Uma das coisas mais legais do Google Ads é que ele te permite criar diversas formas de links patrocinados de acordo com o teu público-alvo.
Isso, com certeza, irá influenciar em como atingir a mensagem certa, no local certo e na hora certa, que é uma das premissas principais do marketing e publicidade online.
Existem diversas opções, então é possível anunciar através da rede de pesquisa, da rede de display, no Youtube e até via mobile através do Google Ads.
Basta entender em qual meio o seu público-alvo se encontra e onde há um volume maior de concentração desta variável.
Se a mensagem estiver no local correto e na hora certa a possibilidade de conversão deste anúncio é muito grande.
Pensando em tudo isso, decidimos criar para vocês um conteúdo sobre as segmentações de canais no Google Ads que usamos para segmentar nossa mensagem na rede de display.
Fiquem atentos e confiram esse conteúdo até o final!
Quais opções de segmentação de canais possuo na Rede de Display?
Antes de entender como funciona a segmentação na rede de display se pergunte: “Quem é o meu cliente?”, “O que o meu cliente procura?” e “Qual o seu interesse?”
Estas perguntas respondidas te darão uma ideia de segmentação mais assertiva.
Na rede de display possuímos três tipos de segmentação através do Google Ads. São elas:
- Segmentação Contextual
- Segmentação por público-alvo
- Segmentação por canal gerenciado
Cada uma dessas opções de segmentação possui suas particularidades, então vamos aproveitar para falar de cada uma delas, vamos lá!
Segmentação Contextual
Este tipo de segmentação se aplica ao contexto que é exibido no site de acordo com o produto desejado a ser anunciado.
Por exemplo, se você está falando de móveis planejados, seria legal anunciar em um contexto que fale sobre este tipo de assunto, decorações, etc.
Não adianta anunciar móveis planejados em um contexto que fale de tecnologia, por exemplo. Você só vai acabar esgotando seu orçamento e não vai gerar resultados positivos, pois não é esse o foco de interesse do público.
Atenção neste ponto é essencial, pois nem sempre quantidade significa qualidade!
Dentro deste tipo de segmentação ainda existem duas opções: São elas as opções por tópicos ou palavras-chave. Vamos explicar cada uma delas mais abaixo:
Por tópicos: Este tipo de segmentação é bem parecido com os de palavras-chave, porém você irá utilizar um filtro que informará a categoria desejada. Dentre as categorias existirá uma infinidade de opções como móveis, automóveis, eletrônicos, moda, etc. Escolha a melhor categoria para o seu anúncio e com base nisso ele será exibido.
Por palavras-chave: A segmentação de palavra-chave é muito parecido com a forma de ranqueamento de conteúdos no Google. O seu anúncio será exibido por qualquer palavra-chave ou termo de pesquisa que se assemelha ao procurado.
Segmentação por público-alvo
Essa opção não permite que possa ser escolhido manualmente onde seu anúncio será exibido. Portanto é necessário muita atenção antes de escolher esta opção de segmentação.
É necessário um bom conhecimento à respeito do seu público; é necessário que você já tenha, também, o perfil de seus clientes para que seja possível conhecer o comportamento dele dentro da rede.
Sem esses conhecimentos será difícil alcançar o resultado almejado!
Dentro deste tipo de segmentação ainda existem quatro opções que a plataforma oferece: informações demográficas, público-alvo, remarketing e categorias de interesse.
Vamos explicar cada uma delas abaixo:
Informações demográficas: Essa configuração permite que seu anúncio seja exibido para um grupo específico de pessoas baseado no sexo, na idade, nas informações socioeconômicas e até mesmo na localidade. Todas essas funções fazem com que haja um filtro muito mais eficiente, onde podem gerar um maior número de conversões.
Público-alvo: Essa opção permite que você escolha um público mais adequado para os seus anúncios. Por exemplo, na opção público-alvo por afinidade é possível apenas para pessoas que tenham demonstrado algum interesse por sua marca. Existe, também, a opção para selecionar público-alvo no mercado que é direcionado para clientes que já compram de você de forma recorrente.
Remarketing: Está é uma das melhores opções a serem escolhidas. Além de um alcance abrangente, é uma ferramenta sensacional. Faz com que seu anúncio seja exibido para as pessoas que tiveram contato com sua marca alguma vez na rede. Ela salva um cookie que fica no cache do usuário por um tempo pré-determinado fazendo com que seus anúncios sejam exibidos em outros sites da rede de display; isso possibilita uma maior visibilidade e autoridade da sua marca.
Categorias de interesse: Esta opção é um tipo de segmentação feito por semelhança, ou seja, o anúncio será exibido para usuários que acessar conteúdos que se parecem com os seus. O ponto de interesse desta opção é que ela seleciona os conteúdos por categoria e não por interesse; o que fará com que o anúncio seja exibido, independentemente, do tópico da página.
Vale lembrar que é importante ter um breve conhecimento do comportamento do seu público-alvo e, se possível, fazer alguns testes para entender o comportamento do seu anúncio.
Isso porque seu anúncio será direcionado para um público segmentado e reduzido, então se você não mostrar algo do interesse deles, pode correr o risco de não ocorrer conversão.
Segmentação por canal gerenciado
Essa opção de segmentação por canal gerenciado é uma das mais fáceis de serem entendidas dos tipos existentes na rede de display.
Ela permite que você consiga definir quais canais que você deseja que seus anúncios sejam exibidos, quais são aqueles websites que tem lhe trazido melhores resultados.
Se você tem algum conhecimento sobre o seu público-alvo e sabe que ele usa bastante alguma categoria de site ou aplicativo, existe uma opção de escolher quais aplicativos ou sites que seu anúncio poderá ser exibido.
Isso vai depender do conhecimento do seu público-alvo, conforme descrito anteriormente.
É possível, também, realizar o bloqueio de websites inválidos, aqueles que não trazem tráfegos qualificados que acabam consumindo toda a sua verba em vez de realizar conversões.
Se é a primeira vez que está fazendo sua campanha de links patrocinados ou se você ainda é leigo para criar esse tipo de campanha na rede de display, você pode contratar uma agência de marketing digital focada, totalmente, em Google Ads para te assessorar.
Pois é possível, junto da agência, estudar um pouco mais o seu público-alvo e os comportamentos que ele possui na internet.
É necessário bastante cautela antes de criar seu anúncio na rede de display para que não haja consumo insatisfatório sem retorno algum sobre seu investimento.
Quaisquer dúvidas para criar seu anúncio na Rede de Display, entre em contato conosco. Somos uma agência de marketing digital focada, completamente, em Google Ads e possuímos profissionais com mais de 10 anos de experiência no mercado.
Respostas de 2
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