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Como segmentar por público-alvo no Google Ads?

É possível adicionar a segmentação por público-alvo a grupos de anúncios e alcançar pessoas com base em quem elas são, nos interesses delas, nos hábitos delas, no que estão procurando ativamente e como interagiram com sua empresa.

Esse tipo de segmentação pode melhorar o desempenho da sua campanha alcançando os usuários enquanto eles acessam sites, usam aplicativos ou assistem vídeos.

Neste artigo, vamos explicar como segmentar por público-alvo no Google Ads e entender como funciona essa configuração essencial.

 

O que é segmentação?

Antes de tudo, precisamos entender o que é segmentação no Google Ads.

Segmentação é toda aquela série de configurações para abranger ou restringir o seu anúncio.

Seu objetivo é estabelecer padrões para que seja anunciado, diretamente, ao perfil correto e que tenha interesse nos anúncios que você está oferecendo.

 

Como funciona a segmentação por público-alvo no Google Ads?

Para acessar o público-alvo na ferramenta, basta acessar o Google Ads, selecionar a conta e na coluna à esquerda você encontrará a opção público-alvo.

Nesta opção você pode segmentar a sua campanha de acordo com um grupo específico como descrito no início deste conteúdo.

Algumas observações sobre segmentar público-alvo, inclusive na rede de display:

Os públicos-alvo são grupos de pessoas com intenções, informações demográficas e interesses específicos, de acordo com estimativas do Google.

Ao adicionar um público-alvo a uma campanha ou grupo de anúncios, é possível escolher entre uma ampla variedade de categorias, como fãs de esportes e viagens, pessoas que pesquisam carros para comprar ou usuários específicos que acessaram seu site ou aplicativo.

O Google Ads mostrará anúncios para pessoas que provavelmente estão nas categorias selecionadas, de acordo com as informações que estão na base de dados do Google.

Na imagem abaixo, detalhamos de uma melhor forma possível quais são os diferentes tipos de público-alvo que podem ser usados para a segmentação das campanhas:

Repare que existem 4 tipos de campanhas e diversos tipos de públicos-alvo para cada uma das campanhas, com excessão do Hotel que só possui a segmentação de público-alvo no remarketing.

Porém é possível definir com amplitude à quem você quer atingir, fazendo com que seu anúncio seja maduro e exibido para a pessoa que esteja realmente interessada no que você tem a propor à ela.

Lembre-se que seu anúncio precisa ter algo de interessante; deve-se possuir um diferencial na hora do usuário clicar no seu criativo.

O Google Ads faz de tudo para te ajudar, pois caso não saiba quem é seu público-alvo, a ferramenta te dá diversas opções para lhe ajudar na hora de segmentar sua campanha.

 

Interesses do seu público-alvo

Este tópico vai servir como um guia para entender como funciona cada um dos tipos de público alvo, segundo informações do próprio Google.

Iremos explicar cada um dos tipos de público-alvo existentes na ferramenta do Google Ads para cada tipo de campanha realizada:

 

  • Informações demográficas detalhadas

Com as informações demográficas detalhadas, é possível alcançar segmentos amplos da população que compartilham traços comuns, como estudantes universitários, proprietários de residências ou pais de primeira viagem, etc.

Como adicionar públicos-alvo segmentados por informações demográficas detalhadas a uma campanha:

– Na Página de visão geral da sua campanha, clique em Públicos-alvo, no Menu de páginas.

– Clique no ícone de lápis.

– Em “Todos os públicos-alvo”, selecione Informações demográficas detalhadas.

– Em “Informações demográficas detalhadas”, clique no nome do grupo demográfico para abrir uma lista de dados específicos dele.

– Clique na caixa ao lado de cada uma das informações demográficas específicas para selecionar e adicioná-las à sua campanha.

– Repita as etapas até selecionar todas as informações demográficas que pretende incluir na campanha.

– Clique em Salvar para adicionar as informações escolhidas à campanha.

 

  • Público-alvo de afinidade

Com os públicos-alvo de afinidade, você pode alcançar pessoas usando uma imagem geral dos estilos de vida, paixões e hábitos delas.

Esses usuários demonstraram interesse em um tópico específico, permitindo que os anunciantes exibam ofertas e produtos relacionados.

Atualmente, todos os anunciantes do Google podem acessar públicos-alvo de afinidade nas campanhas das Redes de Pesquisa, Rede de Display, de Vídeo, do Shopping, do Gmail e do Display & Video 360.

 

  • Público-alvo de afinidade personalizada

Com os públicos-alvo de afinidade personalizada, os anunciantes podem criar públicos-alvo que são mais adequados às suas marcas em comparação com públicos-alvo de afinidade amplos, como na TV, segundo o Google.

Os públicos-alvo de afinidade personalizada são criados usando uma combinação de interesses inseridos como frases de palavra-chave; URLs para criar categorias de interesse com base no conteúdo do site.

Tipos de lugar em que as pessoas estão interessadas ou os estilos de vida e paixões delas; aplicativos de interesse de um cliente ideal também entram como combinação de interesses.

Isso não significa que seus anúncios serão exibidos nos aplicativos especificados, mas sim para usuários que tenham, nos próprios dispositivos móveis, aplicativos semelhantes.

Por exemplo, se você inserir o Google Fit, o Google Ads encontrará usuários que tenham aplicativos relacionados a atividades físicas, como o Samsung Health e derivados.

Em vez de alcançar o público-alvo de afinidade “Fãs de esportes”, uma empresa de tênis de corrida pode optar por segmentar “Fanáticos por maratonas”.

Com os públicos-alvo de afinidade personalizada, a empresa de tênis consegue definir melhor esse público-alvo por meio das seguintes ações:

– Inserir interesses como “5 km em São Paulo”, “atleta de triatlo” ou “corredor de longa distância”

– Usar URLs de sites com conteúdo sobre corrida, programas de treino, nutrição para maratonistas e outros tópicos relacionados a maratonas, o que é essencial para a construção de um público bem segmentado.

– Inserir lugares que possam interessar a maratonistas dedicados, como academias, lojas de artigos esportivos e supermercados que vendem alimentos naturais.

– Inserir na categoria “Saúde e condicionamento físico” aplicativos que possam interessar aos maratonistas dedicados, como o Google Fit e Samsung Health.

 

  • Eventos importantes

Os eventos importantes estão ligados diretamente com as campanhas de vídeo; interaja com usuários do Youtube próximo de grandes acontecimentos como mudança de endereço, formatura da faculdade ou casamento.

Se você souber quando esses momentos acontecerão, será possível personalizar a publicidade online para alcançar os usuários certos com as mensagens certas e no momento certo.

Assim como outros marcos na vida de uma pessoa, esses eventos importantes não ocorrem com tanta frequência e, por essa razão, podem alcançar públicos-alvo menores se comparados às afinidades.

No entanto, como podem estar relacionados a muitas decisões de compra, eles costumam ser maiores que as categorias no mercado que correspondem a uma única decisão de compra.

Por exemplo, alguém que está prestes a se mudar provavelmente comprará móveis novos, contratará serviços de mudança, fará hipotecas e precisará de outros itens relacionados durante os meses da mudança.

Estes eventos importantes podem ser uma grande oportunidade para gerar ótimos resultados em suas vendas caso trabalhe com este tipo de público.

Além de ser possível segmentar, é possível exibir seu anúncio somente para este público de evento em específico.

 

  • Público-alvo no mercado

Selecione um desses públicos-alvo para encontrar clientes que estão no mercado, ou seja, que estão pesquisando e considerando ativamente a compra de um produto ou serviço como o seu.

Esses públicos-alvo foram criados para anunciantes focados em receber conversões de prováveis compradores.

Os públicos-alvo no mercado podem melhorar o desempenho do remarketing e alcançar os consumidores que estiverem perto de fazer uma compra.

Entender o público-alvo no mercado é importante para que não haja equívocos na hora de criar este tipo de segmentação por público-alvo no mercado.

 

  • Público-alvo de intenção personalizada

Este é um tipo de segmentação por público-alvo que não está disponível para a rede de pesquisa e ajudam você a definir e alcançar diferentes tipos de usuários na Rede de Display e Youtube.

Na Rede de Display é possível segmentar automaticamente e alcançar usuários ideais de público-alvo.

No Youtube, é possível selecionar de 300 à 500 palavras-chave que o seu público usaria para uma pesquisa.

Nós aconselhamos o uso do Planejador de palavras-chave para que você veja o volume e lance mais utilizados nos termos de pesquisa neste âmbito, assim você pode ser mais assertivo em atingir a intenção real do seu usuário.

 

  • Remarketing

É possível alcançar pessoas que já interagiram com seus produtos e serviços, incluindo pessoas que já visitaram seu site, assistiram seu vídeo, usam seu app ou que preencheram algum formulário.

 

Conclusão

Para concluir, este foi um guia passo-a-passo para a compreensão de cada um dos tipos de segmentação de público-alvo que podemos fazer no Google Ads.

A ferramenta, por incrível que pareça, consegue atingir e mensurar seu público-alvo ideal e fazer com que seu anúncio seja eficiente para alcançar suas metas e objetivos.

Caso não saiba fazer, contrate uma agência de marketing digital focada em Google Ads para te assessorar, assim é possível criar um planejamento e o tipo de campanha ideal para o seu negócio.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco, somos uma agência de marketing digital com foco 100% em Google Ads e contamos com profissionais que possuem mais de 10 anos de experiência no mercado.

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Uma resposta

  1. Faz mais de um mês que não consigo adicionar meus grupos de afinidade personalidada. Eu clico e só aparece aa opção de excluir e não aparece a opção “Adicionar a grupo de anúncios”.
    Como resolvo isso???

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