para as configurações, selecione “Configurações adicionais” e marque a caixa “permitir anúncios para produtos vendidos em lojas locais”.

Se você vende tanto online quanto offline e, portanto, tem tanto um feed online e um feed de produtos locais, é necessário entender como o Google decide como seus anúncios são exibidos sejam eles anúncios de inventário local ou os simples anúncios da lista de produtos.

A resposta é que o Google vai decidir com base na localização física do usuário, monitorada através do GPS móvel e endereço de IP. Caso a pessoa que esteja pesquisando por produtos que você esteja perto o suficiente de uma das suas lojas, ele verá um anúncio de inventário local. Caso contrário, somente será mostrado um anúncio normal de Shopping.

No entando, se você só vender online, ele só verá um anúncio do Shopping. Se você só vender offline, ele verá um anúncio de inventário de produtos locais desde que a pessoa que está pesquisando esteja perto de uma das suas lojas.

 

  • Anúncios de catálogo local na Rede de Display

Esse formato de anúncios ficava disponível somente na propriedade do Google Shopping, mas recentemente o Google lançou esta mesma modalidade para ser exibida na Rede de Display, os quais basicamente mostram anúncios de inventário na Rede de Display do Google.

É um estilo de anúncio muito interessante visto que contribui para criar sua própria imagem de marca oriunda de uma inspiração visual realizada por este formato de anúncio.

O Google recomenda que você use este formato de anúncios de catálogo de produtos a fim de complementar as suas campanhas tradicionais impressas e isso vai incluir catálogos, panfletos e folhetos. Claro que divulgando desta forma, você terá um público extra com vantagens de poder medir estes anúncios por serem digitais.

 

  • Extensões de localização afiliada

Com as extensões de localização afiliada, fabricantes podem anunciar quais lojas físicas estão vendendo seus produtos atualmente. As pessoas irão ver apenas as lojas mais próximas da sua localização atual.

As pessoas também acessarão informações adicionais como fotos, horário de funcionamento, número de telefone e como chegar até o local da sua loja. Essas informações são retiradas do Google Meu Negócio.

Estas extensões já existem há algum tempo para a Rede de Pesquisa e para a Rede de Display e mais recentemente para o Youtube. Isso vai dar aos usuários uma oportunidade de compra por estar em mais propriedades que o Google faz parte além, é claro, de expandir mais a identidade da sua marca na web.

 

Conclusão

Essas são as formas de fazer Google Shopping para sua loja física!

O cenário do varejo virou 100% omnichannel, que significa o cliente passar do online para o offline a todo o momento. Isso faz com que as marcas tenham que se adequar a este comportamento. O Google fazendo isso, o cliente pesquisa na internet e recebe o atendimento offline da loja que está em destaque no Google.

Os anúncios do Google Shopping e do inventário local são soluções perfeitas de publicidade para os varejistas que não quiserem ficar para trás no espaço omnichannel e quiserem maximizar sua renda e aquisição de clientes mediante todos os canais disponíveis hoje em dia.

 

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