Os tipos de correspondência de palavra-chave ajudam a controlar quais pesquisas no Google podem acionar seu anúncio.
Dessa forma, você pode usar a correspondência ampla para exibir o anúncio a um público-alvo extenso ou utilizar a correspondência exata para alcançar grupos específicos de clientes.
Sabemos que o intuito de sempre utilizarmos o Google Ads é gerar vendas.
Mas antes de vender, vamos criar reconhecimento, geração de leads e, depois de construir a base, chegará o momento para criar a campanha de conversão, onde iremos vender.
Mas como entender, de fato, como estas correspondências de palavra-chave do Google Ads devem ser usadas?
Confira o conteúdo até o final e entenda os insights e dicas de como utilizar cada uma delas.
Opção 1: Correspondência ampla
Se eu não conheço meu público, eu não sei o que converte.
Se eu conheço meu público, eu sei o que converte.
Logo, sabendo disso, entendo que é necessário uma jornada para entender melhor como utilizar a correspondência ampla e é exatamente no cenário de não conhecer o meu público que a correspondência ampla entra.
Se eu não conheço meu público, mas tenho orçamento; é possível usar a correspondência de palavra-chave ampla.
Por que?
Como a palavra-chave diz, ela é ampla, irá pegar diversas variações.
A correspondência ampla é uma correspondência mais genérica onde irá abordar todo o público que está procurando por aquela palavra-chave ou algo parecido.
Mas lembre-se que é necessário ter um orçamento maior para investimento pois terá um gasto maior.
Este tipo de correspondência possui a necessidade do profissional por trás da ferramenta do Google Ads ter de estar sempre atento a campanha.
Pois, se não forem inseridos determinados termos de pesquisa nas palavras-chave negativas, podem ocorrer buscas de pessoas que não possuem a intenção de adquirir o seu produto.
Suponhamos que você venda livros e usemos a palavra-chave livros. Seu anúncio pode aparecer para quem pesquisar por livros grátis, livros em pdf, livros para ler online, etc.
É necessário entender a importância de colocar nas palavras-chave negativas todos esses termos para que seu anúncio seja filtrado e que, após o monitoramento do profissional por trás da ferramenta, seu anúncio acabe alcançando a sua audiência.
O importante aqui é conhecer quem é sua audiência.
Opção 2: Correspondência ampla modificada
Esta correspondência se aplica costumamos aplicar a seguinte frase: não sei o que converte, não sei ao que o meu público reage.
Entendemos isso por querer investir menos por possuir menor orçamento.
Neste caso, é melhor usar a correspondência ampla modificada (Use o +).
Por exemplo, suponhamos que você tenha uma loja de chapéus e você queira vender chapéus femininos mas quer conhecer um pouco mais como seu público reage.
Então usaremos a seguinte palavra-chave com a seguinte correspondência: +chapéus +femininos.
Todos os termos designados com um sinal de + (ou variações aproximadas desses termos) em qualquer ordem. Outras palavras podem aparecer antes, depois ou entre os termos.
Alguns exemplos de buscas que seu anúncio pode aparecer: chapéus e lenços femininos, chapéus femininos de inverno.
Esta correspondência de palavra chave possui um pouco mais de controle.
Quando usamos a correspondência ampla modificada junto desta palavra-chave, não importa a pesquisa que vão fazer, a palavra-chave tem chapéus femininos tem de aparecer.
Com este tipo de correspondência de palavra-chave, possuímos um controle maior, pois, conseguimos negativar com mais frequência e vamos acertando mais o nosso público-alvo.
Se você já sabe como é o seu publico-alvo, já sabe a palavra-chave que converte, entraremos na opção número 3.
Opção 3: Correspondência exata
Essa correspondência consegue reter o máximo de clientes específicos que você já sabe quem é.
Digamos que sua palavra-chave é agência de marketing.
Então usaremos a seguinte correspondência: [agência de marketing]
Seu anúncio só irá aparecer para quem procurar por agência de marketing.
Qualquer outra palavra-chave utilizada seu anúncio não irá aparecer.
Quando você não tem certeza de quem é sua audiência, a correspondência de palavra-chave ampla e ampla modificada faz mais sentido.
Agora se você tem certeza de quem é sua audiência e de qual palavra-chave gera conversão, a correspondência exata fará mais sentido.
Existe uma jornada para poder utilizar a correspondência exata. Não adianta colocar sua palavra-chave com base no achismo pensando que gerará conversão porque não vai.
Caso queira saber uma correspondência meio-termo, será o tema do nosso próximo tópico.
Opção 4: Correspondência de frase
A correspondência de frase é uma correspondência meio-termo. Ela é considerada desta forma pelo fato dela tolerar algumas buscas que a correspondência exata não permitiria.
Usando as aspas, você transforma sua palavra-chave em correspondência de frase.
Por exemplo, vamos pegar o exemplo das vendas de chapéus novamente e colocar “chapéus femininos” como palavra-chave e repare que está entre aspas. Isso é uma correspondência de frase.
Quais buscas apareceriam?
Se as pessoas procurarem por: chapéus femininos azuis, comprar chapéus femininos e chapéus femininos em liquidação, o anúncio acabará aparecendo.
Veja e repare que a correspondência exata não toleraria esse tipo de resultado, visto que tem que ser exatamente da forma que coloquei minha palavra-chave.
É bom se atentar ao fato de que se as pessoas não procurarem na ordem correta a sua determinada palavra-chave, seu anúncio não acabará aparecendo.
Por exemplo, digamos que alguém procurou no campo de pesquisa do Google por loja feminina de chapéus, seu anúncio não acabará aparecendo nesta ocasião.
É importante avaliar todas essas estratégias na hora de criar o seu anúncio e pensar corretamente ao definir qual correspondência de palavra-chave utilizar.
A jornada até aqui vai resumir-se da seguinte maneira:
Não sabe qual a sua audiência mas possui orçamento? Use a correspondência ampla.
Nela você vai gastar mais dinheiro mas vai entender melhor o público.
Tenho pouco dinheiro ou quero segurar um pouco o orçamento? Use a correspondência ampla modificada.
Viu qual o caminho do seu público e entendeu um pouco de como funciona sua jornada, você pode ir migrando aos poucos da correspondência de frase para a correspondência exata.
Em alguns casos, podemos deixar a correspondência ampla modificada mesmo usando outras palavras-chave em correspondências exatas.
Pois, segundo o próprio Google, surge a cada ano cerca de 15% de novas buscas na rede Google.
Logo, se você usar a correspondência ampla modificada, poderá ir descobrindo a cada ano novas palavras-chave e termos de pesquisa que podem ser utilizados para sua futura conversão.
Use essas práticas com consciência e pode ter certeza que verá seu resultado em breve.
Lembre-se que o segredo não está na ferramenta e sim em quem está realizando o trabalho por trás dela, por isso a importância de um especialista.
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