As compras de Natal ficaram mais modernas e digitais com o e-commerce, os apps e o search. Mas uma tradição segue igual: muita gente ainda deixa para fazer as compras na última hora.
Os números mostram que quase metade das pessoas adquirem presentes nos sete dias que antecedem a data. Mas, mesmo com o Natal próximo, você não precisa abandonar as estratégias para conquistar clientes.
O Natal anda mais vivo do que nunca, pois ele faz parte de uma temporada completa de compras que começa na Black Friday, passa pela Cyber Monday e só termina no saldão após o Revéillon.
Não pense que o Natal está sendo banalizado por outras datas do varejo.
Pelo contrário, o interesse dos compradores pela data só aumenta. Em 2017, por exemplo, as vendas natalinas cresceram 6% na comparação com o ano de 2016.
Pensando dessa forma, separamos 5 dicas de como se planejar no Natal e investir no Google Ads para que não perca seu investimento e presença online nesta data.
Dica 1: Hora de Planejar
O Natal é hora de planejar, hora de definir suas estratégias.
Aqui estão algumas informações e dicas para te ajudar a definir os melhores passos para a formulação da sua estratégia.
Nesta data as vendas não param de crescer, olhe estes dados:
Nada como definir uma estratégia para um melhor desempenho nos seus resultados. A estratégia pode se compor com pesquisas de mercado, definir o mix de produtos (seja físico ou intangível), definir promoções, definir sua publicidade online ou até criar aquele anúncio no Google Ads.
Você pode usar o Google Ads para anunciar apenas para pessoas que já tiveram contato com você uma vez, assim ela não esquecerá a sua marca e tem chances de comprar novamente, ou concluir a compra, caso ela não tenha sido finalizada.
Entender como seu cliente se comporta na internet pode ser um dos fatores mais importantes para ser assertivo na sua estratégia.
Vamos ao próximo dado:
O meio digital é onde o interesse das pessoas se mostram bastante vivo. O Google e os aparelhos móveis já provaram ser uma vitrine importantíssima para quem anuncia e oferece oportunidades de compra no Natal.
Mas o Natal não tem apenas a ver com presentes. Claro, nos sentimos bem quando damos algo para alguém que amamos e gostamos.
No entanto, a data também tem a ver com celebrar e compartilhar o momento, assim como tem a ver com a reflexão individual e com a espiritualidade de cada um, sozinho ou junto da família e amigos.
Tiramos essa informação analisando os dados abaixo:
O que podemos criar e entender no comportamento do seu cliente quando analisamos estes dados, segundo as pesquisas?
Também podemos analisar os itens com maior incidência e menor incidência no Natal, ou seja, aqueles que são mais procurados e menos procurados, aqueles que vendem mais e vendem menos, segundo a pesquisa abaixo:
O Natal por ser uma data com um comércio ativo, com valores familiares, religiosos e – juntamente – do décimo terceiro salário acaba se tornando uma ótima oportunidade para planejamentos de vendas, de acordo com seu negócio.
Em 2018, o Google fez uma pesquisa onde mostra os itens mais comprados com o décimo terceiro salário das pessoas. Os dados se encontram logo abaixo:
Pensando em todas essas informações, o que podemos tirar de conclusão no nosso planejamento?
Use da melhor maneira possível estes dados para criar uma estratégia mais eficaz ao seu modelo de negócio.
Dica 2: Hora de investir
Como dito acima, o período de Natal é uma época em que o mercado está fervendo, sendo assim, você precisa aumentar o seu orçamento o mais alto possível, para ter maiores chances de gerar conversão.
Empresas que costumam investir mais nesta época do ano no Google Ads costumam ter muito mais vendas que em outros períodos do ano.
Então é hora de tirar a mão do bolso e investir sem medo. Esse é o momento para conseguir excelentes resultados!
Dica 3: Hora de trabalhar com Remarketing
Não esqueça de trabalhar o remarketing de suas campanhas, pois esse é o período em que se tem mais retorno com esse tipo de campanha.
É muito comum que o usuário tenha um primeiro contato com o produto para captar informações, porém a compra não costuma ser feita no mesmo momento.
Trabalhar com remarketing vai ajudar a aumentar suas probabilidades de gerar conversão no momento em que o usuário for executar a ação de compra, pois seu anúncio estará no campo de visão dele.
Dica 4: Não esquecer do Pós-venda
A fidelização com seu cliente acontece de forma mais eficaz nesta época do ano, pois todos estão com o espírito natalino no ar.
Por mais que o cliente já tenha efetuado uma compra com você, é possível manter-se em contato com ele ainda.
Claro que você não vai oferecer o mesmo produto que ele já adquiriu, no entanto, você pode mandar ofertas de itens relacionados ou complementares, assim você faz um pós venda eficiente e continua com o lead aquecido.
Aproveite a excelente oportunidade do pós-venda. É nela que conquistamos o cliente!
Dica 5: Faça ações de E-mail Marketing
O e-mail marketing, por incrível que pareça, costuma ser bem eficiente nestas datas.
Isso porque normalmente as compras são feitas com caráter sentimental.
O presente é comprado para alguém que temos um carinho grande, um sentimento forte. Os clientes costumam ficar contentes por poder agradar as pessoas e querem sentir essa sensação cada vez mais.
Envie e-mails com uma frequência adequada e incentive que novas compras sejam feitas, até mesmo entregando benefícios, brindes e o que mais puder oferecer, pois será um diferencial.
Caso opte por fazer um anúncio patrocinado no Google Ads, através dos contatos recebidos das campanhas, pode ser feita uma ação de e-mail marketing com as pessoas que já demonstraram algum interesse anterior.
Caso precise realizar sua ação de natal, entre em contato conosco. Somos uma agência de marketing digital focada 100% em Google Ads e possuímos profissionais com mais de 10 anos de experiência que dão conta do recado.