Remarketing, como dito em alguns conteúdos aqui no blog, é aquela estratégia eficaz que impacta uma pessoa que já possuiu contato com você.
Em outras palavras, você entra em um site e os anúncios deste site começam a te perseguir.
Estes anúncios que estão sempre seguindo onde você navega são os anúncios de remarketing.
Em uma breve pesquisa, vimos que algumas pessoas estão cometendo erros básicos, porém, comuns.
Confira este conteúdo e entenda como corrigir estes pequenos erros que podem fazer você economizar muito o seu orçamento e seus créditos no Google Ads.
Erro #1
O que as pessoas costumam fazer neste primeiro erro?
Vimos que muitos anunciantes acreditam na ideia de fazer remarketing somente porque um usuário entrou em seu site.
Por que não é obrigatório fazer remarketing para alguém que acaba de entrar em seu site?
Porque a primeira coisa que temos de validar antes de usar o remarketing é a intenção de compra.
Suponhamos que você tenha cerca de seis páginas no seu site. Estas seis páginas estarão indicando intenção de compra?
Se você for um e-commerce, pode ser que todas as páginas indicam intenção de compra.
Mas suponhamos que você possua cinco páginas institucionais e somente uma com intenção de compra, onde, a pessoa entraria em contato preenchendo um formulário para solicitar um orçamento.
Talvez, neste segundo caso em específico, seja a única página que haja alguma intenção real de compra.
É importante entender neste caso, quais são as páginas que despertam a intenção de compra do seu cliente.
A compra pode ser por via direta ou solicitando um orçamento através de um formulário preenchido.
Neste caso, valerá a pena traçar uma estratégia de remarketing onde seja possível atrair o cliente para esta página de vendas onde você pode oferecer, até mesmo, um material gratuito para que ele possa se inscrever.
Muitos anunciantes, infelizmente, fazem campanhas de remarketing para quem chegou apenas na página inicial.
Isso é bastante inviável e acaba fazendo doer um pouco no seu bolso, visto que terá muitos gastos desnecessários.
Consegue compreender?
A página home, seguindo esta metodologia, acaba sendo um link onde não há intenção real de compra ainda. Então por que a necessidade de criar campanha de remarketing para esta página em específico?
Muitas vezes, o usuário pode ter caído por acidente no seu site e ele nem seja um potencial cliente.
Digamos que você possua um e-commerce. Uma pessoa que entrou na sua home, não está necessariamente no mesmo patamar de interesse do que uma pessoa que colocou os produtos no carrinho ou que até chegaram a parte de verificação dos dados para finalizar a compra.
Para este usuário que seguiu a jornada de finalizar a compra e decidiu desistir por um motivo que não sabemos, vale a pena fazer uma estratégia de remarketing porque este usuário pode adquirir seu produto no futuro.
Então o primeiro erro que analisamos é que muitos anunciantes não validam a intenção de compra do seu usuário.
É necessário perguntar a si mesmo se este usuário está interessado em comprar e descobrir qual a página que gere a intenção de compra dele.
Agora é necessário entender qual o tempo que este usuário leva para adquirir o seu produto ou serviço, mas este é tema para o próximo erro.
Erro #2
Neste tópico, abordaremos o tempo que o usuário leva para fechar a venda com você.
É super importante saber o tempo que ele leva para consumir o seu produto ou serviço antes de determinar os dias para o remarketing.
Existem anunciantes que criam campanhas de remarketing com a data determinada para 365 dias.
Tome muito cuidado com isto, porque as pessoas costumam esquecer suas ações após o prazo de 365 dias.
Já visitamos sites que o anúncio de remarketing, depois de 3 meses, ainda aparecem para nós.
Remarketing, antes de tudo, não é insistência e sim uma ferramenta para fazer com que haja uma conquista e mostrar que o produto ou serviço anunciado no remarketing será bom para o cliente.
No Google Ads conseguimos algumas informações entre o primeiro contato e o tempo que ela levou para efetuar a compra.
Existem casos e casos, já vimos casos onde o primeiro contato e o último foi de apenas 4 horas ou até 30 dias.
Suponhamos que o seu cliente leva entre o primeiro contato e a compra, após o anúncio de remarketing, seja de apenas uma semana e você tenha determinado para que o anúncio aparecesse por 30 dias para este usuário.
Neste caso, você estaria perdendo 3 semanas de orçamento e crédito no Google Ads.
Isso se torna inviável!
Utilizando esta estratégia de ouro entre saber o tempo do primeiro contato e o último, é possível economizar bastante o seu dinheiro.
Muitos se preocupam em fazer isso pelo fato de diminuir a lista de remarketing e deixar de impactar muitas pessoas.
Mas o que adianta impactar muitas pessoas se essas não possuem uma intenção de compra do seu produto?
Então é melhor impactar menos usuários que possuem uma intenção real. Assim você gasta menos e possui mais retorno sobre investimento (ROI).
Conclusão
As duas dicas entendidas aqui para os 2 erros comuns de remarketing para vendas no Google Ads faz com que você entenda que é possível gastar menos e possuir maiores índices de conversão.
Na primeira dica (Erro #1) é possível compreender que é necessário validar a intenção real de compra do seu usuário ou publico-alvo antes de realizar um remarketing para todas as páginas do seu website.
Na segunda dica (Erro #2) é possível entender que não é necessário criar uma lista de remarketing enorme para impactar pessoas que não são seus reais usuários e que é necessário entender a interação com o seu site, sendo possível adquirir informações quando o seu usuário obteve o primeiro contato e o último que gerou, por fim, a conversão.
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