Ao planejar a execução de uma campanha de pagamento por clique no Google, entender os diferentes tipos de estratégias de lance de PPC é essencial para garantir que você não vai quebrar o banco.
Afinal, pode ser tentador escolher apenas cinco de suas palavras-chave de melhor desempenho, definir um orçamento e depois sentar e ver o que acontece.
Mas para ter a melhor chance de sucesso, você precisará levar em consideração fatores como seu modelo de negócios, metas de marketing e, claro, seu orçamento.
Então, o que é uma estratégia de lance de PPC? Ao fazer login em sua conta do Google Ads, você tem diferentes opções para controlar ou automatizar seus lances de palavras-chave.
Ao começar, você pode achar que prefere uma estratégia totalmente automatizada antes de mudar para uma opção mais prática, à medida que encontra sua confiança na plataforma.
Como definir metas para suas campanhas
Como quase tudo na vida, ter um objetivo em mente o ajudará a se concentrar. Afinal, nem sempre se trata de aumentar as vendas. Se você está procurando encontrar as metas de sua campanha, pergunte a si mesmo.
O que eu quero que meu público faça? Você está procurando pessoas para clicar em comprar ou se inscrever em um evento? Ou talvez você esteja apenas criando um buzz e aumentando a visibilidade da marca? Talvez você esteja apenas procurando gerar leads e oferecendo algo que seja do interesse de um público de nicho.
Pergunte a si mesmo qual é o objetivo final de sua campanha PPC.
Qual é o seu orçamento de marketing e você tem margem para fazer isso? Algumas campanhas de PPC podem ser bastante fluidas com a quantidade de dinheiro que podem custar.
Se você tiver um orçamento sólido, existem opções mais rígidas para garantir que você não gaste muito. Mas fique de olho no desempenho de sua campanha regularmente e mude coisas que não estão funcionando como esperado.
Suas metas de campanha podem mudar ou você pode até ter algumas campanhas diferentes em movimento ao mesmo tempo. Mas manter o controle e atualizar regularmente seus objetivos permitirá que você mantenha o foco e evite extraviar ou ultrapassar o orçamento.
Portanto, agora que seus objetivos de campanha e sua estratégia de marketing estão totalmente planejados (certo?), Podemos dar uma olhada nas estratégias de lance de PPC mais populares.
Custo Manual por Clique
- Defina seu custo máximo por clique.
- Freqüentemente, o CPC é muito menor do que o máximo.
- Fácil de alterar e gerenciar.
- Pode pagar a mais ou a menos se não for pesquisado corretamente.
Se você fez sua pesquisa corretamente e conhece suas palavras-chave mais eficazes, o custo por clique manual é uma opção à sua escolha.
Com essa estratégia, você define seu custo máximo por clique (CPC) e pode ajustar e gerenciar os preços dos lances em várias campanhas. A vantagem é que você nunca pagará acima do preço de lance especificado por clique.
O perigo dessa estratégia de lance é que, se você não tem certeza sobre o preço do lance de PPC, pode acabar pagando a mais pela palavra-chave escolhida ou pagando a menos e não obter muitos cliques.
Existem algumas vertentes de pensamento que dizem que você nunca precisa fazer o custo por clique manual, pois as opções automatizadas são muito melhores do que costumavam ser. Embora não seja a melhor opção para iniciantes, esta é a opção mais básica e pode ser útil ocasionalmente para palavras-chave específicas ou talvez secundárias.
Custo por Clique Automático
- O Google encontra o melhor CPC com base no seu orçamento diário.
- Não há necessidade de definir o CPC máximo.
- Não é ideal para palavras-chave de baixo volume.
Essa estratégia de PPC é uma das mais fáceis de gerenciar e deixa o Google assumir o controle.
Usando seu orçamento diário como diretriz, os algoritmos do Google têm como objetivo obter os melhores lances para as palavras-chave escolhidas dentro do seu orçamento. Isso significa que você pode quase simplesmente configurar seu custo por clique ideal e deixar a campanha fazer o que deve.
Nós recomendamos sempre que a campanha tenha um bom histórico para que sejam utilizados as formas automatizadas sugeridas pelo Google.
O problema com a automação total é que você pode acabar pagando um preço excessivamente alto por alguns cliques, se é isso que o Google acha que você deve fazer.
Esteja ciente de que seu CPC máximo pode ser facilmente excedido. Fatores como um aumento na popularidade ou um concorrente pagando um preço alto por uma palavra-chave podem fazer com que seu lance suba.
Outra coisa a ter em mente é que, se os termos de pesquisa forem bastante genéricos ou de baixo volume, o custo por clique automático pode não ser sua melhor estratégia de PPC.
Para palavras-chave de busca genéricas, você pode achar que atrai cliques acidentais ou errados, ou até mesmo aparecer incorretamente nas pesquisas.
Custo por Clique Aprimorado (ECPC)
- Permite que você defina seu CPC máximo.
- Pode exceder seu CPC máximo para melhor chance de conversões.
- Usa tecnologia de lance inteligente para encontrar os leilões com maior probabilidade de conversão.
Se você estiver usando o CPC manual, essa estratégia de lance é um recurso opcional que pode maximizar seus resultados.
A teoria é que usar o custo por clique otimizado ajustará seu lance para obter as melhores chances de obter uma conversão, mesmo que isso signifique exceder seu CPC máximo.
Mas funciona de duas maneiras e você também pode definir lances baixos para determinadas palavras-chave.
O ECPC usa uma combinação de seu próprio histórico de conversão e a análise do Google para escolher o melhor momento para dar um lance. Isso significa que você já deve ter executado uma estratégia de lances de CPC nos últimos 30 dias e ter pelo menos 15 conversões. O ECPC analisará o momento, a localização e a demografia das pesquisas e fará o lance de acordo.
Você pode definir um preço máximo de CPC, mas se o ECPC pensar que isso ajudará na conversão, ele pode e fará isso. Anteriormente, o limite de lance era de 30%, mas agora o ECPC pode ultrapassá-lo, embora tente manter seu CPC médio igual ou inferior ao valor especificado.
Custo por Aquisição (CPA)
- Defina seu preço-alvo médio para aquisições individuais.
- O Google tentará obter o máximo de conversões possível no CPA desejado.
- Conversões alvo por dispositivo: opte por se concentrar em dispositivos móveis ou computadores como desejar.
- Funciona bem em pesquisas de alto volume e grandes campanhas publicitárias.
Semelhante ao ECPC, essa estratégia de lance permite que você defina um preço-alvo para aquisições e usa lances inteligentes para as melhores chances de sucesso. Usar o CPA desejado significa que seu preço-alvo é mais uma diretriz e que pode ser excedido regularmente, embora o Google pretenda manter o custo alvo próximo ao seu CPA ideal.
Se você está executando uma campanha de CPC há algum tempo e sabe o que funciona, usar o CPA desejado pode ser uma maneira eficaz de gerenciar seu orçamento.
Você pode otimizar os resultados para direcionar dispositivos específicos, o que é ótimo se você descobrir que a maioria das conversões vem de celulares ou tablets. Isso funciona bem para anunciantes com orçamentos maiores e uma variedade de palavras-chave, em vez de uma pequena empresa com termos de pesquisa de nicho.
Custo por Mil (CPM)
- Pague por 1000 (mil) visualizações do seu anúncio.
- Sem pagamento por clique.
- É possível obter muitas visualizações, mas nenhum clique em seu site.
Ao usar a estratégia de lances de CPM, você só pagará pela quantidade de vezes que seu anúncio for visto na Rede de Display do Google, ou seja, em sites parceiros que executam o AdSense.
O apelo disso provavelmente é óbvio para aqueles que realizam uma campanha de reconhecimento de marca, e não para aqueles que procuram obter mais leads ou vendas.
Para cada mil visualizações do seu anúncio, você paga o custo especificado por mil impressões (CPM) e paga exatamente zero por todos os cliques.
Se você ainda depende de pessoas que clicam em seu site, é claro que é possível pagar por todas essas visualizações e não obter conversões.
Se você tiver um anúncio gráfico que já sabe que converte bem, pode ser mais econômico mudar para CPM em vez de uma estratégia de CPC.
Maximizar Cliques
- Estratégia de lance automatizado projetada para obter o máximo de cliques com seu orçamento.
- Defina um orçamento-alvo e o Google encontrará o melhor CPC.
- Limites de lance opcionais para evitar que você ultrapasse o orçamento (não recomendado pelo Google).
Pode parecer uma estratégia de lance semelhante ao ECPC, mas há uma diferença clara. Com a maximização de cliques, você define o orçamento diário e o Google tenta garantir que você obtenha o melhor valor por clique para o maior número de conversões. Já com o ECPC, você define o custo real por clique para que seu orçamento diário possa variar.
Você pode definir uma meta de gasto em campanhas ou palavras-chave específicas e deixar que o Google faça o resto.
Usar essa estratégia de lances específica é melhor quando você tem uma campanha com um bom histórico de conversão, muito parecido com o CPM, mas deseja que as pessoas ajam. Embora seja uma forma eficiente de aumentar o tráfego do site, você pode descobrir que a qualidade do tráfego é variável.
O Google também recomenda não definir limites de lance, pois isso pode afetar a eficácia da estratégia.
Retorno do Investimento em Publicidade (ROAS)
- Otimize seu CPC com base em previsões de engajamento futuro.
- Aplique a palavras-chave específicas ou campanhas de CPC inteiras.
- Nenhuma garantia de retorno do investimento.
Essa estratégia de lances inteligente visa usar seu histórico de conversão de anúncios para permitir a previsão do ROI de certas palavras-chave. Se você está executando uma campanha com histórico de conversão ativado, o Google pode analisar a eficácia e otimizar seu CPC para direcionar o tráfego e as conversões.
É claro que isso funciona melhor quando você direciona o tráfego para uma loja online ou outro negócio onde o gasto é mensurável. Embora o nome indique que você receberá mais dinheiro de volta, é claro que não há garantia de sucesso.
Os algoritmos do Google terão como objetivo definir um CPC máximo para maximizar seu clique por meio de conversões, com base em seu histórico de CPC.
Tal como acontece com muitas das estratégias de lance anteriores, ajuda se você tiver identificado palavras-chave e campanhas que são eficazes e, em seguida, implementar essa estratégia de lance.
Conclusões
Existem muitas estratégias de lance desenvolvidas para ajudá-lo a impulsionar o tráfego e as conversões. A escolha que você escolher depende da sua própria estratégia de marketing, orçamento e conhecimento da plataforma do Google Ads.
Em muitos casos, pode ser útil alternar entre as diferentes estratégias de lances do Google Ads à medida que sua empresa exige mudanças. Ao usar estratégias de lances automáticos, você deve sempre monitorar o desempenho, mudar coisas que não estão funcionando e ficar de olho em seus gastos.
Esse caso, muitas vezes, é preciso a análise de especialistas de Google Ads e a agência GooWords pode te ajudar com isso.
A GooWords possui profissionais com mais de 10 anos de experiência no mercado e podemos te ajudar a trazer mais leads para o seu negócio.
Uma resposta
Me chamo Roberto, gostei muito do seu site e conteúdo,
e até salvei aqui nos Favoritos para ler com calma outras
postagens depois. Quero saber se Vocês aceitam parcerias
para troca de Backlinks para aumentar as suas visitas reais?
Se tiver interesse em melhorar seu posicionamento e o
número de visitantes com Tráfego Orgânico, entre no meu
site tambem (TrafegoParaSite.com.br) e Cadastre-se
Grátis.