Novidades | Blog

Aqui você fica por dentro das novidades e dicas do Google Adwords

4 correspondências de palavra-chave do Google Ads

Os tipos de correspondência de palavra-chave ajudam a controlar quais pesquisas no Google podem acionar seu anúncio.

Dessa forma, você pode usar a correspondência ampla para exibir o anúncio a um público-alvo extenso ou utilizar a correspondência exata para alcançar grupos específicos de clientes.

Sabemos que o intuito de sempre utilizarmos o Google Ads é gerar vendas.

Mas antes de vender, vamos criar reconhecimento, geração de leads e, depois de construir a base, chegará o momento para criar a campanha de conversão, onde iremos vender.

Mas como entender, de fato, como estas correspondências de palavra-chave do Google Ads devem ser usadas?

Confira o conteúdo até o final e entenda os insights e dicas de como utilizar cada uma delas.

 

Opção 1: Correspondência ampla

Se eu não conheço meu público, eu não sei o que converte.

Se eu conheço meu público, eu sei o que converte.

Logo, sabendo disso, entendo que é necessário uma jornada para entender melhor como utilizar a correspondência ampla e é exatamente no cenário de não conhecer o meu público que a correspondência ampla entra.

Se eu não conheço meu público, mas tenho orçamento; é possível usar a correspondência de palavra-chave ampla.

Por que?

Como a palavra-chave diz, ela é ampla, irá pegar diversas variações.

A correspondência ampla é uma correspondência mais genérica onde irá abordar todo o público que está procurando por aquela palavra-chave ou algo parecido.

Mas lembre-se que é necessário ter um orçamento maior para investimento pois terá um gasto maior.

Este tipo de correspondência possui a necessidade do profissional por trás da ferramenta do Google Ads ter de estar sempre atento a campanha.

Pois, se não forem inseridos determinados termos de pesquisa nas palavras-chave negativas, podem ocorrer buscas de pessoas que não possuem a intenção de adquirir o seu produto.

Suponhamos que você venda livros e usemos a palavra-chave livros. Seu anúncio pode aparecer para quem pesquisar por livros grátis, livros em pdf, livros para ler online, etc.

É necessário entender a importância de colocar nas palavras-chave negativas todos esses termos para que seu anúncio seja filtrado e que, após o monitoramento do profissional por trás da ferramenta, seu anúncio acabe alcançando a sua audiência.

O importante aqui é conhecer quem é sua audiência.

 

Opção 2: Correspondência ampla modificada

Esta correspondência se aplica costumamos aplicar a seguinte frase: não sei o que converte, não sei ao que o meu público reage.

Entendemos isso por querer investir menos por possuir menor orçamento.

Neste caso, é melhor usar a correspondência ampla modificada (Use o +).

Por exemplo, suponhamos que você tenha uma loja de chapéus e você queira vender chapéus femininos mas quer conhecer um pouco mais como seu público reage.

Então usaremos a seguinte palavra-chave com a seguinte correspondência: +chapéus +femininos.

Todos os termos designados com um sinal de + (ou variações aproximadas desses termos) em qualquer ordem. Outras palavras podem aparecer antes, depois ou entre os termos.

Alguns exemplos de buscas que seu anúncio pode aparecer: chapéus e lenços femininos, chapéus femininos de inverno.

Esta correspondência de palavra chave possui um pouco mais de controle.

Quando usamos a correspondência ampla modificada junto desta palavra-chave, não importa a pesquisa que vão fazer, a palavra-chave tem chapéus femininos tem de aparecer.

Com este tipo de correspondência de palavra-chave, possuímos um controle maior, pois, conseguimos negativar com mais frequência e vamos acertando mais o nosso público-alvo.

Se você já sabe como é o seu publico-alvo, já sabe a palavra-chave que converte, entraremos na opção número 3.

 

Opção 3: Correspondência exata

Essa correspondência consegue reter o máximo de clientes específicos que você já sabe quem é.

Digamos que sua palavra-chave é agência de marketing.

Então usaremos a seguinte correspondência: [agência de marketing]

Seu anúncio só irá aparecer para quem procurar por agência de marketing.

Qualquer outra palavra-chave utilizada seu anúncio não irá aparecer.

Quando você não tem certeza de quem é sua audiência, a correspondência de palavra-chave ampla e ampla modificada faz mais sentido.

Agora se você tem certeza de quem é sua audiência e de qual palavra-chave gera conversão, a correspondência exata fará mais sentido.

Existe uma jornada para poder utilizar a correspondência exata. Não adianta colocar sua palavra-chave com base no achismo pensando que gerará conversão porque não vai.

Caso queira saber uma correspondência meio-termo, será o tema do nosso próximo tópico.

 

Opção 4: Correspondência de frase

A correspondência de frase é uma correspondência meio-termo. Ela é considerada desta forma pelo fato dela tolerar algumas buscas que a correspondência exata não permitiria.

Usando as aspas, você transforma sua palavra-chave em correspondência de frase.

Por exemplo, vamos pegar o exemplo das vendas de chapéus novamente e colocar “chapéus femininos” como palavra-chave e repare que está entre aspas. Isso é uma correspondência de frase.

Quais buscas apareceriam?

Se as pessoas procurarem por: chapéus femininos azuis, comprar chapéus femininos e chapéus femininos em liquidação, o anúncio acabará aparecendo.

Veja e repare que a correspondência exata não toleraria esse tipo de resultado, visto que tem que ser exatamente da forma que coloquei minha palavra-chave.

É bom se atentar ao fato de que se as pessoas não procurarem na ordem correta a sua determinada palavra-chave, seu anúncio não acabará aparecendo.

Por exemplo, digamos que alguém procurou no campo de pesquisa do Google por loja feminina de chapéus, seu anúncio não acabará aparecendo nesta ocasião.

É importante avaliar todas essas estratégias na hora de criar o seu anúncio e pensar corretamente ao definir qual correspondência de palavra-chave utilizar.

A jornada até aqui vai resumir-se da seguinte maneira:

Não sabe qual a sua audiência mas possui orçamento? Use a correspondência ampla.

Nela você vai gastar mais dinheiro mas vai entender melhor o público.

Tenho pouco dinheiro ou quero segurar um pouco o orçamento? Use a correspondência ampla modificada.

Viu qual o caminho do seu público e entendeu um pouco de como funciona sua jornada, você pode ir migrando aos poucos da correspondência de frase para a correspondência exata.

Em alguns casos, podemos deixar a correspondência ampla modificada mesmo usando outras palavras-chave em correspondências exatas.

Pois, segundo o próprio Google, surge a cada ano cerca de 15% de novas buscas na rede Google.

Logo, se você usar a correspondência ampla modificada, poderá ir descobrindo a cada ano novas palavras-chave e termos de pesquisa que podem ser utilizados para sua futura conversão.

Use essas práticas com consciência e pode ter certeza que verá seu resultado em breve.

Lembre-se que o segredo não está na ferramenta e sim em quem está realizando o trabalho por trás dela, por isso a importância de um especialista.

Clique aqui e entre em contato com um de nossos especialistas caso possua alguma dúvida.

Somos uma agência de marketing digital e possuímos profissionais com mais de 10 anos de mercado que podem te ajudar a alavancar o seu negócio.

Gostou deste post? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *