Segundo o Google, as regras automatizadas do Google Ads permitem que você faça alterações automaticamente na sua conta, com base nas configurações e condições que você escolheu.
Você pode alterar o status do anúncio, o orçamento, os lances e muito mais.
Por exemplo, se quiser aumentar seu lance de palavra-chave sempre que seus anúncios saírem da primeira página de resultados (a métrica de pos.média foi removida em setembro de 2019, hoje podemos ver através das porcentagens das impressões na primeira posição e na parte superior), defina uma regra para isso.
Além disso, você pode usar regras automatizadas para acionar e-mails sem fazer mais nada quando ocorrerem condições específicas.
As regras automatizadas ajudam a economizar tempo. Ela elimina, completamente, a necessidade de monitorar campanhas e de fazer alterações manuais frequentes.
O Google Ads veio para facilitar a vida do profissional de marketing fornecendo ferramentas automatizadas incríveis na mão de quem sabe utilizar, gerando facilidade e meios com que eu consiga criar uma campanha assertiva e de sucesso sem a necessidade de, frequentemente, fazer alterações.
Pensando dessa forma, criamos um conteúdo onde ensinamos você a utilizar as regras automatizadas e como acessar essa ferramenta no Google Ads.
Leia esse conteúdo até o fim!
Como acessar a ferramenta de Regras Automatizadas no Google Ads?
- Faça login na sua conta do Google Ads.
- Vá para as páginas Campanhas, Grupos de anúncios ou Palavras-chave.
- Clique no ícone de três pontos acima da tabela de estatísticas.
- Selecione Criar uma regra automatizada.
- Selecione Alterar orçamentos na lista suspensa “Tipo de regra”.
- Escolha em quais campanhas os orçamentos serão alterados: “Todas as campanhas ativadas”, “Todas as campanhas ativadas e pausadas” ou “Selecionar campanhas”.
- Na lista suspensa “Ação”, selecione Aumentar o orçamento. Você pode aumentar o orçamento em uma porcentagem ou em um valor específico. Se quiser garantir que o custo não exceda um determinado valor no período de faturamento, defina um limite de orçamento máximo opcional.
- Para adicionar uma condição, clique em + ADICIONAR em “Condição”.
- Defina a frequência da regra.
- Escolha os tipos de atualizações por e-mail que você gostaria de receber sobre as questões que afetam sua regra.
- Atribua um nome à regra.
- Clique em Visualizar para garantir que a regra foi configurada para ser executada como você quer. A visualização é apenas para fins de verificação e não faz alterações permanentes na sua conta.
- Quando terminar, clique em Salvar regra.
Fundamentos gerais para utilização das regras automatizadas
Neste tópico, abordaremos alguns fundamentos para ajudar você a não utilizar a ferramenta de maneira equivocada, gerando assim, uma má experiência com as regras automatizadas do Google Ads.
- Use os limites das regras automatizadas
Defina os limites para sua regra automatizada no Google Ads.
Não definir limites mínimos e máximos pode acabar prejudicando a campanha, visto que com limites máximos, pode acabar gerando um alto custo de CPC (custo por clique) e limites mínimos uma perda significativa de tráfego.
- Usar dados suficientes para tomar uma decisão fundamentada
Para garantir que as alterações sejam realizadas com base em dados suficientes, seria bom que você usasse um período longo o bastante.
Afinal, dados são sempre eficientes e nos dão certeza para tomar uma decisão assertiva e bem fundamentada.
- Visualização das regras automatizadas
Visualize suas regras antes de salvá-las para saber como elas afetarão sua campanha.
Dependendo de seus requisitos e suas configurações, é possível realizar alterações significativas em grande parte de sua conta. Sendo assim, é importante conferir com atenção.
- Fique sempre atento e faça testes
Experimente implementar uma regra com a frequência de “uma vez” para monitorar o impacto real.
De acordo com o funcionamento de suas regras, você poderá configurá-las para serem executadas de forma diária ou semanal.
Fazendo alguns testes pode acabar te ajudando em qualquer área de marketing e ainda mais nas regras automatizadas do Google Ads.
- Configure regras automatizadas de acordo com seu negócio
Fique atento durante as tendências do dia-a-dia e durante a semana como horários de pico, tráfego das horas, finais de semana pois podem ser diferentes dos tráfegos fora das horas.
Todos esses problemas podem ser solucionados com o uso de várias regras automatizadas em conjunto.
- Tome cuidado ao programar duas regras que afetam os mesmos itens
Não é recomendado programar várias regras ao mesmo tempo. Portanto, se suas regras estão sendo utilizadas em conjunto e estiver usando a mesma base de dados da sua campanha, nossa sugestão é que você sempre utilize as regras automatizadas em horários diferentes de acordo com a necessidade de cada uma.
Segundo o próprio suporte do Google, ele diz que se houver várias regras nas mesmas entidades que estão programadas ao mesmo tempo, o sistema do Google Ads fará o melhor para executar todas elas, mas poderão ocorrer alguns erros se alterações conflitantes forem feitas ao mesmo tempo.
Definir horários diferentes para as regras não só ajuda a evitar esses erros, mas também permite que você priorize suas regras. Assim, aquela que for programada antes será executada primeiro.
Qualquer dúvida em relação a gerenciar as suas campanhas no Ads, entre em contato conosco. Somos uma agência de marketing digital focada, totalmente, em Google Ads e possuímos profissionais com mais de 10 anos no mercado em prontidão para ajudar você com o seu negócio.