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3 dicas para definir seu público-alvo no Google Ads

Definir público-alvo no Google Ads é um dos parâmetros mais importantes para suas campanhas.

Através dele, você consegue definir quem é seu público, quem compra de você e quem são seus potenciais clientes.

O público-alvo é uma das primeiras coisas a se definir quando montamos um negócio, pois ele trata-se de um grupo específico de consumidores ou organizações que compartilham um perfil semelhante e por isso devem ser o foco das ações de marketing e vendas da sua empresa, uma vez que estão mais dispostos a adquirir os produtos/serviços que ela oferece.

Pensando nisso, desenvolvemos 3 dicas para você definir quem é seu público-alvo no Google Ads antes de utilizar a ferramenta em si.

Vamos lá!

Dica 1

Para determinar um perfil, deve-se realizar uma série de pesquisas envolvendo diversos fatores para determinar quais as características em comum dessa fração da sociedade.

Essas informações podem ser sobre o comportamento de compra, hábitos de consumo, classe social, dados demográficos, condição socioeconômica, preferências, dentre diversas outras possibilidades.

Quanto maior o número de informações, quanto mais assertivo for o perfil do seu cliente, maior a chance de sua empresa manter um bom relacionamento com ele.

Caso opte por não definir seu público, você invariavelmente será menos eficiente e simplesmente gastará mais recursos que o necessário.

Pensa comigo: por qual motivo você ofereceria um carro novo para um menino de 15 anos, ou uma mochila dos Vingadores para um executivo? Sem ter um público-alvo definido, este tipo de coisa pode acontecer.

Então a dica número 1 consiste em: Você não vai falar e vender para todo mundo. Defina o seu público-alvo através de pesquisas que envolvam todo o comportamento do seu consumidor e o qual você quer atingir. Quanto mais assertivo, mais seu negócio vai prosperar.

 

Dica 2

É necessário, agora, fazer duas perguntas para entender o seu público-alvo, caso queira que o mercado aceite seu produto. Elas são:

  1. Por que as pessoas se beneficiariam do seu produto/serviço?
  2. Quem são estas pessoas?

É importante entender aqui que sua empresa deve dar uma solução a um determinado problema, a dor, do seu público.

Pensando nisso, vamos compreender com as seguintes perguntas:

  1. Qual o problema que seu produto ou serviço resolve?
  2. Qual o perfil das pessoas que mais têm o problema que o meu produto ou serviço resolve? Em que situação eles utilizam?
  3. Há grupos distintos que podem utilizar meu produto de diferentes maneiras?

Para responder a primeira pergunta, é só pensar bem sobre o seu produto. Qual benefício que ele oferece? Como ele vai efetivamente resolver o problema de quem o oferece? Tente estabelecer qual a principal proposta de valor dele.

  • Me ajudará a emagrecer?
  • Meu cabelo vai crescer mais rápido?
  • Vai poupar meu tempo?

Pronto, já que entendemos quais os benefícios que o meu produto ou serviço tem, vamos definir quem vai utilizar ele. Se ele tem problemas a serem resolvidos, meu produto irá fazer esse papel.

Agora é entender quem vai utilizar:

  • Serão homens e mulheres?
  • Somente homens? Somente mulheres?
  • São executivos? Pequenos e médios empreendedores?

Entendendo esses pontos, vamos responder a terceira questão.

É importante se perguntar se você tem nichos de compradores diferentes, isso determinará se você tem condições de trabalhar com todos ou se é necessário focar em algum que tenha uma relação custo-benefício melhor para a sua empresa.

Por exemplo, vamos supor que você tenha uma loja de bikes. Dentro deste mesmo segmento, você pode ter:

  • Famílias com filhos pequenos, que querem bicicletas pequenas seguras, com rodinhas e, se possível, de algum personagem famoso de desenho animado para passear no fim de semana.
  • Atletas de alto desempenho de 30 anos ou mais, que andam todos os dias e precisam de bicicletas profissionais, com equipamento de segurança de qualidade e conforto para que consigam permanecer sentados por muito tempo.

A dica número 2 consiste em: Entender a dor do seu público-alvo, o perfil e persona do seu cliente. Não tenha medo de ser específico aqui. Quanto mais específico for, menos custo você terá e melhor relação com seu público sua empresa terá. Fazer essas perguntas o tornam consciente para criar a estratégia ideal antes de anunciar no Google Ads.

 

Dica 3

Independente das formas de pesquisas feitas, o importante é que, no resultado final, sua empresa consiga identificar com quem dialogar e qual a dor que seu produto ou serviço soluciona e quais são seus benefícios.

Você pode preencher alguns critérios quanto a isso para facilitar um pouco como funciona o seu cliente:

  • Consumidor final ou empresas: Seu produto é uma solução para empresas ou pessoas físicas?
  • Geografia: De onde são as pessoas que compram de você? Elas vivem próximas? Estão passando pelo local?
  • Demográfico: Para entender o perfil demográfico do seu público, pode ser que você tenha de responder algumas perguntinhas, como:
  • Gênero
  • Idade
  • Renda
  • Nível de educação
  • Estado civil
  • Qualquer outro aspecto social que julgar importante

Características psicológicas: Em alguns grupos, características comportamentais exercem um peso muito maior para a compra. Se for o seu caso, quais os fatores determinantes?

Geração: Gerações variam de uma para outra e, em alguns casos, são completamente diferentes entre elas. Se fizer diferença para o seu negócio, de qual geração são seus clientes? Geração Y, Baby Boomers ou quem sabe Millenials?

Ciclo de vida: Assim como características comportamentais, estar em um determinado momento de vida pode exercer grande influência. Como um casamento ou uma gravidez, por exemplo.

Definindo toda esta teoria, você vai acabar criando sua persona e isso vai fazer com que você consiga falar com a pessoa certa, no lugar certo e na hora certa.

Após definir toda essa parte teórica, você conseguirá a prática como no seguinte exemplo:

Mulheres, entre 25 e 35 anos, residentes em capitais, pós-graduada, executiva de uma grande empresa. Classe A, renda média entre R$ 10.000 e R$ 15.000, andam sempre bem-vestidas, com roupas de aspecto social, mas que valorizem seu corpo. Além de gostarem de produtos de qualidade e não se importarem com o preço.

Parece difícil não é? Porém, com as ferramentas digitais hoje em dia, principalmente com o Google Ads e o Google Analytics, fornecem para você todas essas informações através da inteligência artificial chamada Machine Learning.

Com o tempo de aprendizado, o Google te ajuda a definir quem é seu público-alvo através do banco de dados, fazendo com que você possa mensurar ele inteiramente na internet.

 

Utilizando a ferramenta de Insights de público-alvo do Google Ads

O Google atualmente, acrescentou uma ferramenta para ajudar as pessoas que não possuem um norte sobre qual o público-alvo de determinado produto ou serviço.

Pensando desta forma, de um jeito intuitivo, o Google Ads nos fornece uma ferramenta chamada de Insights (ou informações) de público-alvo.

O recurso “Insights sobre público-alvo” foi criado para ajudar você a encontrar novos públicos-alvo, mostrando informações valiosas sobre as pessoas nas suas listas de remarketing.

Por exemplo, se você estiver usando o acompanhamento de conversões do Google Ads, esse recurso poderá ajudar você a encontrar públicos-alvo relacionados à lista de remarketing “Todos os conversores” para expandir a segmentação ou ajustar seus lances para alcançar melhor os públicos-alvo de alto desempenho.

Segundo o Google, esta ferramenta possui as seguintes vantagens:

  • Encontre públicos-alvo novos e relevantes para expandir a segmentação do grupo de anúncios.
  • Descubra as informações demográficas e os locais, dispositivos e interesses que compõem suas listas de remarketing.
  • Tome decisões fundamentadas sobre como segmentar seus anúncios, quais lances definir e muito mais.
  • Aumente as vendas com clientes novos que geralmente realizam conversões no seu site.
  • Compare os públicos-alvo nas suas listas de remarketing com a população geral.

Para acessar a ferramenta, clique no ícone de ferramentas no canto superior direito da tela. Em “Biblioteca personalizada”, clique em Gerenciador de públicos-alvo. No Menu de páginas à esquerda, clique em Insights sobre público-alvo.

E para acessar a ferramenta de público-alvo quando está criando seu anúncio patrocinado, escolha ou crie uma campanha e no menu esquerdo vai ter público-alvo, onde você pode definir qual será o seu público.

Baseando-se em tudo que explicamos, tudo ficará mais fácil ao utilizar a ferramenta.

Pense nisto!

Qualquer dúvida em criar sua campanha no Google e para te ajudar a definir o seu público alvo, entre em contato conosco. Somos uma agência de marketing digital focada 100% em Google Ads e possuímos profissionais com mais de 10 anos no mercado para ajudar a alavancar o seu negócio.

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