Ao analisar alguns contextos do que estamos passando nesta pandemia, vimos que equipes de produção de eventos estão reavaliando como realizar seu trabalho em meio ao que estamos vivendo atualmente.
Em diferentes países do mundo, diversos tipos de negócios — independente se é evento ou não — estão sofrendo constantes mudanças.
Nós, da Goowords, estamos revendo nossa forma de abordagem aos clientes justamente por conta dessa pandemia e a entregar soluções para as empresas que estão em caristia quanto aos resultados e metas.
No mercado de eventos, diante deste surto de COVID-19, ouvimos de alguns clientes em como eles podem realizar seus eventos. Se é melhor postergar, se é possível realiza-los online, etc.
Temos visto que até o próprio Google mudou sua visão em relação aos negócios e reparamos, também, que as equipes de eventos estão sendo obrigadas a rever seus processos diante desta crise que enfrentamos.
Em meio a isso tudo, muitos acham que os eventos online são a solução; entendemos que nem sempre essa seja a solução e iremos mostrar neste conteúdo que preparamos para vocês, que querem realizar alguns eventos para o futuro e, principalmente, para equipes de profissionais de eventos.
Por isso, nós da Goowords, abrimos 3 considerações para produtores de eventos que estudamos e que estamos considerando ao repensar nas estratégias de marketing e negócios.
Confira até o final!
1ª Consideração: Reveja seus objetivos
Para entender melhor essa consideração, é interessante rever seus objetivos iniciais e entender que nem todo evento online funciona.
Não é porque sua empresa consegue ou pode fazer um evento online, não quer dizer que seja um ato obrigatório e que você deva aderir à essa estratégia.
Quando dizemos que é interessante voltar aos objetivos iniciais, estamos deixando a entender de que é legal você voltar lá atrás e escrever novamente seu briefing, quais são os objetivos que sua equipe deve alcançar e qual a razão de ser desse evento.
Se uma das metas for lançar um conteúdo novo ou fazer um anúncio no Google Ads, um vídeo ou uma livestream podem ser uma boa alternativa.
Tente considerar como esse conteúdo será consumido no contexto atual da quarentena e não se esqueça de verificar se o formato e a duração serão adequados ao seu público.
Existem eventos que o objetivo principal é o networking e se for esse o caso, pode acabar não funcionando bem no formato online.
Pense sobre seus principais objetivos e trace alternativas.
Seus esforços podem ser melhor aproveitados em uma abordagem diferente.
Entendendo tudo isso, o próximo passo a ser considerado é o cuidado precavido com a sobrecarga das transmissões ao vivo. Mas isto é assunto para a próxima consideração.
2ª Consideração: Tome cuidado com as sobrecargas de transmissão ao vivo
Fazer uma transmissão ao vivo é algo que tem sido muito utilizado pelas outras pessoas, portanto, pode acabar possuindo alguns problemas de transmissão devido a sobrecarga da plataforma.
Porém, as livestreams ou transmissões ao vivo, tem se estabelecido com forte potencial para marcar encontros presenciais de forma online.
Lembre-se que mesmo sendo possível realizar uma livestream, não é obrigação e não significa que você deva fazer.
Considere que cada vez mais pessoas estão trabalhando em casa, ou seja, com crianças, animais de estimação e familiares por perto. A distração é a nova regra.
Vamos pensar e nos perguntar: Será que o evento irá atrair atenção no momento da live?
Se houver uma real intenção das pessoas participarem da sua live, pense que será necessário investimentos em anúncios – de preferência no Google Ads, por ser uma plataforma com muito mais intenção de conversões por estar no fundo do funil de vendas – a livestream pode ser uma ótima ideia.
Caso você não saiba o que é o funil de vendas e como ele é importante, acesse o conteúdo que criamos clicando aqui.
Ainda assim, é melhor criar um vídeo sob demanda, pois, pode ser mais viável para pessoas que querem acessar o seu material ou conteúdo em um momento mais adequado.
É importante a ressalva para entender que você provavelmente não terá público presencial durante a live.
As livestreams ou transmissões ao vivo são gravadas, geralmente, em meio a um público ou plateia em um espaço onde apresentadores apresentam o conteúdo para uma sala cheia de pessoas.
Algo que não é viável durante a pandemia do coronavírus.
Até mesmo os eventos chamados de talk shows usam a plateia para energizar o programa e neste caso é necessário rever sua iniciativa e seu objetivo para não frustrar as pessoas.
Dito isso, um conteúdo gravado no formato de vídeo sob demanda pode ser mais conveniente.
Sem contar que os anúncios de vídeo do Google que serão transmitidos ao Youtube, são uma ótima oportunidade para este negócio. Além de gerar ótimos resultados.
3ª Consideração: Aproveite outras vias para divulgar seu conteúdo
Lembre-se que o fato de um evento ter sido planejado não significa que ele precisa ser adaptado para uma versão digital.
Especialmente porque pode ser difícil, ou mesmo impossível, transpor para o digital os elementos de produção que fazem toda a diferença — como iluminação, som e cenografia.
Entendendo isso, é possível fazer um balanço e pensar: Como posso atingir o meu público utilizando o formato digital?
Hoje, no marketing digital, possuímos diversas ferramentas para trabalhar e para você, que é profissional de evento ou quer realizar eventos, é importante não subestimar estas ferramentas.
Elas costumam trazer ótimos resultados, portanto, utilizar ferramentas como e-mail marketing, blogs, redes sociais e, principalmente, anúncios no Google Ads, podem ser uma ótima solução para divulgar seu trabalho.
Visto que todas essas pessoas estão em casa devido à pandemia, podemos entender que serão de ótima utilização para olhar para o futuro e abranger suas metas para este ano e os próximos anos.
Esses tempos nos ensinarão muitas lições sobre a eficiência do trabalho remoto, e podem nos fazer reavaliar a quantidade de vezes que entramos em um avião, ou trem, ou outro transporte, para ir a encontros profissionais.
Isso será uma ótima reflexão.
Nós, da Goowords, acreditamos na volta dos eventos presenciais.
Mas enquanto isso não acontece, devemos nos mobilizar e mudar as estratégias e considerar novas oportunidades.
O Google nos deixa uma mensagem em relação aos eventos presenciais onde seguem as seguintes palavras:
“Na sua essência, eventos profissionais são experiências compartilhadas. E esses encontros nos lembram que, como seres humanos, reunimos em um só lugar nossas personalidades, talentos e relações de trabalho, elementos que ajudam a construir negócios coletivamente todos os dias. Mas até que os eventos presenciais possam acontecer novamente, é importante repensar nossas práticas e processos nos tempos atuais.”
Deixamos aqui nosso apoio e pode contar conosco caso queira um profissional para realizar este trabalho de anúncios no Google Ads, caso não saiba como fazer.
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