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Como competir no Google Ads (sem aumentar os lances)

Tenho boas notícias, más notícias e ótimas notícias.

A boa notícia: o Google Ads gera um ROI médio de US$ 2 para cada US$ 1 gasto. Não surpreende, pois 89% das jornadas de compra começam com um mecanismo de pesquisa e, para consultas de intenção comercial, 64,6% dos cliques vão para anúncios pagos.

A má notícia: isso não é segredo e todo mundo quer um pedaço do bolo. De acordo com a Hanapin Marketing, 93% das empresas estão alocando orçamento para o marketing de mecanismos de busca, tornando-o o canal mais pago.

Onde as empresas estão investindo seu dinheiro em marketing:

A ótima notícia: você não precisa necessariamente continuar aumentando seus lances para competir no Google Ads. Na verdade, dar lances mais altos não garante a melhor classificação, nem garante cliques ou que esses cliques serão convertidos – e as conversões são o que mais importa.

Continue lendo para entender mais sobre a temática que iremos abordar e acompanhe as dicas matadoras que vamos te fornecer

Como competir no Google Ads sem aumentar seus lances

Para realmente ter uma vantagem sobre seus concorrentes no Google Ads sem aumentar os lances, é necessária uma abordagem holística. Trata-se de primeiro entender como o algoritmo funciona, depois criar uma base sólida e, em seguida, usar as ferramentas e táticas disponíveis para você avançar. Vamos mergulhar.

Conceito 1: Entenda o poder do Índice de Qualidade

Com a forma como o leilão do Google Ads funciona, os anúncios de maior qualidade são recompensados ​​com posições mais altas e custos mais baixos.

Por quê? Porque se o Google veicular anúncios ruins, perderá os pesquisadores. E se ninguém clicar nesses anúncios, o Google não ganha dinheiro.

Como? Ao incluir seu Índice de qualidade no algoritmo. A classificação do anúncio é o Índice de qualidade multiplicado pelo lance máximo. Classificação de anúncio mais alta = posição mais alta na Rede de Pesquisa. E seu custo por clique é a classificação do anúncio abaixo do seu, multiplicada pelo seu Índice de qualidade, mais um centavo.

Resumindo, você não pode simplesmente aumentar seu lance se quiser competir no Google Ads. Você precisa aumentar seu Índice de qualidade. Então, como você faz isso? Os três principais impulsionadores do Índice de qualidade são a taxa de cliques (CTR), a relevância do anúncio e a experiência na página de destino. Portanto, as próximas três dicas cobrirão isso.

Caso queira saber mais sobre o Índice de Qualidade, clique aqui.

Conceito 2: Concentre-se em aumentar sua taxa de cliques

Uma alta taxa de cliques melhora sua taxa de cliques esperada, o que aumenta seu Índice de qualidade. Faça seus anúncios brilharem e você superará sua concorrência e gastará menos dinheiro. Aqui estão apenas algumas das muitas maneiras de aumentar a CTR:

  • Diferencie seu anúncio: A oferta deve se destacar dos demais anúncios. Use diferenciais para tornar sua oferta interessante para clientes em potencial.
  • Use números em seus anúncios: Não é uma “grande promoção”, é “30% de desconto em toda a loja”. Os números chamam a atenção e vendem.
  • Use um CTA forte: Transmita urgência e reforce o benefício ou recurso: “Economize 30% agora”, “Comece a obter mais clientes”, “Peça hoje”.
  • Use extensões: as extensões de anúncio (agora chamadas de recursos) melhoram sua CTR, o que, por sua vez, melhora seu Índice de qualidade, o que, por sua vez, melhora sua classificação.

Caso queira saber mais sobre a Taxa de Cliques (CTR), clique aqui.

Conceito 3: Melhore a relevância do seu anúncio

A relevância foi levada a um nível totalmente novo nos dias de hoje. Não se trata apenas de ser relevante para a consulta de pesquisa, mas também para o próprio pesquisador. Veja como fazer isso:

  • Inclua a palavra-chave em seu título e descrição: o Google também coloca em negrito a consulta que foi pesquisada que acabam atraindo olhares e cliques. Aqui está um exemplo de “software de contabilidade para pequenas empresas”:
  • Refine sua segmentação: use a segmentação geográfica para restringir seus anúncios a locais específicos e direcionar sua copy para essas áreas geográfica
  • Use públicos-alvo: você pode usar a segmentação por público-alvo sobre palavras-chave em anúncios de pesquisa. Use nossa folha de dicas de segmentação de público para saber mais.
  • Ajuste para sazonalidade: mesmo se você não tiver produtos e serviços exclusivos para um feriado ou temporada, ainda poderá ajustar o texto do anúncio e as páginas de destino para alinhá-los.
  • Crie grupos de anúncios com temas bem definidos: taxas de cliques sólidas e relevância do anúncio são mais bem alcançadas com grupos de anúncios com temas bem definidos. Isso significa ter uma estrutura de conta do Google Ads adequada, com no máximo 20 palavras-chave por grupo de anúncios. Algo como 10 a 15 palavras-chave é o melhor. Sim, dá mais trabalho, mas vale a pena.

Conceito 4: Aperfeiçoe sua experiência na Landing Page

A terceira peça do quebra-cabeça do Índice de qualidade é a experiência da landing page. Ainda mais importante, a landing page é como você garante que as conversões aconteçam, portanto, mesmo que sua CTR seja ótima e os custos sejam baixos, você não está realmente competindo se não estiver convertendo. Veja como melhorar sua experiência na landing page e otimizá-la para conversão:

  • Use landing pages exclusivas para cada oferta: não envie todos os visitantes para sua página inicial ou para uma página de destino genérica. Você precisa de uma página de destino exclusiva para cada oferta e até mesmo para cada público.
  • Mantenha-o limpo e claro: equilibre texto com imagens e mantenha seu texto conciso: lidere com benefícios, apoie-os com recursos e use CTAs específicos.
  • Consistência: a copy, as imagens e as mensagens em sua landing page devem ser consistentes com as do anúncio que a precedeu.
  • Facilite: A página deve carregar rápido, funcionar bem em qualquer dispositivo e, se contiver um formulário, não peça muitas informações.

Conceito 5: Otimize suas palavras-chave

No centro de uma campanha bem-sucedida do Google Ads estão as palavras-chave certas. Mas não basta fazer sua pesquisa de palavras-chave, inserir a lista em sua campanha e encerrar o dia. Você precisa manter regularmente listas de palavras-chave e buscar novas palavras-chave para segmentar. Aqui estão algumas de nossas dicas para otimização de palavras-chave:

  • Use o relatório de termos de pesquisa: embora tenha passado por algumas mudanças abaixo do ideal, ainda é o único que temos. Use o relatório de termos de pesquisa para encontrar as palavras-chave mais baratas e de maior conversão que têm menos concorrência, bem como novas palavras-chave para fazer lances. Você também encontrará palavras-chave negativas em potencial para adicionar às suas campanhas para não desperdiçar dinheiro com palavras-chave ruins.
  • Dê lances nos termos dos concorrentes: observe os termos da marca do seu concorrente e considere dar lances neles. As chances são de que eles já estejam dando lances no seu.
  • Isolar palavras-chave com Índice de qualidade baixo: às vezes, você terá uma ou duas palavras-chave em um grupo de anúncios com Índices de qualidade consistentemente baixos, não importa o que você faça. Em vez de deixá-los arrastar seu grupo de anúncios e campanha, remova aqueles com Índices de qualidade baixos e coloque-os em seu próprio grupo de anúncios com anúncios hiperfocados e landing pages. Se você não conseguir um aumento no desempenho, convém pausá-los ou excluí-los se não forem valiosos o suficiente para sua empresa.

Conceito 6: Examine sua concorrência

Esta dica passa desapercebida, visto que nunca sabemos o que nosso concorrente faz que eu não faço ou vice-versa.

Ficamos tão envolvidos em nossas próprias métricas que esquecemos o óbvio: observe sua concorrência. Olhe para os seus anúncios e ofertas. Pergunte a si mesmo se você é realmente competitivo. Se você não puder competir com a oferta, verifique se o texto e as extensões do anúncio melhoram seu “apelo de cliques”. Aparência, entusiasmo e palavras vendem!

Faça uma investigação também. Descubra quais palavras-chave são mais importantes para seus concorrentes. Se você sabe disso, pode atacá-los de frente para essas palavras-chave ou encontrar pontos fracos (palavras-chave nas quais não estão focados) e capturar esses cliques.

Conceito 7: Domine sua estratégia de lances

Este guia se concentra em todas as coisas que você pode fazer para competir no Google Ads sem aumentar seus lances. Mas isso não significa que você não precisa ter uma estratégia de lances sólida para começar. Você também pode ajustar seus lances para gastar mais em uma área, mas menos em outra. Veja como fazer isso:

  • Escolha a estratégia de lances certa: sua estratégia de lances informa ao Google como gastar seu orçamento de acordo com o que você está tentando alcançar. Talvez você queira o maior número possível de cliques. Ou talvez conversões. Ou talvez você não queira exceder um custo específico por lead.
  • Experimente o empilhamento de lances: apesar de o Google insistir com os anunciantes para “atualizar” para a correspondência ampla com o Lances inteligentes e até mesmo lançar recentemente um teste beta para desativar completamente os tipos de correspondência no nível da campanha para fazer isso, não recomendamos fazer isso. Há vantagens em segmentar vários tipos de correspondência para a mesma palavra-chave, e você pode até usar o empilhamento de lances para ajustar os lances com base no tipo de correspondência.
  • Experimente outros ajustes de lance: se você estiver usando uma estratégia de lance manual, poderá ajustar seus lances de acordo com o local, dispositivo, desempenho e muito mais. Se você estiver usando uma estratégia de Lances inteligentes, o Google ajustará seus lances para você, mas você ainda deve testar e ver como diferentes metas e mínimos e máximos afetam seu desempenho.

Conheça a GooWords!

Agora você tem as dicas necessárias para competir no Google Ads, sem ultrapassar seu orçamento. Comece com seu Índice de qualidade para construir uma base sólida, o que significa focar em um ótimo texto de anúncio, grupos de anúncios com temas adequados e páginas de destino otimizadas. Aproveite isso com ajustes de lance e otimização de palavras-chave e, em seguida, complete com uma segmentação de concorrentes mais específica.

Caso precise anunciar no Google Ads e não sabe como faz, nós podemos fazer para você!

Para trabalhar com a estratégia mais adequada no Google Ads, conte com a expertise da GooWords nesse segmento. Nós somos uma agência Google Ads e possuímos o selo Google Partner (selo de garantia e qualidade feito para agências parceiras do Google).

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Respostas de 2

  1. Boa noite! Quem me dera ter descoberto tudo isso há um ano atraz, certamente não estaria pagando cursos absurdos de caro,nem consumindo conteúdos gratuítos e absorvendo partes apenas de cada um,quando todas as minhas dúvidas a respeito de um só assunto foram esclarecidas em um só lugar e quase no final do ano,quando poderia já estar vendendo. E não consegui fazer nada por falta de conhecimentos específicos como estes aqui. Muito Obrigado!
    Vou visitar aqui mais vezes.

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