Novidades | Blog

Aqui você fica por dentro das novidades e dicas do Google Adwords

anuncio nao aparece no google

Seus anúncios não aparecem no Google? Veja 6 motivos

Se os seus anúncios não aparecem no Google você já deve ter quebrado muito a cabeça para resolver. Veja abaixo 6 motivos que podem te ajudar a resolver esse problema:

Seu CTR (taxa de cliques) está muito baixo

Seus anúncios não aparecem no Google? Analise primeiro a taxa de cliques CTR – a taxa na qual seus anúncios transformam impressões em cliques. Do ponto de vista prático, o CTR do seu anúncio indica o quão atraente ele é para seus clientes potenciais. Se a CTR do seu anúncio for alta, isso significa que sua mensagem está repercutindo muito bem com os usuários; se a CTR do seu anúncio for baixa, o oposto é verdadeiro.

O Google recompensa os anunciantes que escrevem anúncios que ressoam com os usuários. Portanto, quanto menor for a CTR de um determinado anúncio (ou palavra-chave), pior será o desempenho no leilão de anúncios. Se você quiser dar ao seu anúncio uma chance melhor de ser exibido de forma consistente para seus clientes em potencial, você precisa escrever um texto que chame a atenção deles e os obrigue a clicar.

Acredite ou não, nosso conselho para escrever um texto de anúncio que obrigue os usuários a clicar é basicamente o mesmo que nosso conselho para criar páginas de destino hiper-relevantes: você precisa observar a palavra-chave que seu anúncio está segmentando, pensar nos usuários que estão acionando essa palavra-chave e identifique o problema específico ou o ponto problemático que você precisa resolver. Em outras palavras, escrever um anúncio que gere uma CTR alta tem tudo a ver com atender às necessidades exclusivas de seus clientes em potencial de acordo com sua posição ao longo da jornada do cliente.

Os clientes em potencial no início da jornada do cliente (perto do topo do seu funil de marketing) geralmente apreciam anúncios que fornecem informações relevantes e respondem às suas perguntas. Os clientes em potencial no final da jornada do cliente (perto da parte inferior do seu funil de marketing) geralmente apreciam anúncios que permitem converter ou fazer uma compra.

Se seus anúncios não aparecem no Google e você puder atribuí-los a CTRs baixas, observe atentamente o texto do anúncio e avalie se está fazendo um bom trabalho ao mapear palavras-chave para a jornada do cliente e atender às necessidades dos usuários

Sua página de destino não tem uma boa relevância

Ao julgar se você merece uma classificação alta nos resultados de pesquisa paga, o Google não analisa apenas a relevância do texto do seu anúncio, mas também a relevância da sua página de destino. Essencialmente, se sua página de destino não ajudar os usuários a fazer o que eles precisam fazer – conforme indicado pela intenção por trás de suas consultas na pesquisa do Google – você terá um desempenho ruim no leilão de anúncios e consequentemente seus anúncios irão aparecer menos no Google.

Veja o que isso significa para você: você precisa observar atentamente cada uma das palavras-chave que está segmentando com seus anúncios do Google Ads e se elas estão sendo direcionadas a páginas que casem com elas. Pense nos usuários cujas consultas estão acionando essas palavras-chave. Com o que eles estão lutando? O que eles estão tentando realizar? O que você pode fazer para ajudá-los? 

Suas respostas a essas perguntas devem informar o conteúdo de suas páginas de destino. Quanto melhor você resolver os problemas dos usuários com suas páginas de destino, melhor será seu desempenho no leilão do Google Ads. Para uma boa medida, você também deve incorporar suas palavras-chave de destino na cópia da sua página de destino. Pode ser esse o motivo pelo qual seus anúncios não aparecem no Google.

Seus anúncios não estão otimizados

Garantir que seus anúncios sejam relevantes para as consultas de pesquisa de seus clientes em potencial não começa e termina com a criação de grupos de anúncios focados; é igualmente importante que você otimize os seus anúncios. 

Em poucas palavras, otimizar um anúncio para ter uma classificação alta nos resultados da pesquisa paga significa incorporar sua palavra-chave de destino neles. Ao escrever um texto que inclua sua palavra-chave de destino, você está sinalizando efetivamente ao Google que seu anúncio é relevante para a consulta de pesquisa do usuário.

Seu grupo de anúncios não está focado

Cada um dos grupos de anúncios da sua conta do Google Ads consiste em dois componentes: palavras-chave e anúncios. Há uma razão pela qual o Google os abriga sob o mesmo teto: as palavras-chave e os anúncios que vivem no mesmo grupo de anúncios estão vinculados. Quando uma de suas palavras-chave é acionada pela consulta de pesquisa de um usuário e você entra no leilão de anúncios, o Google sabe selecionar um dos anúncios que você vinculou a essa palavra-chave.

O motivo que pode estar impendindo que seu anúncio apareça no Google pode ser devido à estrutura de seus grupos de anúncios. Se você achar que criou seus grupos de anúncios com palavras-chave que não estão intimamente relacionadas umas às outras, provavelmente é por isso que você não está tendo um desempenho tão bom quanto gostaria no leilão de anúncios.

Seu lance de CPC está baixo demais

Se os seus anúncios não aparecem no Google pode ser porque seus lances são muito baixos. A classificação do seu anúncio para um determinado leilão depende do seu índice de qualidade da palavra-chave para a qual você está dando lances, bem como do próprio lance. Se você navegar até a seção Palavras-chave da sua conta do Google Ads, poderá usar os simuladores de lances para estimar o impacto de aumentar seus lances em valores diferentes. Faça a simulação e garanta que seu lance seja o suficiente para estar entre os primeiros.

As buscas para a palavra-chave são muito baixas

Se uma palavra-chave que você está segmentando gera pouco ou nenhum tráfego de pesquisa mensalmente, os anúncios vinculados a essa palavra-chave podem não estar qualificados para exibição. Quando o Google perceber que você está segmentando uma palavra-chave de volume extremamente baixo, ela a tornará temporariamente inativa em sua conta. Se o volume de pesquisa atingir um nível razoável, o Google reativará automaticamente a palavra-chave.

Taticamente, no entanto, simplesmente esperar que o volume aumente não é exatamente uma boa ideia. Usando o Planejador de palavras-chave do Google (que vem com sua conta do Google Ads) você deve tentar o seu melhor para encontrar uma palavra-chave semelhante com um volume de buscas maior.

Somos uma agência 100% especializada em Google Ads. Trabalhamos a mais de 10 anos com isso. Entre em contato e saiba mais sobre a nossa assessoria mensal de Google Ads. Tenho certeza que podemos ajudá-lo!

Gostou deste post? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *