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Google Plataformas e sua importância

Resolvemos abordar esse tema devido ao incentivo de listagens gratuitas pelo Google e explicaremos um pouco deste incrível programa.

Como explicamos no conteúdo anterior, o Google liberou listagens gratuitas através do Google Plataformas para o Google Shopping.

Mas como de fato funciona o Google Plataformas?

Explicaremos um pouco desta incrível ferramenta no conteúdo de hoje.

Confira conosco até o final!

 

Google Plataformas: Como funciona?

O Google Plataformas é um programa onde suas ofertas de itens podem estar qualificadas para serem exibidas em listagens não pagas nos sites e redes do Google, como a guia Shopping, a Pesquisa, o Imagens, o Maps e o Lens.

Através deste programa, os usuários podem ver resultados de itens da sua loja em diversos sites e redes do Google como as já citadas.

Claro, cada país possuirá sua disponibilidade de listagem para exibição de acordo com as políticas de cada um e do Google como empresa.

Falando na empresa, é importante salientar que ela permite que você faça parte gratuitamente do índice da Pesquisa Google e os comerciantes que fazem parte do programa podem aparecer gratuitamente no Google Plataformas.

E como se faz para se qualificar?

Para se qualificar é necessário seguir as políticas de exibição de produtos no Google Plataformas e atender à pelo menos estes dois critérios:

  • Se você tiver uma marcação de dados estruturados no seu site, seus produtos serão exibidos automaticamente no Google plataformas sem participar diretamente do programa;
  • Se você enviar um feed por meio do Google Merchant Center, poderá participar do Google plataformas ao selecionar esse programa no Merchant Center.

Para conferir as políticas de exibição de produtos no Google Plataformas clique aqui.

 

Qualificando para listagens otimizadas da guia Shopping

É necessário seguir as políticas do Google Plataformas e dos anúncios do Shopping para conseguir usar as listagens otimizadas do Google Plataformas.

Clique aqui e saiba as políticas do Google Plataformas.

Clique aqui e saiba as políticas de anúncios do Shopping.

Com elas é possível visualizar seus resultados aprimorados na guia Shopping do Google.

A qualificação para esse recurso vai entrar em critério e ter como base o status da sua conta e a qualidades dos dados que foi fornecido ao Google.

Sempre forneça ao Google informações de alta qualidade e que irão garantir aos compradores uma excelente experiência como compradores e clientes.

Com isso, é possível influenciar positivamente sua qualificação, há várias maneiras de fazer isso.

Uma das formas é vincular sua conta do Merchant Center a uma plataforma de terceiros ou ative o programa Google Avaliações do Consumidor.

Clique aqui e saiba com mais detalhes sobre como vincular sua conta do Merchant Center a uma plataforma de terceiros.

Clique aqui e saiba mais como ativar o programa Google Avaliações do Consumidor.

Este tópico encerrarei com uma observação feita pelo próprio Google:

“A marcação de dados estruturados não é compatível com as listagens não pagas na guia “Shopping”. É necessário enviar um feed por meio do Google Merchant Center e atender aos requisitos extras de qualificação para que as listagens otimizadas apareçam nesses resultados. Se você já tem a marcação de dados estruturados no seu site e quer começar a usar os feeds no Google Merchant Center, comece pelos feeds automáticos.”

Saiba mais clicando aqui.

 

Dica para comerciantes

Para os comerciantes que enviam o feeds de seus produtos através do Google Merchant Center, se você enviá-los sem fazer parte do programa Google Plataformas, é bem provável que seus produtos não apareçam como listagens gratuitas do programa no Imagens e Pesquisa Google por falta de qualificação.

O Google ainda poderá usar e exibir alguns dados desse feed de produtos (por exemplo, títulos e imagens), inclusive para melhorar os serviços do Google.

Além disso, caso você já tenha enviado um feed de produtos ao Google, é muito provável que seus itens já estejam sendo exibidos em resultados de itens não pagos no Google Plataformas. É possível desativar isso a qualquer momento.

Se você não quiser que seus produtos apareçam gratuitamente nesse programa, o Google disponibiza algumas instruções e podem ser acessadas clicando aqui.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Somos uma agência de marketing digital focada completamente em Google Ads e possuímos profissionais com mais de 10 anos de experiência no mercado para ajudar a alavancar o seu negócio.

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