Uma Agência Google Ads de verdade acredita firmemente que as campanhas de vídeo do Google Ads são uma das maneiras mais econômicas de criar reconhecimento de marca ou ficar na frente de um público-alvo.
Mas por mais que campanhas de vídeo no Google Ads sejam ótimas, nós entendemos que elas não são perfeitas. Há certas coisas que os novos anunciantes do YouTube devem estar cientes antes de lançar uma campanha. Este post abordará alguns erros que são muito fáceis de cometer se você não prestar atenção às letras miúdas nas configurações da sua campanha.
Venha com a gente e leia até o final!
Seus anúncios em vídeo serão exibidos fora do YouTube por padrão
Ao passar pelo processo de configuração da campanha de vídeo, você encontrará uma seção chamada “Redes”. Se você expandir esta seção, verá que sua campanha de vídeo é incluída automaticamente nas três redes para anúncios do YouTube: resultados de pesquisa do YouTube, vídeos do YouTube e parceiros de vídeo na Rede de Display. Isso mesmo. Seus vídeos serão veiculados em sites fora do youtube.com.
Isso não é necessariamente uma coisa ruim se você deseja expandir seu alcance. Mas se você quiser ter mais controle sobre a experiência, deixar a Rede de Display ativada pode não ser a melhor ideia. Deixe-me explicar.
As pessoas vão ao YouTube para assistir a vídeos. Assim, vemos melhores tempos de exibição, ações ganhas e engajamento geral das redes do YouTube. Quando as pessoas estão em outro site, elas visitam o site para visualizar um conteúdo específico; não o conteúdo dos seus anúncios em vídeo. Portanto, se seu orçamento for limitado, remova a Rede de Display de sua segmentação. Você sempre pode ativar essa configuração novamente se achar que está limitado em seu alcance.
As extensões de anúncio em vídeo não aparecem em dispositivos de TV
Adoro usar campanhas de ação de vídeo para meus clientes que desejam obter o máximo de tráfego e conversões possível com seus anúncios do YouTube. Podemos adicionar extensões de call-to-action, extensões de sitelink e muito mais para incentivar os usuários a visitar seu website. Um grande problema com essas extensões é que elas não aparecem na maioria dos dispositivos de TV. De acordo com o Google, “o botão de call-to-action nas TVs está disponível apenas para campanhas de vídeo que usam as metas “Reconhecimento e alcance da marca” e “Consideração do produto e da marca”.
Portanto, se você estiver executando uma campanha de ação em vídeo, provavelmente está assumindo que está obtendo o maior número de alterações para uma conversão ou visita de tráfego, mas não está. Os botões de call-to-action não serão exibidos em dispositivos de TV. As extensões de sitelink não serão exibidas em dispositivos de TV. As extensões de formulário de lead não serão exibidas em dispositivos de TV. Então, para ter certeza de que estou usando meu orçamento de ações para ação, desligo os aparelhos de TV.
Dito isto, não estou dizendo que os aparelhos de TV são inúteis. Muitas pessoas assistem TV com seus telefones nas mãos. Depois de ver seu anúncio, eles podem facilmente procurar qual é sua marca ou produto. Se você ainda deseja capitalizar em dispositivos de TV, divida-o em sua própria campanha. Você terá um melhor controle do orçamento e terá uma visão melhor sobre o desempenho de suas campanhas de ação dentro e fora de dispositivos de TV.
O Google pode ignorar seus canais gerenciados
Ao selecionar sua segmentação, os anunciantes podem optar por exibir seus anúncios em canais específicos do YouTube, vídeos do YouTube, listas de vídeos, sites da Rede de Display, aplicativos e categorias de aplicativos. Assim como o tipo de correspondência exata nos anúncios da Rede de Pesquisa não é tão exato quanto gostaríamos, os canais gerenciados de anúncios do YouTube podem ser igualmente instáveis. Você pode pensar que seu anúncio só será exibido nos canais que você escolheu, mas esse definitivamente não é o caso. Observe as letras miúdas que o Google Ads coloca ao lado das configurações de canais.
Isso significa que o Google Ads tem o direito de ignorar suas segmentações de canais gerenciados e usar outras opções de segmentação que você colocou no grupo de anúncios, como tópicos, públicos-alvo etc. Observamos muitos gastos desperdiçados em novas contas de clientes porque seus anúncios estavam sendo mostrado em muitos outros canais que eles não esperavam.
Nem todos os sites da Rede de Display reproduzem anúncios em vídeo
Por fim, se você estiver pesquisando sites da Rede de Display para canais gerenciados, também precisará ter cuidado.
O Google mostrará a você todos os resultados de sites que fazem parte da Rede de Display; não apenas os websites com canais de anúncios em vídeo.
Portanto, você precisa monitorar de perto qualquer canal de website da Rede de Display adicionado à segmentação do seu grupo de anúncios para garantir que seus anúncios em vídeo sejam realmente reproduzidos no website escolhido. Isso ajudará você a evitar muitos gastos com anúncios desperdiçados.
Dica bônus: teste mais do que apenas o vídeo
Até agora, forneci alguns erros a serem evitados nas campanhas de vídeo do YouTube, então quero terminar com uma nota positiva com uma dica proativa.
O teste de anúncios é uma parte importante de qualquer estratégia de mídia paga e os anúncios do YouTube não são exceção. Seu criativo de vídeo deve ser o componente que você mais testa em suas campanhas de vídeo. Mas se você tiver apenas um vídeo para usar, há outros componentes do anúncio em vídeo que você pode testar.
Em seus anúncios in-stream, você pode testar algumas mensagens de extensão diferentes para ver qual delas incentiva mais cliques:
Com seus anúncios em vídeo In-feed, você pode testar diferentes miniaturas, títulos ou descrições.
Os anúncios em vídeo In-feed mostram sua marca, produto ou serviço ao lado do conteúdo do YouTube que provavelmente será visto pelo público-alvo. Eles aparecem nos resultados da pesquisa do YouTube, no feed “Assistir a seguir” e no feed da página inicial do app YouTube.
Então, dependendo das metas da sua campanha, você pode ver quais variantes estão melhorando as taxas de visualização, melhorando os tempos de exibição, aumentando os engajamentos ou possivelmente aumentando o tráfego e as conversões. Entendo que pode ser difícil para muitas empresas obter muita criatividade em vídeo. Mas mesmo que você se enquadre nesse cenário, ainda pode (e deve) testar algumas variantes de anúncios diferentes para ver como melhorar o desempenho.
Conclusão: sempre leia as letras miúdas (e teste!)
Há muitos outros erros a serem evitados que eu poderia repassar, e espero que possamos abordá-los em um post futuro. Os que incluí foram os erros que mais encontrei ao auditar uma nova conta. Sempre leia as letras miúdas nas seções de suporte para ver como a segmentação da campanha ou as configurações da campanha realmente funcionam para suas campanhas de vídeo no Google Ads.
Tantas vezes há pequenas nuances que os fazem funcionar de maneira muito diferente do esperado. Ter uma compreensão completa de como as campanhas de vídeo funciona não apenas economizará dinheiro, mas também melhorará seu desempenho desde o início.
Caso não saiba como fazer campanhas de vídeo no Google Ads , nós podemos fazer para você!
Para trabalhar com a estratégia mais adequada no Google Ads, conte com a expertise da GooWords nesse segmento. Nós somos uma agência Google Ads e possuímos o selo Google Partner (selo de garantia e qualidade feito para agências parceiras do Google).
Prestamos uma completa assessoria de marketing digital aos clientes, além de contar com especialistas capacitados e com pleno conhecimento na ferramenta que, só uma agência Google Ads pode fornecer, preparados para planejar as melhores e mais eficientes campanhas de anúncios patrocinados! Clique aqui e entre em contato conosco!