A publicidade PPC pode parecer um mundo assustador para se aventurar – afinal, você está gastando dólares preciosos. Mas o fato é que você precisa gastar dinheiro para ganhar dinheiro, e a boa notícia é que as plataformas digitais nos fornecem toneladas de dados para trabalhar, para que possamos identificar o que vale a pena, o que não vale e como obter mais para cada dólar que gastamos.
No caso do Google Ads, temos muitas métricas para nos ajudar, e uma das mais importantes quando se trata de custos é o custo por lead. Continue lendo para saber o que é e como você pode reduzir seu custo por lead para ter certeza de que está ganhando dinheiro com o dinheiro que gasta.
O que é custo por lead?
O custo por lead é uma métrica de PPC que informa quanto custa para você gerar uma conversão a partir de seus anúncios.
Uma conversão é qualquer ação que você deseja que os usuários realizem em seu anúncio, seja agendar uma consulta, baixar um guia, enviar um formulário de contato, fazer uma compra ou qualquer outra coisa. Por isso, faz sentido que o custo por lead também seja conhecido como custo por ação ou custo por conversão.
A fórmula de custo por lead é custo/conversões. Se você gastar R$ 500 em uma campanha e obtiver 50 conversões, seu CPL (Custo por Lead) será de R$ 10.
Dada essa fórmula, reduzir seu CPA significa descobrir onde você pode aumentar as conversões e/ou diminuir os custos. Mas não é exatamente tão preto no branco.
Em primeiro lugar, qualquer conta do Google Ads provavelmente tem várias campanhas e várias palavras-chave, cada uma variando em quanto valor uma conversão agrega ao seu negócio.
Depois, há outros fatores, como a maturidade de suas campanhas e os esforços de otimização da taxa de conversão, seu orçamento geral e os recursos que você possui.
Como resultado, reduzir seu CPL provavelmente será uma combinação de ações realizadas em uma combinação de campanhas em sua conta. Vamos dar uma olhada.
O que é um bom custo por lead?
O que constitui um custo por lead “bom” varia muito, dependendo do setor em que você atua. Por exemplo, o CPL médio para os setores de móveis, carreira/emprego, jurídico e serviços comerciais é superior a US$ 70, enquanto para reparo, serviço automotivo, animais, pets, custa menos de $20.
Além disso, em sua conta, você pode ver diferentes CPLs para diferentes palavras-chave e campanhas, pois algumas ofertas são de maior valor do que outras.
Como reduzir custo por lead no Google Ads
Como acabei de mencionar, não existe uma fórmula prescritiva para reduzir seu custo por lead que funcione para todas as contas. Sim, é uma questão de aumentar as conversões e/ou diminuir os custos, mas existem várias maneiras de fazer cada uma delas. Nós vamos passar por eles agora.
Dica #1: Verifique suas campanhas “limitadas pelo orçamento”
Uma maneira de reduzir seus custos é diminuindo seus lances, e isso se resume a suas campanhas “limitadas pelo orçamento”.
“Limitado pelo orçamento” é um status de campanha no Google Ads que significa que seus lances são altos o suficiente para qualificá-lo para participar de um determinado número de leilões, mas você não tem orçamento para aparecer em tantos leilões.
Para campanhas com esse status, você pode:
- Aumente o orçamento: Se esta for uma campanha de alto valor e você puder pagar, poderá aumentar seu orçamento. Isso pode levar a mais conversões, mas lembre-se de que, se seus gastos aumentarem mais do que suas conversões, seu CPL não mudará.
- Reduza seus lances: Isso fará com que você participe de leilões mais baratos, o que lhe renderá cliques mais baratos em posições de anúncio mais baixas. Fique de olho no seu volume de conversão. Se seus lances mais baixos reduzirem seu CPA em 30%, mas também reduzirem sua posição média e reduzirem seu volume de conversão em 50%, não vale a pena.
- Use a coluna “Pesquisar parcela de impressões perdidas (orçamento)” (também conhecida como parcela de impressões perdidas para o orçamento) e a coluna “Lance estimado de primeira página” para ver o quão limitada pelo orçamento uma campanha está e quão alto você precisa para manter seu lance.
Se uma de suas campanhas de CPL mais altas não for limitada pelo orçamento, mas for uma campanha de alto valor, você pode procurar lances/orçamentos mais baixos em campanhas de valor mais baixo para reduzir seu CPL geral em sua conta.
Dica #2: Amplie seu Índice de qualidade
Um lance mais baixo pode reduzir seu custo por clique, o que, por sua vez, reduz seu CPL geral. Mas como você pode ganhar o leilão do Google Ads com um lance menor? Com um alto Índice de Qualidade. A maneira como o leilão do Google Ads funciona é que o Google recompensa anúncios de qualidade com custos por clique mais baixos.
Para melhorar seu Índice de qualidade, você precisa entender seus três componentes:
- Taxa de cliques esperada: use nossas dicas para melhorar sua CTR, como usar extensões de anúncio, personalizadores de anúncios e melhorar a cópia do anúncio, o que elevará sua CTR esperada.
- Experiência da página de destino: falaremos mais sobre páginas de destino mais adiante, mas a ideia principal aqui é garantir que sejam confiáveis e úteis para as pessoas que clicam em seu anúncio. Siga nossas dicas sobre como diminuir seu CPC com a otimização da página de destino.
- Relevância do anúncio: isso significa garantir que haja um alinhamento perfeito entre suas palavras-chave e seus anúncios e páginas de destino associados. Mais dicas sobre isso a seguir.
Dica #3: Aperte a estrutura da sua conta
A estrutura da sua conta refere-se à maneira como você organiza suas palavras-chave e anúncios em grupos de anúncios e, em seguida, esses grupos de anúncios em campanhas. Uma estrutura de conta adequada é importante para reduzir o CPA de algumas maneiras:
- Grupos de anúncios com um único tema garantirão que suas palavras-chave, anúncios e páginas de destino estejam bem alinhados, melhorando a relevância e, portanto, também o Índice de qualidade.
- As estratégias de lances automáticos são definidas no nível da campanha, portanto, com a organização certa, você garante que está fornecendo ao Google os dados adequados e consistentes de que ele precisa para otimizar seus lances e manter seus custos sob controle.
- Como os orçamentos são definidos no nível da campanha, você pode distribuí-los com mais facilidade quando suas campanhas são organizadas adequadamente (por exemplo, seguindo a dica nº 1).
- Quando suas palavras-chave são reunidas em grupos de anúncios temáticos, você pode detectar mais facilmente os padrões CPL e distribuir seu orçamento de acordo com o desempenho das palavras-chave nesses grupos de anúncios.
Dica #4: Ajuste seus lances
Dê uma olhada em suas campanhas e certifique-se de que não está vazando nenhum gasto em configurações ou segmentação de campanha. Se você estiver usando lances manuais ou de CPC otimizado, poderá fazer ajustes de lance com base em:
- Dispositivo: Desktop, celular, tablet, etc.
- Demográfico: Idade, sexo, localização, etc.
- Público-alvo: dados demográficos detalhados, no mercado, afinidade, segmentos personalizados, etc.
- Redes: rede de pesquisa, exibição ou parceira.
- Hora do dia: dependendo da sua programação de anúncios.
Se uma determinada hora do dia, rede, local ou dispositivo estiver atrasada nas taxas de conversão, exclua esses segmentos ou ajuste seus lances de acordo.
Dica #5: …ou seus alvos
Se você estiver usando uma estratégia de lances automáticos, sua capacidade de ajustar lances é muito mais limitada, mas você pode ajustar suas metas. Por exemplo, se você estiver usando a estratégia de lances Máximo de conversões, poderá definir um CPA desejado (tCPA).
Se você sabe quanto custa uma conversão para ser lucrativa, definir um CPA desejado é uma ótima maneira de controlar os custos.
Apenas certifique-se de definir uma meta realista: Se você definir uma meta muito baixa, o Google poderá ter dificuldade em encontrar leilões que atendam a essas condições. Isso pode resultar em menos impressões, o que pode levar a menos cliques e, eventualmente, menos conversões, o que aumentará seu CPL.
Dica #6: Limpe suas palavras-chave
Conforme mencionado na dica nº 3, ter uma estrutura de conta ideal permite que você detecte mais facilmente padrões no desempenho de palavras-chave. Aqui estão alguns dos padrões a serem observados e que ação você pode tomar para diminuir seu CPL.
- Alimente suas palavras-chave de alto desempenho: encontre palavras-chave com baixo custo por clique e altas taxas de conversão e aloque mais orçamento para essas campanhas.
- Mantenha uma lista de palavras-chave negativas: Use o relatório de termos de pesquisa e procure palavras-chave que tenham: Muitos cliques, mas poucas/nenhuma conversão. Pelo menos 3 conversões, mas um CPA bem acima de sua meta (3 a 4 vezes maior). Contagem de impressões decente, mas baixa taxa de cliques.
- Pausar palavras-chave: Você também pode pausar as palavras-chave com CPAs duas vezes maiores que a média de sua conta. Você pode removê-los, mas também pode pausá-los para preservar os dados históricos.
- Certifique-se de que o volume de palavras-chave seja suficiente: Melhorar o Índice de qualidade de suas palavras-chave é muito bom, mas isso não afetará seus números de CPL se suas palavras-chave de alto QS tiverem um volume superbaixo.
Dica #7: Enfeite suas Landing Pages
Se você está segmentando o público certo com anúncios e landing pages super relevantes, mas não está obtendo conversões, pode ser necessário otimizá-la. Afinal, você pode ter práticas recomendadas para ela que atendem aos requisitos do Índice de qualidade – relevantes, úteis, carregam rapidamente – mas também têm espaço para melhorias. Há uma série de opções que você pode testar e otimizar, incluindo:
- Formulários: número de campos de formulário, texto de espaço reservado, CTA do botão de formulário.
- Botões: Cores, idioma, número de botões.
- Copy: Enquadramento emocional, tamanho e cores do texto, depoimentos, conteúdo dinâmico.
- Imagens: rostos com depoimentos, capturas de tela da plataforma, com carga positiva ou negativa.
- Recursos adicionais: conteúdo dinâmico, chat ao vivo, vídeo.
Para saber mais sobre Landing Pages, clique aqui.
Dica #8: Organize seu rastreamento de conversão
A última estratégia para diminuir seu custo por lead no Google Ads é garantir que seu acompanhamento de conversões esteja em boas condições. Que significa:
- Configure-o em primeiro lugar: É necessária a configuração do rastreamento de conversão para garantir que você tenha todos os seus patos em uma fileira.
- Cuide dos bloqueios: Talvez você tenha configurado, mas está vendo lacunas nos dados. Veja se você está preso em algum desses problemas de rastreamento de conversão.
- Configure o acompanhamento de conversões off-line: Sincronizar seu CRM com o Google Ads pode ajudar você a obter uma visão mais abrangente de quais palavras-chave e critérios de segmentação geram as conversões mais econômicas. Você também pode segmentar de forma mais definida. O Google oferece suporte na página de ajuda sobre rastreamento de conversão off-line. Assim você consegue verificar quais são suas opções.
- Defina os valores de conversão independentemente: Certifique-se de definir valores de conversão, independentemente de estar usando uma estratégia de lances com base em valor. Isso permitirá que o Google colete os dados caso você decida seguir esse caminho. Além disso, você terá uma visão melhor do desempenho geral da sua conta. Veja como definir valores de conversão, mesmo que você não seja um e-commerce.
Use estas dicas para reduzir seu custo por lead no Google Ads
Como você pode ver, reduzir seu custo por lead no Google Ads não se resume apenas a uma ação ou campanha específica, mas sim a uma combinação de ajustes em toda a sua conta, dependendo de quais campanhas têm mais valor, têm espaço para crescer, ou espaço para melhorias. Dê uma olhada em suas campanhas e veja quais estratégias fazem mais sentido para sua conta.
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