Novidades | Blog

Aqui você fica por dentro das novidades e dicas do Google Adwords

5 motivos para não utilizar CPA desejado no Google Ads

Muitas pessoas com quem temos conversado têm como objetivo máximo no Google Ads atingir a etapa do CPA desejado. Porém, acredito que não seja esse o caminho para obter resultados.

Para não perder o foco, o objetivo máximo de toda campanha é vender todos os dias.

Nosso intuito ao desenvolver este conteúdo é que consigamos alertar você que construiu todo um trabalho para vender todos os dias e acabou colocando a campanha em CPA desejado no momento errado.

Isso pode atrapalhar seus objetivos visto que o CPA pode derrubar as vendas ou alavancá-las, mas é necessário entender a hora certa de utilizar essa estratégia.

Confira o conteúdo até o final e entenda de uma vez por todas os motivos para não utilizar CPA desejado no Google Ads.

Motivo 1: Histórico de conversão na conta do Google Ads

Antigamente, o Google Ads exigia o mínimo de 15 conversões para conseguirmos colocar a estratégia de CPA desejado. Hoje em dia, o Google se tornou mais liberal e podemos colocar essa estratégia a hora que preferirmos.

É importante ressaltar que nós aconselhamos em não colocar essa estratégia de início visto que ela avalia o seu histórico para te trazer conversões.

A estratégia de CPA desejado não é nada mais, nada menos que escolher um valor que você quer gastar por conversão. Portanto, se você não vende todos os dias, de nada adianta utilizar essa estratégia e há uma chance bem alta da estratégia não dar certo.

Motivo 2: Consistência nas conversões do Google Ads

Um dos motivos para não utilizar CPA desejado é quando não há consistência nas suas conversões.

Você passa uma semana recebendo leads e na outra semana não recebe nada. Isso significa que sua campanha não está pronta para utilizar o CPA desejado.

A nossa indicação para utilizar o CPA desejado é quando sua conta gera de 30 a 50 vendas por mês durante o período de três meses para que possa ter um histórico no qual o Google vai analisar.

Por mais que você tenha consistência de conversões no primeiro mês, ainda não é recomendado visto que o CPA desejado vai utilizar seu histórico e utilizar antes da recomendação de três meses pode dar problemas de resultados em sua campanha e jogar todo o trabalho que está sendo feito fora.

Motivo 3: Sua conta possui poucas conversões

Outro motivo é que a conta, muitas vezes, possui poucas conversões. Se possuir pouca conversão, não é o momento de iniciar o CPA desejado.

Antigamente, o Google recomendava 15 conversões no mínimo para te dar uma margem de segurança.

Nós da GooWords recomendamos de 30 a 50 vendas todo mês em um prazo mínimo de três meses para que haja uma margem de segurança maior.

O CPA desejado é uma estratégia arriscada e você precisa estar bem seguro que vai dar resultado antes de utilizar essa estratégia. Caso contrário, ela pode eliminar toda a sua estratégia e objetivo de vender todos os dias pelo Google Ads.

Motivo 4: Conversões de leads no Google Ads

Um detalhe que as pessoas confundem muito é a geração de leads e quantidade de vendas. Um lead não é uma venda!

A estratégia de CPA desejado é altamente recomendada para quem gera uma quantidade de 30 a 50 vendas no período mínimo de três meses. Se forem gerados leads ao invés de vendas, a inteligência do Google Ads vai trabalhar em cima das vendas geradas e não dos leads.

Vou dar um exemplo prático: Suponhamos que você gera de 30 a 50 leads, porém, são só geradas de 5 a 10 vendas. Muitas vezes, o CPA desejado pode não acabar compensando visto que você vai gastar mais pelo lead do que efetuaria a venda propriamente dita, portanto, irá compensar no CPA desejado se as vendas estão acontecendo de fato.

A ideia do CPA desejado é trazer pessoas que consumam de você mesmo que isso lhe custe 200 leads.

Motivo 5: Risco das vendas caírem no Google Ads

Muitos perguntam se correm o risco de vender menos se utilizarem a estratégia de CPA desejado e a resposta é SIM!

Quando você vai para o CPA desejado, ela costuma ser uma estratégia bem agressiva e ela vai avaliar diretamente seu histórico da conta.

Por isso recomendamos que se utilize o CPA desejado após haver um histórico de 30 a 50 vendas por mês durante três meses para que o machine learning (inteligência do Google) entenda seu objetivo.

Se for utilizada essa estratégia desde o início, o Google não entende o que deve ser feito e muitas vezes os resultados deixam de existir. A performance fica comprometida. Por isso que é recomendado um histórico com muitas conversões, pois, é mais difícil de ocorrer com contas que possuem um bom histórico de campanha.

Entendendo o conceito de CPA desejado

O CPA desejado é uma estratégia de lance muito agressiva que vai administrar seu orçamento da forma que o Google Ads achar melhor para te entregar resultado. Em outras palavras, é uma estratégia automatizada.

Quando é alterada a estratégia de lance para CPA desejado, ele vai utilizar sete dias para aprendizado com o histórico recente da sua conta e pode passar mais sete dias otimizando. Portanto, ele pode passar até 14 dias com uma boa performance ou com uma performance muito baixa.

Então é crível dizer que nem todas as empresas estão aptas a esperar todo esse tempo para que o Google Ads comece a dar resultado de fato visto que pode levar certo tempo para o Google entender o histórico da sua conta.

O CPA desejado é uma das melhores estratégias de Google Ads existentes e é altamente recomendada quando se tem uma base de conversão na sua conta, mas é necessário ter uma ampla expertise antes de colocar no automático.

Caminho seguro para o CPA desejado

O caminho seguro para o CPA é saber que é recomendado de 30 a 50 vendas durante três meses ou um valor que seja proporcional em leads.

Mas tem que levar em consideração que, caso seu negócio esteja ligado a receber um alto número de conversões em épocas sazonais, não é interessante colocar em CPA desejado se não há o número de vendas mínimo recomendado por nós, pois, você costumará vender esse número alto em épocas sazonais e não durante o ano inteiro.

As experiências de campanha no Google Ads também podem ser consideradas um caminho seguro para a utilização do CPA desejado no Google Ads porque ao invés de criar uma campanha, você cria uma variação e assim consegue fazer um teste a/b para saber qual campanha está performando melhor.

A vantagem de fazer o teste a/b é que, caso não dê certo o CPA desejado, é possível descartar sem alterar a campanha original.

Conheça a GooWords

Caso não saiba como realizar os anúncios do Google Ads ou o momento certo para utilizar a estratégia de CPA desejado, nós podemos fazer para você!

Para trabalhar com a estratégia mais adequada no Google Ads, conte com a expertise da GooWords nesse segmento. Nós somos uma agência Google Ads e possuímos o selo Google Partner (selo de garantia e qualidade feito para agências parceiras do Google).

Prestamos uma completa assessoria de marketing digital aos clientes, além de contar com especialistas capacitados e com pleno conhecimento na ferramenta que, só uma agência Google Ads pode fornecer, preparados para planejar as melhores e mais eficientes campanhas de anúncios patrocinados! Clique aqui e entre em contato conosco!

Gostou deste post? Compartilhe!

Respostas de 4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *