Para possuir entrada de dinheiro dentro da empresa, é necessário vender, afinal, esse é o centro da vida dela.
Hoje, na internet, a ferramenta que gera maior oportunidade de negócio é o Google Ads e todos que anunciam na web sabem disso.
Porém, nem todo o cliente está no fundo do funil e sim em seu topo, pois nem sempre ele está procurando por seu produto ou serviço. Portanto, a melhor estratégia para quando isso acontecer é gerar leads com o Google Ads para que estes que não procuram seu produto ou serviço tornem-se seus futuros clientes.
É aqui que esclarecemos a dúvida de que vender ou gerar leads possuem significados diferentes, pois é exatamente por esta razão que nem todo anúncio possui a venda como objetivo final.
Se você pensa ou pensava dessa forma, desconstrua essa ideia para que não haja frustrações. Em muitos dos casos, o objetivo por trás de uma publicidade online é a geração de leads.
Gerar leads, para quem é leigo, é obter o contato de potenciais clientes.
Com a geração de leads é possível construir um elo de comunicação com quem pode comprar de você um dia. É possível que você crie um anúncio do Google Ads para coletar e-mails ou números de whatsapp para um objetivo maior que, talvez, você tenha em mente.
Tudo isso é possível com a ferramenta do Google Ads.
A intenção deste conteúdo é para que possa ser esclarecido que você pode criar as suas próprias oportunidades de vendas no Google em vez de ficar esperando conversão de vendas. Sua conversão pode ser realizada com a geração de leads, por exemplo.
Mas, para isso, você tem que entender que é necessário construir um pensamento de que seu produto é relevante para ele.
E qual a melhor forma de fazer isso? Gerando leads.
Entenda, de uma vez por todas, como é importante a geração de leads no Google Ads para que você tenha sucesso na sua publicidade online conferindo este conteúdo até o final.
Entendendo como gerar leads no Google Ads
Como explicamos acima, criar anúncios para gerar leads é demasiado importante. Porém, neste tópico, vamos dar algumas dicas de como você pode gerar isso com eficácia.
O Google Ads possui plataformas que você pode colocar essa estratégia em ação e elas são o Youtube, a Rede de Pesquisa e a Rede de Display.
Vamos explicar um pouco de cada estratégia abaixo.
- Youtube
O Youtube é a segunda maior plataforma de pesquisa na web, perdendo apenas para o próprio buscador do Google. É provável que o público que esteja comprando de você, acabe acessando a ferramenta do Youtube também.
Isso, com certeza, caracterizaria o Youtube como uma fonte poderosa para gerar leads.
Além disso, com anúncios dentro do Youtube, é possível crescer o alcance da sua marca.
Para conferir com mais detalhes como funcionam todas as formas de anúncios no Youtube Ads, clique aqui e veja o conteúdo que criamos sobre.
No Youtube, existem três formatos de anúncios mais utilizados dos diversos que a plataforma te proporciona. Entre eles estão o TrueView In-Stream que são aqueles exibidos no início, no meio ou no final do vídeo; existe o Descoberta TrueView que são aqueles que aparecem nos resultados de pesquisa do Youtube, na página de exibição de algum vídeo e na página inicial do aplicativo do Youtube para dispositivos móveis; existem também os não-ignoráveis que são aqueles anúncios que não podem ser ignorados, ao contrário dos outros formatos de anúncios.
Seja qual for o tipo de formato de anúncio que você escolheu para anunciar, se alguma pessoa assistiu o seu anúncio por completo, é sinal de que possui algum tipo de interesse no que você tem a oferecer.
Para que esse usuário interaja com seu anúncio ou te dê o seu possível contato, devemos oferecer soluções ou algo que vá agregar à essa pessoa e para isso você pode oferecer material relevante em troca.
Você também pode focar na qualidade dos seus anúncios, comunicar de forma mais atrativa e segmentar para o público correto.
- Rede de Pesquisa e Rede de Display
Anunciar na Rede de Pesquisa do Google é uma estratégia que possui extrema eficácia para gerar leads.
Quando você pesquisa por um termo no Google, geralmente aparecem anúncios relacionados a sua pesquisa. Esses são os resultados das campanhas que foram criadas através da Rede de Pesquisa do Google Ads.
Para entender melhor como funciona essa plataforma, criamos um conteúdo específico e pode ser acessado clicando aqui.
Se você souber anunciar de forma correta, quantidades imensas de leads podem ser geradas através da Rede de Pesquisa.
Quando uma pessoa acaba fazendo uma pesquisa no buscador do Google, normalmente ela já possui uma intenção bem forte de compra e por isso consideramos que ela já esteja no fundo do funil de vendas.
Na Rede de Pesquisa é possível segmentar os termos de pesquisa e com isso é possível fazer com que seus anúncios apareçam somente para quem digita determinadas palavras-chave e, por isso, o índice de conversão passa a ser bem alto.
Se você colocou como objetivo a geração de leads, saiba que esta plataforma é uma máquina de gerar leads se souber segmentar corretamente, como dissemos anteriormente.
Já no caso da Rede de Display, os anúncios aparecem em formato de banners em sites parceiros do Google (são mais de 2 milhões de sites parceiros atualmente).
Com essa mídia também é possível gerar muitos leads se você conhecer bem o perfil do seu público-alvo.
Por exemplo, vamos considerar que sua audiência goste de decoração. Anunciar seu produto em blogs que falem de decoração ou então de móveis planejados e design de interiores pode ser que faça sentido pra você, certo?
Caso não saiba como fazer obtenção de leads, possuímos especialistas com mais de 10 anos de experiência que podem ajudar você com essa questão. Entre em contato clicando aqui.
Entenda mais sobre a Rede de Display acessando nosso conteúdo clicando aqui.
Criação de Landing Page
Landing Pages se tratam de páginas otimizadas somente para geração de leads. Ao clicar no seu anúncio, o usuário será direcionado diretamente para a Landing Page (também conhecida como Página de Destino).
Por essa e outras medidas que se tornam importantes as estratégias de anúnciar sua landing page na Rede de Pesquisa do Google Ads.
Seu objetivo é passar, em uma única página, as informações mais importantes do seu produto ou serviço.
Nas Landing Pages é possível a criação de formulário e possibilita a segmentação, ou seja, você pode criar uma landing page para cada perfil de cliente específico.
A criação de formulário facilitará muito a geração de leads dos seus clientes.
Caso queira entender com mais detalhes sobre as Landing Pages, criamos um conteúdo específico e pode ser acessado clicando aqui.
Conclusão
Além de tudo que mostramos aqui, o conteúdo é a chave de toda geração de leads. Quanto mais relevante for seu conteúdo para o cliente, mais ele estará satisfeito e poderá ver que você possui autoridade no que apresenta.
Um material rico é um conteúdo completo, informativo e útil ao seu público. Ele pode aparecer no formato de e-books, infográficos, planilhas, simuladores, entre outros.
Entenda que para gerar leads é necessário oferecer uma troca, você oferece algo relevante para ele ou alguma solução para um problema e em troca o cliente te oferece os dados.
Dados hoje são como uma mina de ouro. É uma fonte rica que precisamos ter em nossa base para sempre tentar fazer acontecer no nosso negócio.
Para a geração de leads, o conteúdo é o protagonista de toda a estratégia, ele possui um papel tático e muito bem estruturado para atrair e converter.
Sem isso, você não vai conseguir gerar leads.
Gerar leads é entender que é uma estratégia a médio e longo prazo e se acreditava que anúncios é para gerar vendas imediatas, você estava completamente equivocado.
Vender sempre é importante e mantém a receita da empresa, mas criar interesse para quem ainda não vai comprar é tão essencial quanto. Gerar engajamento e leads manterá seu fluxo de vendas se for feito de forma correta.
Gerar de leads é como uma porta de entrada para que sua empresa consiga apresentar seu produto ou serviço a um potencial cliente.
Espero que com esse conteúdo você tenha compreendido a importância de um lead na vida da sua empresa.
Caso possua alguma dúvida, entre em contato com nosso especialistas. Somos uma agência de marketing digital focada completamente em Google Ads e possuímos profissionais com mais de 10 anos de experiência no mercado que podem ajudar você a gerar leads e alavancar o seu negócio.