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Como funcionam as políticas de anúncios do Google Ads?

Segundo a central de políticas de publicidade do Google, a empresa se preocupa muito com o convívio e com a segurança dos usuários na internet. Por isso, diversas são as regras criadas para anunciar no Google Ads.

Sem o cumprimento das políticas de anúncios do Google Ads, seu anúncio pode ser reprovado e, muitas vezes, você pode até ser proibido de anunciar na ferramenta como punição.

Em alguns casos, é obrigatório tirar o certificado e conferir a lei vigente de acordo com a categoria correspondente no local (país, estado, município) que deseja realizar sua publicidade online no Google Ads.

Pensando nisso, resolvemos destacar – de forma categórica – como funcionam as políticas de anúncios do Google Ads.

As políticas de publicidade abrangem quatro áreas amplas, são elas: Conteúdo proibido, práticas proibidas, conteúdos e recursos restritos e, por último, editorial e técnico.

Abordaremos com mais detalhe cada uma das quatro áreas adiante.

 

Conteúdo proibido

O conteúdo proibido se caracteriza pelos conteúdos que são completamente proibidos de anunciar na Rede do Google.

A Rede do Google é composta pela Rede de Pesquisa e a Rede de Display.

As políticas de publicidade nessa categoria são:

 

  • Produtos falsificados

O Google Ads proíbe a venda ou promoção de produtos falsificados. Esses produtos são caracterizados por um logotipo ou marca idêntica que copiam o produto original.

Eles imitam as características dos produtos principais na tentativa de se passar pelo produto original do proprietário desta marca correspondente.

Este tipo de política se aplica ao conteúdo do seu site, ao seu anúncio ou ao seu aplicativo.

 

  • Produtos ou serviços perigosos

O Google quer ajudar e manter as pessoas seguras tanto on-line como off-line. Pensando assim, ele não permite anúncios que possam causar danos, ferimentos ou prejuízos.

Alguns exemplos de serviços perigosos: drogas recreativas (químicas ou à base de plantas); substâncias psicoativas; equipamentos para facilitar o uso de drogas; armas, munições, materiais explosivos e fogos de artifício; instruções para a confecção de explosivos ou outros produtos nocivos; produtos de tabaco.

 

  • Comportamento desonesto

O Google valoriza a justiça assim como a honestidade. Portanto, comportamentos desonestos são totalmente recusados pela empresa.

Por isso o Google não permite a promoção de produtos ou serviços que são projetados para um comportamento desonesto e injusto.

Exemplos de produtos ou serviços que promovem um comportamento desonesto: violação de softwares ou instruções; serviços destinados a aumentar artificialmente o tráfego do anúncio ou do site; documentos falsificados; serviços de falsificação acadêmica.

 

  • Conteúdo inadequado

O Google deixa claro sua valorização pela diversidade e o respeito ao próximo e se esforçam para não ofender os usuários.

Podemos entender que conteúdo inadequado são conteúdos ofensivos que causam polarizações e extremismos entre as pessoas.

Por isso, a empresa, não permite anúncios que promovam ódio, intolerância discriminação ou violência, além de conteúdos chocantes.

Exemplos de conteúdo inadequado ou ofensivo: bullying ou intimidação de um indivíduo ou grupo; discriminação racial; produtos pertencentes a grupos hostis; imagens de cenas de crimes ou de acidentes; crueldade com animais; assassinato; autoagressão; extorsão ou chantagem; venda ou comércio de espécies ameaçadas de extinção; anúncios que utilizam linguagem obscena.

 

Práticas proibidas

As práticas proibidas correspondem à tudo aquilo que você não pode fazer se quiser anunciar no Google.

Isso é muito importante de entender, pois cumprindo este conjunto de regras, fará com que você economize tempo evitando do seu anúncio ser reprovado.

As políticas de publicidade nesta categoria são:

 

  • Uso inapropriado da rede de anúncios

O Google Ads quer que todos os anúncios disponibilizados na Rede Google (Display e Pesquisa) sejam úteis, variados, relevantes e seguro para as pessoas.

Por isso, a empresa não permite que anúncios, conteúdos ou destinos tentem enganar e burlar esses procedimentos que são usados para revisão.

Exemplos de uso inapropriado da rede de anúncios: promoção de conteúdo com malware; utilização de técnicas de cloaking ou outras técnicas para ocultar o verdadeiro destino para onde os usuários são direcionados; “arbitragem” ou promoção de destinos com a finalidade exclusiva ou principal de exibir anúncios; promoção de destinos de “bridge” ou “gateway” que são exclusivamente usados com o objetivo de direcionar os usuários para outro lugar; publicidade com a intenção única ou principal de ganhar apoio público do usuário nas redes sociais; “jogos de azar” ou manipulação de configurações na tentativa de burlar nossos sistemas de análise de política.

 

  • Coleta e uso de dados

O Google quer que os usuários confiem que todas as informações que a empresa possuem sobre eles sejam respeitadas e tratadas com o devido cuidado. Isso gera maior confiança e credibilidade na empresa.

Por isso, o Google se posiciona de forma categórica contra práticas irresponsáveis como o uso inadequado de informações, uso para fins pouco claros dos dados coletados e que não possuam a segurança adequada.

Exemplos de informações sobre o usuário que devem ser tratadas com cuidado: nome completo; endereço de e-mail; endereço para correspondência; número de telefone; R.G., número de previdência, previdência social, CPF/CNPJ, matrícula de convênio médico ou número da carteira de habilitação; data de nascimento; nome de solteira da mãe; situação financeira; afiliação política; orientação sexual; raça; etnia; religião.

Exemplos de coleta e uso irresponsável de dados: coleta de informações de cartão de crédito em um servidor não seguro, promoções que afirmam conhecer a orientação sexual ou situação financeira de um usuário.

Outro exemplo que pode ser aplicado neste caso são as violações das políticas que se aplicam à publicidade com base em interesses e remarketing (Essas violações podem ser vistas aqui).

 

  • Declarações falsas

O Google se posiciona contra declarações falsas por querer que os usuários confiem em seus anúncios. Sendo assim, eles fazem o possível para manter a honestidade em sua plataforma.

A empresa se posiciona contra anúncios falsos, anúncios ou destinos que excluam informações importantes para tentar confundir a mente do usuário ou que exibam conteúdo enganoso sobre determinado produto ou serviço.

Como toda empresa, ela quer que o ambiente seja seguro e confiável onde o usuário consiga ver com verdadeira clareza e tome decisões fundamentadas antes de realizar sua aquisição.

Exemplos de declarações falsas: omissão ou encobrimento de detalhes de faturamento (por exemplo: como, quanto e quando os usuários serão cobrados); omissão ou encobrimento de encargos associados aos serviços financeiros, como taxas de juros, tarifas e multas; não apresentação de números fiscais ou de licença, dados de contato ou endereço físico quando relevante; ofertas que não estão efetivamente disponíveis; afirmações enganosas ou irreais em relação a perda de peso ou ganho financeiro; coleta de doações sob falsos pretextos, “phishing” ou alegar falsamente ser uma empresa respeitável para fazer os usuários darem informações pessoais ou financeiras valiosas.

 

Conteúdos e recursos restritos

Conteúdos e recursos restritos são conteúdos que podem ser anunciados mas, com algumas limitações como contrato ou licença para poder anunciar o produto ou serviço correspondente.

Alguns produtos são culturalmente confidenciais e não podem ser anunciados em qualquer lugar. O Google usa este tópico para mostrar quais e quando esses produtos ou serviços são inadequados.

Explicaremos mais abaixo com detalhes como o Google aborda esse tópico usando suas políticas de publicidade.

 

  • Conteúdo adulto

Os anúncios devem respeitar as preferências do usuário e obedecer os regulamentos legais.

Pensando nisso, o Google não permite determinados tipos de conteúdo adulto nos anúncios e destinos.

Alguns tipos de anúncios e destinos são aprovados desde que esteja dentro da política de anúncios da empresa e que não segmentem menores de idade.

Entretanto, eles só serão exibidos em um número limitado de situações, com base nas consultas de pesquisa, idade do usuário e na legislação vigente onde o anúncio está sendo veiculado.

Exemplos de conteúdo adulto restrito: clubes de striptease; cinemas eróticos; brinquedos sexuais; revistas pornográficas; produtos que melhoram o desempenho sexual; sites de encontros; modelos em poses sensualizadas.

 

  • Bebidas Alcóolicas

Existem regulamentações e o Google respeita as leis vigentes como não segmentar menores de idade e anunciar em qualquer lugar.

É necessário conferir as leis vigentes do país para saber se é permitido anunciar bebidas alcóolicas. Se for permitido, então o Google aprovará o seu anúncio.

Exemplos de bebidas alcoólicas restritas em alguns países: cerveja; vinho; saquê; destilados; champanhe; vinho fortificado; cerveja sem álcool; vinho sem álcool; bebidas destiladas sem álcool.

 

  • Direitos Autorais

Assim como toda empresa, o Google preza pela defesa dos direitos autorais. É proibido qualquer anúncio sem autorização que quebre as regras de direitos autorais.

 

  • Jogos de azar

Todo jogo de azar são aqueles que você possui mais chance de perder do que de ganhar, portanto o Google respeita todas as leis vigentes para um anúncio responsável para jogos de azar.

Porém, a empresa não permite determinados anúncios em relação aos jogos de azar.

Os anúncios de jogos de azar precisam segmentar países que aprovam essa prática, nunca segmentar menores de idade e ter uma página de destino responsável que exiba informações sobre a prática dos jogos.

Exemplos de conteúdo restrito relacionado a jogos de azar: cassinos físicos; locais onde os usuários podem apostar em pôquer, bingo, roleta ou eventos desportivos; loterias nacionais ou privadas; sites agregadores de probabilidades de esportes; sites que oferecem códigos de bônus ou ofertas promocionais para sites de jogos de azar; materiais educativos on-line para jogos de cassino; sites que oferecem jogos de pôquer “por diversão”; sites de jogatinas com aposta de dinheiro que não pertencem a um cassino.

 

  • Saúde e medicamentos

Neste setor existem certos regulamentos que o Google costuma seguir de acordo com as leis vigentes relevantes.

O Google não permite anunciar determinados tipos de produtos relacionados à saúde e outros tipos de conteúdo só podem ser postados se o anunciante for certificado Google e segmentar apenas nos países que aprovam tais práticas.

É legal verificar quais são os regulamentos da região que você quer anunciar.

 

  • Conteúdo político

Todo anúncio relacionado ao conteúdo político tem de seguir as leis eleitorais e de campanha vigentes de acordo com as regiões que foram segmentadas.

O Google entende que é necessário obedecer os “períodos de silêncio” eleitorais que são exigidos por lei.

Exemplos de conteúdo político: promoção de partidos ou candidatos políticos; defesa de questões políticas.

 

  • Serviços financeiros

Para os fins desta política, são considerados produtos e serviços financeiros aqueles que estão relacionados ao gerenciamento e investimento de moedas e criptomoedas, incluindo consultoria personalizada.

O Google quer que anúncios desta categoria haja informações para que as pessoas possam tomar decisões financeiras adequadas e fundamentadas. Isso vai ajudar a protege-los contra práticas nocivas e fraudulentas.

Para saber mais sobre como funciona as práticas comerciais desta categoria, clique aqui.

 

  • Marcas registradas

O Google obedece a legislação vigente do uso das marcas registradas. Por esse motivo, o Google Ads não pode utilizar marcas de terceiros de forma ilegal.

As marcas registradas poderão ser usadas por terceiros em determinadas situações, por exemplo, revendedores que usam as marcas para descrever produtos.

 

  • Requisitos legais

Os requisitos legais são o respeito a todas as legislações e regulamentações vigentes. O Google diz categoricamente que você é o responsável por isso, portanto, é necessário que você conheça o que é permitido ou não neste tópico.

Para mais informações sobre os requisitos legais, clique aqui.

 

  • Outros negócios restritos

O Google restringe esse tipo de anúncio para evitar a exploração do usuário em determinados casos, mesmo estando em conformidade com as políticas de publicidade da empresa.

Com base nas próprias revisões contínuas da empresa, nos comentários de usuários e em órgãos de proteção do consumidor, ocasionalmente foram identificados produtos ou serviços que estão propensos ao abuso.

Se o Google acabar percebendo que determinados tipos de empresa representam risco justificável à segurança e à experiência do usuário, seus anúncios podem ser limitados ou até interrompidos.

Portanto, é importante saber do que se trata este tópico com mais detalhes clicando aqui.

 

  • Recurso e formato de anúncios restritos

Existem vários fatores que determinam o acesso a recursos e formatos de anúncio avançados no Google Ads.

Determinados recursos e formatos de anúncio só ficam disponíveis para todos os anunciantes depois que eles atendem aos requisitos específicos do Google ou concluem o processo de certificação.

 

Recursos editoriais e técnicos

Esse tipo de política de publicidade são os padrões de qualidade para anúncios, sites e aplicativos que envolvem diretamente a exibição de anúncios para que os usuários tenham uma interação de qualidade.

Portanto, nada de anúncios desagradáveis e de difícil interação.

Vamos especificar alguns deles mais abaixo:

 

  • Editorial

Para proporcionar ao usuário uma experiência de qualidade, o Google exige que todos os anúncios, extensões e destinos estejam em conformidade com padrões profissionais e editoriais.

Só é permitido anúncios claros, com aparência profissional e que forneçam aos usuários um conteúdo relevante, útil e de fácil interação.

Exemplos de promoções que não atendem a esses requisitos editoriais e profissionais:

Anúncios muito genéricos que contêm frases vagas, como “Compre produtos aqui”

Uso excessivo de palavras, números, letras, símbolos ou pontuação, como GRÁTIS, g-r-á-t-i-s e G ₹ A T I S!

 

  • Requisitos de destino

O Google deseja que os consumidores tenham uma boa experiência e com fácil navegação nas páginas de destino.

Portanto, essas páginas devem estar alinhadas com um bom desempenho, anúncio com informações verdadeiras e o destino correto.

Exemplos de promoções que não atendem aos requisitos de destino:

Um URL de visualização que não reflete com precisão o URL da página de destino, como o direcionamento dos usuários do “google.com.br” para o “gmail.com.br”.

Sites ou aplicativos que estão em construção, domínios reservados ou que simplesmente não estão funcionando etc.

Sites que não são visíveis nos navegadores mais utilizados.

Sites que desativaram o botão “Voltar” do navegador.

 

  • Requisitos técnicos

Para ajudar a manter a boa funcionalidade dos seus anúncios, o Google pede para que cumpra as políticas de requisitos técnicos. Por exemplo, não é permitido um website por grupo de anúncios.

É um tópico muito importante, pois pode gerar punições por violações de regras e é de super importância o entendimento desta categoria.

Para saber com mais detalhes, clique aqui.

 

  • Requisitos de formato de anúncios

É preciso respeitar o requisito de formato de anúncios para manter uma boa qualidade nos anúncios pelo Google Ads, pois te ajuda a proporcionar uma melhor interação para a experiência dos usuários.

O Google só permite a promoção de determinados anúncios se forem seguidas as normas específicas para tal.

Para saber com mais detalhes quais são esses requisitos de formato de anúncios, clique aqui.

Exemplos de requisitos de formato do anúncio: limites de caracteres para o título ou o corpo do anúncio; requisitos de tamanho de imagem; limites de tamanho de arquivo; limites de duração do vídeo; proporções etc.

 

Conclusão

É importante entender que é necessário seguir todas essas normas para produzir um anúncio agradável para a experiência de todos os usuários.

Seguindo todas essas práticas, você acaba proporcionando um anúncio com muito mais resultados e qualidade.

É de extrema importância que o Google exige o seguimento dessas práticas para que haja uma melhor harmonia e segurança dos usuários que buscam no Google.

Caso não haja uma obediência as políticas de publicidade do Google, poderá haver algumas punições (que podem ser conferidas clicando aqui).

Quaisquer dúvidas, entre em contato conosco, somos um agência de marketing digital focada 100% em Google Ads. Possuímos profissionais com mais de 10 anos no mercado e que podem ajudar sua empresa a alavancar o seu negócio.

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