Muitas vezes nos deparamos, mesmo que sem perceber, diante do Índice de Qualidade do Google.
Como o Google trabalha com lances, muitas pessoas acreditam que para estar entre os primeiros anúncios é necessário ter um grande investimento.
Um grande investimento, de fato, é muito importante. Porém, o Google trabalha com relevância de anúncios.
A relevância é o quão importante é aquele anúncio para a experiência do usuário que faz a busca.
Para entender melhor como funciona o Índice de Qualidade do Google, nós decidimos criar um conteúdo especificando melhor do que se trata e do quão importante é para a criação do seu anúncio.
Então, vamos direto ao ponto!
O que é o Índice de Qualidade?
O Índice de Qualidade é uma avaliação do Google Ads, que varia entre 1 a 10, para determinar o quanto seus anúncios, palavras-chave e páginas de destino são relevantes para a experiência do usuário. Ou seja, ele avalia a qualidade.
Anúncios de melhor qualidade podem resultar em preços mais baixos e melhores posições de anúncio.
Respondendo a dúvida de muitos (como escrevi no início do texto), apesar do Google trabalhar com lance, não é necessariamente o lance mais alto que determinará o posicionamento do anúncio.
Isso se aplica também nas primeiras opções (onde as chances de clique são maiores).
O Índice de Qualidade foi criado para focar na relevância do anúncio e não para quem paga mais. Para você ter uma idéia, anúncios com CPC (custo por clique) menores podem aparecer na frente de anúncios com CPC maiores.
O peso do Índice de Qualidade é muito grande na hora de criar um anúncio.
Se o seu anúncio possuir um Índice de Qualidade baixo, ele pode deixar de ser exibido.
Por mais que o Google cobre da pessoa, ele valoriza a experiência do usuário. Isso explica porque certos anúncios, que tenham um Índice de Qualidade maior, possuam menores gastos em alguns casos.
O que é avaliado no Índice de Qualidade?
Muitas pessoas sabem a definição do que é o Índice de Qualidade, mas não sabem o que é avaliado pelo Google para que ele avalie seu anúncio.
Pensando nisso, nós da Goowords, selecionamos os tópicos que influenciam na qualidade do seu anúncio para falar com mais detalhes:
- CTR (Taxa de Cliques)
A Taxa de Cliques é avaliada pela porcentagem de quantas vezes seu anúncio foi exibido (impressão) versus a taxa de cliques realizados. Quanto mais baixa for a porcentagem, menor é o desempenho do anúncio.
Isso quer dizer que as pessoas estão vendo seu anúncio mas não estão clicando. O mesmo vale para o oposto.
Esse é um dos fatores mais importantes referente ao Índice de Qualidade já que está, totalmente, ligado a relevância do anúncio.
- Relevância do anúncio
O Google vai analisar se as palavras-chave escolhidas estão de acordo com o anúncio realizado.
Não adianta colocar palavras-chave que não estejam, totalmente, ligadas ao que quer dizer o anúncio. O Google valoriza muito a experiência do usuário.
As informações entre esses pontos precisam estar alinhadas entre as palavras-chave escolhidas para o anúncio e elas precisam bater exatamente com a página de destino.
- Página de destino
Aconselha-se escolher as mesmas palavras-chave dos anúncios para a página de destino. Valorizando assim a experiência e gerando um ponto positivo com o Google.
Não adianta investir tempo para criar aquele anúncio matador, mas sua página de destino não está compatível com uma boa experiência para o usuário.
Resumo: Como saber meu Índice de Qualidade na ferramenta do Google Ads?
Agora que você sabe toda a teoria de como funciona o Índice de Qualidade, vamos a parte da ferramenta. As informações a seguir foram tiradas do próprio Google:
- Para ver seu Índice de qualidade, adicione a coluna Índice de qualidade a um relatório na ferramenta do Google Ads.
- Ele é exibido em uma escala de 1 a 10 e inclui a taxa de cliques esperada, a Relevância do anúncio e a experiência na página de destino.
- Quanto mais relevantes forem seus anúncios e páginas de destino para o usuário, mais alto será o Índice de qualidade.
- O Índice de qualidade é uma estimativa agregada do seu desempenho geral nos leilões de anúncios e não é usado no momento do leilão para determinar a classificação do anúncio.
Resumindo, invista tempo e recursos para criar e melhorar a experiência do usuário. Quanto mais transparente, claro e direto for sua informação, maiores são as chances de você ter um bom Índice de Qualidade e isso pode gerar um menor CPC para você e maiores chances de conversão para o seu negócio.
Comece com uma meta de avaliação 6. Se sua nota for 6, já é uma boa média de anúncio, se for entre 7 e 10 já mostra que é um profissional experiente no assunto.
Caso queira melhorar o Índice de Qualidade do seu anúncio, entre em contato conosco. Somos uma agência 100% focada em Google Ads e contamos com profissionais que possuem 10 anos de experiência no mercado.