O Google está monitorando a web de websites que não são seguros para usuários do Google.
O que acontece quando seu site é hackeado ou atingido por um software malicioso? O que pode ser feito a respeito?
Confira este conteúdo e entenda de uma vez por todas!
Como o Google Ads relata um Software Malicioso?
Se você usa o Google Ads para promover seu site, sua conta do Google Ads pode ser suspensa se seu site for sinalizado como software malicioso.
Portanto, se o seu site for afetado por um software malicioso, o tráfego orgânico será atingido e o Google Ads pode não estar lá para salvá-lo.
O Google possui ferramentas que conseguem verificar regularmente se os sites que estão vinculados com anúncios no Google Ads estão detectando software malicioso. Os anúncios que estiverem distribuindo softwares maliciosos serão eliminados para proteger os usuários e a suspensão mínima será de três meses.
Quando um anúncio está com software malicioso, o Google geralmente notifica desta forma:
Após a remoção do software malicioso, é possível solicitar ao suporte do Google Ads uma revisão manual. Pois, muito provavelmente, as revisões automáticas continuarão reprovando seus anúncios que estão com software malicioso. O prazo para término da revisão pode ser de até 72 horas.
E como se remove um software malicioso que está instalado no seu site?
Isso é assunto para o próximo tópico!
Como remover um Software Malicioso do seu site?
Neste tópico, vamos abordar como você deve fazer para remover um software malicioso do seu site, siga as instruções abaixo:
- Clique no link “Mostrar detalhes” na mensagem de software malicioso no Search Console para obter mais informações sobre as páginas afetadas – baixe esses dados;
- Contate seu desenvolvedor web e provedor de hospedagem imediatamente para notificá-los sobre o problema e enviar todas as informações que você possui;
- Peça que examinem o problema com urgência e removam qualquer conteúdo malicioso do site;
- Revise a segurança do seu PC com um software antivírus – fazer alterações em seu site em um PC infectado pode danificá-lo;
- Atualize tudo – o software do seu site, quaisquer plug-ins que você instalou etc. para que você tenha as versões mais recentes;
- Altere todas as senhas relacionadas ao seu site;
- Trabalhe com sua equipe técnica para revisar a segurança do seu site para garantir que isso não aconteça novamente.
Ainda pode levar até 72 horas para que todas as mensagens de aviso sejam removidas e sua conta do Google Ads seja restabelecida (se afetada). Isso sem contar que o tráfego orgânico pode levar várias semanas para que ele se recupere completamente.
Resumindo, após resolver o problema, a “vida” do seu site voltará ao normal progressivamente e é necessário paciência para que tudo esteja normalizado.
O Google Search Console também notifica software malicioso?
O Google Search Console avalia continuamente seu site para saber se ele mostra comportamentos nocivos que podem prejudicar os usuários e visitantes que o acessam.
A missão do Google é garantir que seus usuários estejam protegidos contra sites hackeados, obscuros ou perigosos. O Google avalia tudo isso para que os seus usuários tenham a melhor experiência e segurança possível.
A palavra “malware” é uma contração da palavra “software malicioso” e é um software que foi projetado para roubar dados e fazer outras coisas desagradáveis.
Os tipos de malware ou software malicioso com os quais você pode estar familiarizado incluem vírus, cavalos de tróia, spywares, ransomware, adware e muito mais.
Se o Google Search Console identificar que seu site possui a presença de um malware ou software malicioso, ele avisará você.
Geralmente, a notificação aparece desta forma na ferramenta do Google Search Console:
Esta é uma das mensagens para a qual o Search Console emitirá um alerta, com os outros problemas detectados também incluindo: páginas enganosas, páginas hackeadas, downloads incomuns, downloads prejudiciais, links para downloads que sejam prejudiciais, recursos enganosos incorporados, malware, entre outros.
Estes avisos podem ser realizados de diversas formas e um deles é como está na imagem a seguir:
Se você vir este aviso em sua conta do Search Console, significa que seu site foi invadido. Por mais seguro que você possa pensar que seu site esteja, infelizmente não há 100% de garantia contra hackers.
Por que isso importa? Bem, como afirma na mensagem, até que o problema seja corrigido, seu site exibirá um aviso aos visitantes que tentarem acessá-lo, que será semelhante a este que mostramos na imagem acima.
Seu site também pode ser rotulado como potencialmente perigoso nas páginas de resultados no buscador do Google, com uma mensagem exibida abaixo de seu domínio informando “Este site pode danificar seu computador”.
Ele será exibido nos resultados do Google com o aviso:
Essas mensagens de aviso significam que o Google detectou algo suspeito em seu site, que provavelmente foi adicionado sem o seu conhecimento.
As causas comuns de malware ou software malicioso em seu site incluem: Uma falha de segurança, como plug-ins ou software desatualizados, senhas roubadas, permissões inseguras e anúncios fornecidos por uma rede de publicidade.
É compreensível que um aviso como o vermelho acima impediria qualquer pessoa de visitar seu site. Com isso, a maioria das pessoas clicaria instantaneamente no botão “Voltar à segurança” e abandonaria a visita em seu site. Isso pode gerar um grande impacto em seu tráfego.
Existem diversos dados de empresas que perderam mais de 20% do seu tráfego por exibir essas mensagens para seus usuários, portanto, é uma coisa que deve ser vista e revista com urgência.
Se seu tráfego cair devido a avisos como esses, suas conversões também cairão. Isso pode ser um grande problema para qualquer site, mas principalmente para sites de comércio eletrônico (e-commerce).
Caso queira ter segurança em seus anúncios e acompanhamento de perto de sua campanha, clique aqui e fale com um de nossos especialistas.
Somos uma agência focada completamente em Google Ads e possuímos profissionais com mais de 10 anos de experiência no mercado para ajudar a alavancar o seu negócio.