Como resolver aquele anúncio que foi reprovado no Google Ads?
Esta situação é muito comum, portanto não esquente sua cabeça.
Geralmente, você faz tudo certo, seguiu aquele passo-a-passo de tutoriais que disponibilizamos aqui no nosso blog e apareceu que seu anúncio foi reprovado.
Mas o que de fato aconteceu?
Neste conteúdo abordaremos as práticas que o Google costuma pedir para que sigamos nestes casos. Portanto, confira até o final para ter um norte e saber que caminho tomar.
Por que um anúncio é reprovado no Google?
É importante entender que o Google possui suas políticas de anúncios que todo anunciante precisa seguir.
Caso sejam violadas, anúncios e campanhas podem ser reprovados. Existem casos que o anunciante pode ter a sua conta bloqueada no Google Ads.
Entre as práticas que o Google não permite que sejam incorporadas em seu anúncio são: usar uma palavra protegida por copyright, utilizar o termo “clique aqui” na descrição, utilizar apenas letras maiúsculas no título ou descrição do e usar caracteres especiais em excesso.
Existem diversas outras, mas essas são uma das mais comuns para os anúncios serem reprovados.
Caso não saiba como funcionam as políticas de anúncios do Google Ads, realizamos um conteúdo no blog. Clique aqui e saiba mais.
Como essas são práticas comuns para reprovação, o Google costuma avisar se tais casos ocorrerem.
Algumas vezes, o seu anúncio passa despercebido e ele pode entrar em análise logo após ele ter sido mandado para aprovação em primeiro instante.
A campanha aparece até como qualificada. Isso não significa que está, de fato, aprovada mas que ela está em análise.
Quando ela está como qualificada, o Google entende que seu anúncio aparentemente não possui nada de errado, mas que está passando por uma segunda análise para ver se não encontram nada de errado.
Outras vezes, entre o período de qualificado e aprovado, pode ser que sua campanha rode um pouco e depois pare.
Lembre-se que o Google pode se enganar e reprovar seu anúncio
Sim, o Google pode se enganar ao reprovar um anúncio mesmo que este esteja dentro de todas as políticas de anúncios do Google Ads.
Neste caso, é aconselhável conversar diretamente com o suporte para que seu anúncio seja analisado novamente e corrigido.
Como descobrir o motivo pelo qual meu anúncio foi reprovado?
No processo de análise, o Google não costuma reprovar seu anúncio sem avisar o motivo deste feito propriamente dito.
O erro será fundamentado. O Google, em seu histórico, não possui relatos de que reprovou sua campanha e que não tenha dito o motivo.
Quando seu anúncio é reprovado, ele avisa que você infligiu política X ou Y ou que seu anúncio não pode possuir certas características que você tenha colocado nele.
Anúncios que costumam ser reprovados pelo Google são dos mais diversos, porém a empresa é muito rígida quanto aos serviços da indústria farmacêutica.
Para anunciar neste nicho, você precisa mostrar documentos e registros de que realmente pertence a essa indústria.
Se existe algum documento que tenha sido solicitado para que seu anúncio seja validado, você deverá seguir um protocolo específico enviado pelo Google para a sua conta.
É importante entender que existem anúncios que jamais serão aprovados, principalmente os com descritivos “Emagreça 10kgs rapidamente em dois dias”.
Tudo que você não consegue fundamentar cientificamente; promessas pouco prováveis de se concretizar; métodos que não funcionam para todas as pessoas; todas essas promessas vagas ou similares como as do exemplo acabam sendo barradas se estiverem presentes em seus anúncios.
É possível corrigir meu anúncio que foi reprovado no Google Ads?
Primeiramente, em resposta, sim é possível corrigir seu anúncio reprovado.
Vamos entender melhor como funciona.
Se o problema do seu anúncio está em um posicionamento da comunicação da empresa por trás dele como, por exemplo, o caso das promessas falsas ou difíceis de se acreditar, pode ser que você tenha de rever toda a integridade do seu criativo, do anúncio e até do seu produto se for o caso.
Em outros casos, pode ser que você tenha que reavaliar para ver qual regra das políticas de anúncios que foi quebrada e corrigi-la.
Por exemplo, se você criou um anúncio com uma palavra protegida por copyright e, por conta disso, foi reprovado. Neste caso, basta você corrigir o erro e mandar novamente o anúncio para aprovação.
É comum surgir a dúvida entre as pessoas de perguntar se é preciso avisar o Google que seu anúncio foi corrigido.
Isto não se faz necessário.
Arrume o que for necessário e salve sua campanha. Após isso, ela entrará automaticamente em revisão. Se tudo estiver certo, seu anúncio será liberado.
Tente nunca deixar de lado os anúncios que foram reprovados inativos no Google Ads.
É comum pensarmos que já que foi reprovado, criarmos um outro e deixar o que foi reprovado de lado.
Quando você não corrige um erro dentro de uma campanha do Google, ele leva isso muito a sério como um desaforo e pode acabar suspendendo sua conta.
Mas por que isso acontece?
Porque ele entende que você não respeitou suas políticas de anúncios e pode acabar suspendendo sua conta em definitivo.
É recomendado toda vez que você tiver um anúncio reprovado, corrigir o mais rápido possível. Pois, assim que for corrigido, você está mostrando para a empresa que se preocupa com suas políticas e que está respeitando suas regras.
Caso queira conhecer melhor como funcionam as políticas de anúncios do Google Ads, clique aqui e entenda mais.
Qualquer dúvida, entre em contato com um de nossos especialistas. Somos uma agência de marketing focada, completamente, em Google Ads. Possuímos profissionais com mais de 10 anos de mercado que podem ajudar você a alavancar o seu negócio.