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9 dicas para aproveitar melhor suas campanhas de Remarketing

As campanhas de remarketing são uma estratégia central no PPC, onde você pega um grupo de pessoas determinado por ação ou comportamento anterior (públicos) e direciona seus anúncios para ou para longe desse grupo de pessoas. E não faltam estatísticas que mostram por que é uma estratégia tão central.

Além disso, o remarketing pode aumentar o engajamento do anúncio em 400% e as vendas em 50%, se você fizer isso corretamente.

As regras de engajamento para PPC estão sempre em fluxo, e é importante adaptar estruturas e estratégias com os tempos. Então, aqui estão 10 dicas para garantir que suas campanhas de remarketing sejam as mais eficazes possíveis.

Nosso intuito é ajudar você nisso. Venha conosco e entenda como uma agência Google Ads pensa em relação ao remarketing.

Dica nº 1: Use a segmentação de dados próprios (listas de clientes)

Dados próprios são quaisquer informações que você possui e que um usuário consentiu para permitir que você rastreie/retenha. Isso pode incluir informações de contato (e-mail, número de telefone etc.), comportamento na página e outros dados que você protegeu com o consentimento do usuário.

A compra de uma lista de contatos não conta como dados próprios e não deve ser usada em remarketing (isso pode resultar na suspensão da conta de anúncios).

Quase todas as plataformas de anúncios (Google, Facebook, Microsoft, LinkedIn, Twitter, etc.) permitem que os anunciantes segmentem listas carregadas/sincronizadas de e-mails/números de telefone de clientes.

Esse estilo de remarketing (seja segmentação ou exclusão) usa dados primários para ajudar os anunciantes a fazer uma correspondência mais eficaz da mensagem com os clientes em potencial.

À medida que o remarketing baseado em cookies é eliminado (ou seja, visitas ao site), é importante ter uma estratégia para ganhar a confiança do cliente para que ele forneça suas informações de contato.

Essas listas podem ser usadas para públicos-alvo de remarketing ou para semear públicos semelhantes.

Dica nº 2: Não fuja do público-alvo semelhante

Públicos-alvo semelhantes (usados ​​no remarketing do Google) são ferramentas poderosas de prospecção. Eles pegam pessoas que mostram características desejáveis ​​e as usam como modelos para encontrar novos públicos.

Quando isso entrou em cena pela primeira vez, havia medo de que eles fossem um desperdício. Os anunciantes gostam de controle, e dar “reinado livre” ao algoritmo pode parecer assustador.

No entanto, os Públicos-alvo semelhantes geralmente superam o remarketing direto e absolutamente não usam nenhum público.

É importante observar que Públicos-alvo semelhantes só serão tão bons quanto às listas que você usar para semeá-los.

Observação: as redes de anúncios permitirão que você defina uma porcentagem de certeza de que um usuário é semelhante ao público inicial. Certifique-se de optar por apenas 1% de certeza, pois as quantidades maiores tendem a gerar mais resíduos.

Dica nº3: As exclusões podem ser tão poderosas quanto os alvos ativos

As exclusões de público são uma tática subutilizada para economizar orçamento e ser mais direcionado com as mensagens. Definir exclusões de público-alvo segue a mesma lógica das palavras-chave negativas e excluir canais: qualquer pessoa no público-alvo excluído não estará qualificada para ver seu anúncio.

Ao excluir uma lista de remarketing que foi a semente de um Público-alvo semelhante, você pode garantir que apenas novos usuários vejam seu anúncio. Você também pode excluir tráfego próximo, mas não exatamente.

Por exemplo, se você estiver no setor imobiliário, as pesquisas por comercial e residencial podem ser próximas, se não idênticas (mesmo que seu valor seja drasticamente diferente). Ao excluir o público-alvo no mercado em que o anunciante não está interessado, eles podem proteger seu orçamento e garantir que obtenham volume útil suficiente.

Observação: ao usar Lances automáticos ou inteligentes, excluir ou segmentar públicos-alvo é a única maneira de ajudar as plataformas de anúncios a direcionar seu orçamento. Se você estiver usando lances manuais ou CPC otimizado, poderá usar ajustes de lance positivos e negativos para direcionar o orçamento para públicos específicos ou para longe deles.

Dica nº4: Use os termos que seu público está usando

O criativo do anúncio deve sempre ser envolvente e inspirar ações lucrativas. Bons anúncios se tornam ótimos quando são direcionados a grupos específicos predispostos a se envolver.

Ao usar o público para direcionar o orçamento para grupos específicos de pessoas, você também controla as mensagens. Dedicar um tempo para analisar se um grupo de pessoas usa uma variante de uma palavra ou outra (por exemplo, “ferramentas de marketing” versus “software de marketing”) pode ajudar a garantir que a mensagem chegue.

Certifique-se de ser o mais específico possível (seja usando um público nativo ou remarketing). A segmentação de donos de animais de estimação (sem especificar o tipo de animal de estimação) irá expor grandes criativos ao desperdício.

Se você estiver usando uma lista de remarketing, use uma cópia do anúncio e um criativo que honre a conversa que os clientes em potencial começaram com você, de preferência superando objeções comuns à conversão.

Dica nº 5: Certifique-se de que seu público seja grande o suficiente

Os algoritmos de anúncios precisam de dados para funcionar e, dependendo como for seu orçamento estará limitado para veicular. Independente da plataforma é preciso ter pelo menos 1.000 pessoas para utilizar o remarketing.

Se você estiver usando uma lista de clientes como uma semente para Públicos-alvo semelhantes, lembre-se de que pode levar até 48 horas para processar.

Isso não quer dizer que você não deve construir um público-alvo para segmentar mais tarde.

Dica nº6: Observe sua audiência

As audiências podem ser aplicadas a qualquer momento e essa escolha determinará se o orçamento direcionado irá para o público que você quer atender ou se irá para longe dele. É importante observar isso antes de qualquer alteração.

Se você escolher segmentar e observar, é importante ressaltar que é necessário ter pessoas suficientes para conseguir atender, de modo que faça sentido começar com um novo público em observação.

Além disso, se você usar Lances inteligentes, o algoritmo ignorará seus públicos de observação e apenas direcionará o orçamento para aqueles que parecem atender ao objetivo dos Lances inteligentes.

Vamos deixar uma imagem abaixo para um melhor esclarecimento do que é targeting e observação para entender melhor sua audiência de acordo com o nicho do seu público-alvo.

Dica nº7: Tenha uma postura de marca

O uso de públicos em suas campanhas de segmentação de marca e de concorrentes pode ser uma maneira eficaz de focar o orçamento e garantir mensagens corretas. A configuração dessas campanhas exige que você opte por uma das duas estratégias:

  • Campanhas de marca com tráfego orgânico excluído, para proteger os cliques mais baratos que roubam o orçamento geral de serviços.
  • Campanhas de marca projetadas para perseguir aqueles que já estão familiarizados com sua marca, com um grupo de anúncios segmentando aqueles em listas de remarketing e um grupo de anúncios excluindo-os.

Ambos os caminhos podem ser rentáveis. É importante entender o motivo de escolher um caminho ou outro.

 Se sua equipe tiver problemas de atribuição, você provavelmente desejará seguir o primeiro caminho. Se você confia em seu rastreamento e todas as equipes estão usando uma única fonte de verdade para relatórios, a segunda tende a ser a melhor.

Dica nº8: Use listas de remarketing em todos os canais

Uma das melhores maneiras de capitalizar as listas de remarketing é aplicar listas de um canal a outro como um Público Semelhante.

Essa estratégia de marketing multicanal permitirá que você encontre clientes ideais em diferentes plataformas de anúncios que você não capturaria de outra forma.

Além disso, você pode se sentir bem em testar orçamentos em novos canais (o que é um dos fundamentos da nossa estratégia de mídia paga) porque você está protegendo seu orçamento com proteções de público.

Dica nº 9: Orçamento para campanhas de remarketing

Um erro comum que os anunciantes cometem é agrupar os orçamentos de remarketing com o serviço geral e esperar ótimos resultados rapidamente.

Só porque uma campanha é focada em um público mais concentrado, não significa que ela não precise de um orçamento para ser veiculada. Certifique-se de alocar o suficiente por dia para que a nova campanha cresça e atinja suas metas.

Caso você não faça isso, o remarketing pode afetar a campanha anterior que estava performando bem e, no fim, não haverá resultado em nenhuma das duas campanhas.

Uma boa regra geral é alocar de 15 a 20% de seus orçamentos de campanha paga para remarketing (pelo menos no início). Algumas empresas acabarão alocando mais para as campanhas de remarketing devido aos preços de leilão de seu setor.

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O remarketing é uma ferramenta poderosa no marketing digital e produzirá os melhores resultados quando fundamentado em dados próprios e campanhas colaborativas.

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