A plataforma do Google Ads oferece várias maneiras de personalizar e, assim, melhorar seus resultados em alcançar novos clientes através de campanhas publicitárias. Nós, como agência de Google Ads, costumamos focar neste objetivo para solucionar os problemas de nossos clientes.
Para muitos, ter tantas opções é a única maneira de garantir que todas as campanhas estejam focadas no objetivo certo. Mas essa quantidade de detalhes pode ser esmagadora, o que pode levar a erros ou estratégias abaixo do ideal.
Neste post, mostraremos como melhorar seus resultados no Google Ads e ajudaremos você a se armar com as informações necessárias para corrigir os erros mais costumeiros que cometemos.
7 erros do Google Ads que você deve evitar para melhorar meus resultados
Aqui estão os sete erros do Google Ads que abordarei neste post:
- Melhorar meus resultados deixando de utilizar as ações de conversões erradas
- Melhorar meus resultados utilizando Lances Inteligentes com a meta errada
- Recomendações de aplicação automática
- Usando apenas palavras-chave de correspondência ampla
- Negligenciar palavras-chave negativas
- Não ter uma estratégia de teste de texto do anúncio
- Subfinanciamento de suas campanhas
Erro nº 1: Melhorar meus resultados deixando de utilizar as ações de conversões erradas
Todos estamos utilizando campanhas no Google Ads por um motivo: ajudar nosso negócio a obter mais vendas e/ou atenção.
O rastreamento de conversões nos permite medir os resultados desejados através de métricas para rastrear ações que os usuários realizam em nosso site. Porém, essa descrição para medir as conversões fica confusa para alguns.
Embora possa ser um resultado desejado em direcionar o tráfego para seu site, isso não significa que cada visualização de página deva ser uma conversão. Esses podem ser facilmente rastreados com métricas existentes, como cliques no Google Ads ou visualizações de página no Google Analytics.
Em vez disso, as ações de conversão devem ser tratadas como ações de maior valor que alguém pode realizar, como preencher um formulário ou fazer uma compra.
Muitas vezes, vejo contas com muitas conversões para visualização de página, mas que na verdade não estão realizando nenhuma venda.
Seja mais específico com suas ações de conversão. Escolha apenas as metas que impulsionarão seus negócios para que você saiba que suas campanhas estão sendo otimizadas para uma ação correta.
Erro nº2: Melhorar meus resultados utilizando os Lances Inteligentes com as metas erradas
Para agravar o problema de contar visualizações de página como conversões no Google Ads, muitas vezes vejo essas mesmas contas usando estratégias de Lances inteligentes com foco em “conversões”. Você consegue entender o problema?
O Google tem muitos tipos diferentes de estratégias de Lances inteligentes disponíveis que podem ajudar você a atingir suas metas. Caso queira saber mais sobre as estratégias de lance do Google Ads, escrevemos um conteúdo sobre e pode ser acessado clicando aqui.
Mas quando você combina lances automáticos focados em conversões com uma conta que está usando as visualizações de página como conversão, você fica com uma conta que será bastante eficiente em fazer com que os usuários cliquem em seus anúncios (custando dinheiro) e acessem seu site. Porém, isso não gerará vendas de fato.
Por outro lado, existem algumas limitações quando se trata de lances automáticos e otimização de conversões.
Se você tiver uma média de 7 a 10 conversões por semana, ou seja, mais de uma por dia, os lances automáticos com foco na conversão (como Maximizar conversões, Valor máximo de conversão ou tCPA) podem ser uma boa opção para você.
Se o seu volume for inferior a isso, você pode testar várias estratégias de lances diferentes e ver o desempenho de cada uma. Eu começaria com Maximizar conversões, mas estaria aberto a mudar para Maximizar cliques ou CPC otimizado com revisões regulares de lances para focar no desempenho.
Erro nº 3: Aplicação automática de recomendações
Nos últimos anos, o Google Ads faz recomendações diretamente na plataforma para tentar ajudar os anunciantes a otimizar suas campanhas.
Embora algumas sugestões sejam úteis e possam ajudá-lo a atingir suas metas, vale a pena observar que a maioria é baseada em “práticas recomendadas” em uma ampla variedade de contas e não leva necessariamente em consideração suas metas específicas.
Sempre revisamos as recomendações dadas, paro de entregar os controles ao Google e permitir que eles apliquem automaticamente suas recomendações em nossas contas.
São muitas mudanças que o Google pode fazer em seu nome sem pedir a você. Mas somente se você optar por essas alterações automatizadas.
Como agência Google Ads, sugerimos manter essas recomendações automatizadas desativadas, mas definir uma cadência mensal para fazer login em sua conta do Google Ads para analisar especificamente as sugestões fornecidas pelo Google. Você pode descartar qualquer recomendação que não faça sentido para você. É interessante revisar e aplicar os que fazem. Mas de qualquer forma, você será o único no banco do motorista, não o Google.
Erro nº 4: Usar apenas palavras-chave de correspondência ampla
O Google Ads tem três tipos de correspondência de palavras-chave disponíveis: exata, de frase e ampla. Embora os nomes possam não estar tão intimamente ligados às suas aplicações exatas como costumavam ser, ainda é verdade que amplo é o tipo de correspondência mais amplo. Isso significa que seus anúncios serão qualificados para exibição e, portanto, qualificados para um clique dos usuários em uma variedade maior de consultas do que exatas ou de frase.
Embora existam certamente cenários em que as palavras-chave de correspondência ampla podem ser valiosas, elas são mais bem utilizadas em um número limitado de cenários. A correspondência ampla pode ser adequada para você se:
- Sua conta está gerando bons resultados, mas você está tendo problemas para dimensionar com termos exatos e de frase.
- Você tem altas contagens de conversão e pode aproveitar a correspondência ampla com o Lances inteligentes.
- Você está usando listas de remarketing para anúncios da Rede de Pesquisa (RLSA) e se concentra em um conjunto de usuários conhecidos.
Embora esta lista não seja exaustiva, ela esclarece uma coisa: se você não focar suas palavras-chave de correspondência ampla de uma maneira (com um bom desempenho anterior, muitos dados de conversão ou públicos-alvo), esses tipos de correspondência podem realmente ficar descontrolados e corresponder para consultas para as quais você não tem correspondência de negócios. O que nos leva ao nosso próximo erro.
Erro nº 5: Não adicionar palavras-chave negativas
Independentemente dos tipos de correspondência que suas palavras-chave usam, é provável que você corresponda a consultas que não são adequadas para sua empresa.
Você pode informar ao Google que não deseja que seu anúncio seja acionado para essas pesquisas adicionando palavras-chave negativas. Um exemplo rápido para ilustrar. Você está vendendo camisetas e alguém procura por “camisetas grátis”. Se suas camisetas não forem gratuitas (o que espero que não sejam), você provavelmente precisará adicionar “grátis” como uma palavra-chave negativa à sua campanha para que seu anúncio não seja exibido para pessoas que procuram itens gratuitos.
Com muita frequência, vejo contas com zero palavras-chave negativas adicionadas. Isso já é um erro, mas quando combinado com a execução apenas de palavras-chave de correspondência ampla, você pode acabar gastando muito dinheiro muito rapidamente em termos que não têm chance de conversão. Isso não é nada bom!
Adicione as palavras-chave negativas mais óbvias para começar e, em seguida, use o relatório de termos de pesquisa no Google Ads para revisar suas consultas de pesquisa em sua conta do Google Ads.
Erro nº 6: Nenhuma estratégia de teste de texto do anúncio
A copy do anúncio é muito importante para criar uma sinopse do produto ou serviço. Ele não vai dizer muito do que gostaríamos de dizer sobre nossas ofertas, mas o formato foi projetado para ser rapidamente digerível. Também garante que todos os anunciantes tenham a mesma oportunidade de causar impacto. Porém, o desafio é conseguir vender em poucas palavras.
Com todas as coisas que gostaríamos de adicionar ao texto do anúncio, existem muitas variantes de anúncio diferentes que podemos criar.
Os anúncios de pesquisa responsivos ajudam um pouco nisso, pois permitem que você adicione vários títulos e descrições diferentes para testar em combinação entre si. Mas a rigor, algumas variantes podem se concentrar em nossa qualidade, outras em como nossos preços superam nossos concorrentes e outras ainda podem se concentrar mais nos benefícios que você obterá ao escolher nossa solução. Com todas essas opções, fica difícil escolher para onde ir.
Isso é parte do problema.
Muitas contas em que analisamos pela primeira vez apresentam um dos dois erros de copy do Google Ads:
- Há um anúncio por grupo de anúncios, o que significa que apenas uma mensagem está sendo enviada aos usuários.
- Há cinco ou mais variantes ativas (já vi até 20) no mesmo grupo de anúncios, segmentando o tráfego em um grande número de opções.
Ambos têm suas próprias falhas, mas a solução é ter uma cadência regular de teste de anúncios em suas contas. Isso com certeza irá melhorar seus resultados!
Uma rotina fácil de seguir que ajudará você a implementar uma estratégia de teste adequada e manter sua conta avançando:
- Tenha de 2 a 4 variantes de anúncio ativas em cada grupo de anúncios.
- Deixe-os correr um contra o outro por um período de tempo para que cada um tenha uma boa quantidade de dados. (Isso varia de acordo com as contas, mas um mês é uma regra prática decente).
- Pause as variantes com baixo desempenho e, em seguida, escreva novas variantes para substituí-las, sempre garantindo que você tenha de 2 a 4 variantes ativas no grupo de anúncios.
Ao testar mais variantes, você descobrirá o que funciona bem para suas contas e o que não funciona.
Talvez algumas mensagens funcionem para algumas palavras-chave, mas não para outras. Há um tesouro de informações que você pode coletar simplesmente seguindo uma estratégia básica de teste de anúncios.
Erro nº 7: Subfinanciar suas campanhas
Nossa última sugestão vai parecer que estamos dizendo para você gastar mais, e talvez esse seja o caso de alguns de vocês.
Para outros, queremos que você consolide a estrutura ou as configurações de sua campanha para garantir pelo menos alguns insights e desempenho pelo dinheiro que está gastando.
Encontramos muitas contas que se enquadram nesse tipo de cenário: os CPCs médios são de mais de R$10, a conta tem muitas palavras-chave de alta qualidade e todas estão bem focadas, mas o orçamento diário é distribuído por 5 a 10 campanhas, cada recebendo apenas R$ 5/dia. Nem mesmo o suficiente para cobrir um clique.
Quando você não tem um orçamento diário alto o suficiente, o Google fica paralisado para alcançar o desempenho necessário para validar o investimento que está realizando.
Se você está tão sem dinheiro que tem orçamentos muito baixos, há muitas maneiras de economizar dinheiro no Google Ads enquanto mantém suas armas.
Escolha a campanha ou o conjunto de palavras-chave que você acha que terá o melhor desempenho, desative todas as outras e desvie todo o seu orçamento para esse grupo. Deixe-o funcionar por um tempo e avalie o desempenho. Se você está vendo resultados, continue. Caso contrário, pause esse grupo e passe para o próximo.
Melhorando meus resultados evitando estes erros no Google Ads
É comum ficar sobrecarregado na plataforma do Google Ads. Embora todas as alavancas sejam ótimas para pessoas que passam o dia trabalhando gerenciando campanhas, pode ser difícil acompanhar aqueles que têm muitas outras decisões em relação ao próprio negócio que tem de tomar.
Espero que esta lista de erros comuns o ajude a identificar rapidamente o que deve ser feito e que você possa escolher a melhor solução para sua conta e que isso o faça garantir que seus fundos estejam causando o maior impacto possível.
Caso não saiba como fazer tudo isso e precise de alguém para realizar esse serviço para você, nos contate clicando aqui e fale com um de nossos especialistas.
A GooWords é um agência Google Ads que possui o selo Google Partner e pode ajudar a melhorar seus resultados.