Vejo por aí diversas empresas e pessoas utilizando campanhas no Google Ads, Facebook, Remarketing e não utilizando esta valiosa ferramenta.
O Google Tag Manager é um gerenciador onde consegue-se vincular, através de uma tag, ao site da empresa para mensurar os resultados.
É possível mensurar de uma forma quantitativa, de acordo com o pixel certo colocado no local certo.
É possível, também, colocar o Google Analytics através do Tag Manager para avaliar todas as páginas do seu site, do seu aplicativo e dentre muitas opções de forma gratuita.
Pensando desta forma, já pensou no por que utilizar esta ferramenta?
Acredito que após essa breve explicação já seja um motivo bem convincente, mas vamos lá, confira o conteúdo até o final.
Motivo 1: Mensure seus resultados
É claro que o processo de conversão de resultados é muito importante, mas melhor do que converter ele, é saber de onde a conversão veio.
Sabendo de onde seu resultado vem, a possibilidade de criar uma estratégia designada para aquele setor se torna muito maior.
Suponhamos que você esteja investindo no Google Ads e no Facebook Ads, mas o Facebook não está te dando resultados. Então como conseguir mensurar isso? Através do pixel do Facebook no Tag Manager.
Assim, sabe-se que é muito mais fácil entender o problema e conseguir resolver ele sem que se tenha perda de investimento.
Motivo 2: Flexibilidade
A grande jogada do Google Tag Manager em sua criação foi a necessidade de não necessitar do programador/desenvolvedor o tempo inteiro.
Muitas vezes nos deparamos com desenvolvedores para criar uma tag, um script, para mensurar nossos dados e, por ter outros projetos na frente, acaba atrasando nossa agenda.
Portanto, o Tag Manager veio para facilitar tanto a vida dos desenvolvedores quanto a dos profissionais autônomos, pequenos empreendedores e profissionais de marketing, fazendo com que os desenvolvedores se concentrem em grandes projetos.
É uma ferramenta super prática e de fácil uso, onde pode-se inserir diversas tags dentro desta plataforma do Google.
Você mesmo pode aprender a utilizar ou contratar uma agência de marketing digital para assessorar o serviço, caso não saiba ou não queira fazer.
Motivo 3: Rapidez
Mudanças e novas Tags podem ser colocadas em prática rapidamente e não requerem alterações de código para o site.
Isso é ótimo para os profissionais de marketing, profissionais autônomos e até mesmo para os desenvolvedores, porque eles podem acelerar o tempo de lançamento testando cada mudança sozinhos, alterando e implantando quando tudo estiver pronto.
A intenção do Tag Manager é para que você não precise de um desenvolvedor para trabalhar, necessitando dele apenas uma única vez que é quando for colocar o Google Tag Manager ao seu site ou ao aplicativo.
Além de que, o site fica com o carregamento mais rápido quando temos somente um script de acompanhamento ao invés de vários colados individualmente.
Conclusão
Através do Google Tag Manager, é possível fazer diversas coisas mas o principal são os 3 motivos que listamos neste conteúdo.
É possível também, visualizar se sua tag está funcionando, através de uma ferramenta do Google chamada Google Tag Assistant.
Referente a configuração, indicamos este link do próprio suporte do Google onde ensina passo-a-passo como instalar a ferramenta em seu site. É necessário somente uma conta Google e tudo é feito de forma gratuita.
Para quaisquer dúvidas referente ao Google Tag Manager, entre em contato conosco. Somos uma agência de marketing digital focada 100% em Google Ads e possuímos profissionais com mais de 10 anos de mercado onde podem te assessorar da melhor forma possível em relação ao Tag Manager para o Google Ads e para suas campanhas darem resultado.