Costumamos não entender o que leva certas palavras-chave para sua inatividade e acabamos achando que pode ser algum problema da ferramenta do Google Ads.
Mas será, realmente, um problema?
O baixo volume de pesquisa no Google Ads caracteriza-se como um status de inatividade para uma determinada palavra-chave.
Com o status da palavra-chave, você descobre se suas palavras-chave estão ou não ativas. Se sua palavra-chave não estiver gerando a exibição dos seus anúncios, o Google Ads informará qual é o problema.
Porém, como podemos entender o conceito disto na ferramenta?
Confira o conteúdo até o final para que fique mais claro em sua compreensão.
Baixo volume de pesquisa: O que é?
O baixo volume de pesquisa no Google Ads, como dito no início deste tópico, é um status atribuído a uma palavra-chave com pouco ou nenhum histórico de busca levando à sua inativação.
A palavra-chave que possuir baixo volume de tráfego ficará inativa até possuir o tráfego novamente, gerando seu aumento de procura. À partir daí, ela poderá levar a sua ativação novamente.
O Google, como costumamos sempre dizer, está preocupado em gerar conteúdos relevantes em suas redes, sejam a de pesquisa ou de display.
Por isso, quando uma palavra-chave é marcada como “baixo volume de pesquisa” são associadas como pouca relevância aos conteúdos que o Google quer para os seus usuários em suas pesquisas.
Portanto, o Google torna essas palavras-chave inativas temporariamente para que não acionem aos seus anúncios.
O sistema do Google costuma verificar e atualizar o status de pouco ou aumento de tráfego regularmente.
Com isso, mesmo que o aumento do tráfego seja pequeno, seu anúncio será ativado novamente.
A inatividade podem ser geradas por diversos fatores. Um deles é o fato de possuir erro ortográfico ou até mesmo ser muito específico.
Se essas palavras possuírem alguma manutenção, o Google pode entender que ela é completamente relevante fora do leilão de anúncios e exibir seu anúncio com muito mais eficiência através dessa palavra-chave fruto da manutenção.
Isso além de contribuir para a comunidade da rede Google, vai ajudar a reduzir as palavras-chave utilizadas no sistema do Google Ads o que pode facilitar até mesmo na utilização do Planejador de palavras-chave para realizar sua estratégia de anúncio.
O Google costuma selecionar e avaliar os termos de pesquisa e as palavras-chave mais utilizadas nos últimos 12 meses no Planejador de palavras-chave.
Caso você não conheça o planejador de palavras-chave, clique aqui e saiba mais.
E se você quiser saber mais sobre a Rede Google, desenvolvemos dois conteúdos a respeito. A rede de pesquisa e a rede de display fazem parte da Rede Google e se quiser saber mais sobre a rede de pesquisa clique aqui, mas, se quiser saber mais sobre a rede de display clique aqui.
Lembre-se que o baixo volume de pesquisa das palavras-chave não está ligado diretamente com o índice de qualidade, logo, não vai adiantar reformular o site e os outros fatores para que isto melhore o tráfego da sua palavra-chave com baixo volume de tráfego, pois não haverá melhora.
Outro ponto importante de lembrar é que as palavras-chave com baixo volume de pesquisa não causará impacto direto no histórico da sua conta. Convém você retirar esta palavra-chave se realmente tiver atingido os limites da conta.
Um anúncio com termos que possuem baixo volume de vendas costumam aparecer em alguns casos. Por exemplo, vamos supor que usamos a palavra-chave “bicicletas azuis” e ela esteja com baixo volume de pesquisa.
Ela irá aparecer se alguém procurar por “bicicletas vermelhas e azuis para venda” porque esta palavra-chave de cauda longa costuma ter uma relevância um pouco maior.
Isso acontece porque termos mais abrangentes como “bicicleta azul” podem acionar um anúncio para essa busca.
O que fazer quando possuo uma palavra-chave com baixo volume de pesquisa?
Quando você possuir uma palavra-chave com baixo volume de pesquisa, o Google geralmente dá algumas sugestões.
Segundo a empresa, você pode não fazer nada e esperar que o próprio Google verifique a situação da sua palavra-chave.
Geralmente o prazo para isso é de uma semana.
Se as pessoas começarem a pesquisar mais vezes sua palavra-chave, ela será reativada.
Geralmente, essa opção é útil se você está anunciando um novo produto, marca ou algum termo.
É possível, também, remover o termo. Removendo a palavra-chave, pode-se utilizar o Planejador de palavras-chave para adquirir novas ideias.
Alterar o tipo de correspondência também é valido. Por exemplo, se a palavra-chave não possuir um engajamento em sua correspondência exata, mude para correspondência ampla.
Aproveitando o gancho anterior, atualizar a palavra-chave para algo menos específico irá ajudar para que ela passe a possuir maior volume de pesquisa em determinados casos.
Tudo vai variar de acordo com sua estratégia de negócios e publicidade.
Por isso que sempre indicamos a contratação de profissionais sérios da área, pois o segredo não é como mexer na ferramenta do Google Ads e sim em quem está por trás dela.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco. Somos uma agência de marketing digital focada 100% em Google Ads e possuímos profissionais com mais de 10 anos de experiência no mercado que vão ajudar você a alavancar os seus resultados.