Muitos não sabem como efetivamente anunciar no Google Ads e muitos acabam se aventurando em tentar anunciar sem ao menos tentar entender e estudar a ferramenta.
Nós, como agência Google Ads entendemos essa fatia do público e por isso decidimos fazer um novo conteúdo onde explicaremos um passo-a-passo explicando como anunciar no Google Ads.
Leia até o final e entenda toda a metodologia do Google Ads para criar um anúncio efetivo.
Etapa nº 1: Mudando para o modo especialista
Se você está começando em uma conta totalmente nova, comece acessando ads.google.com e clicando em “começar”. Depois de configurar sua conta, o Google solicitará que você configure uma campanha inteligente logo de cara. Isso é atraente para anunciantes que não querem se esforçar, mas vale a pena dedicar um tempo para criar suas próprias campanhas personalizadas.
Portanto, não escolha sua “meta de publicidade principal” como o Google pede e, em vez disso, clique na opção “Mudar para o modo de especialista”.
Etapa nº 2: Escolhendo seu tipo de campanha
É importante entender que cada tipo de campanha tem seu objetivo e propósito. Mas, quais são esses tipos de campanha que podemos trabalhar?
Os tipos de campanha são as seguintes:
- Pesquisa (o tipo de campanha que usaremos para este guia)
- Display
- Vídeo
- Shopping
- App
- Discovery
- Local
- Performance max
Para escolher uma campanha, o Google primeiro pedirá que você escolha um objetivo. Dependendo do seu objetivo, ele mostrará quais tipos de campanha estão disponíveis.
Para este guia, vamos criar um anúncio da Rede de Pesquisa, então vamos escolher o tráfego do site.
Agora podemos ver o que está disponível:
Dica profissional: à medida que você cria sua conta ao longo do tempo, não se limite a apenas um tipo de campanha. Você deseja executar uma combinação de campanhas alinhadas com suas metas de PPC. Assim como uma cozinha saudável é usada para criar uma variedade de refeições, uma conta saudável do Google Ads tem várias campanhas
Etapa nº 3: Configurando a campanha
Aqui é onde preparamos o acabamento para o recebimento de contatos em nossa casa. Portanto, é uma parte de extrema atenção para que tudo saia corretamente.
É aqui que você escolherá suas configurações gerais para a campanha, como:
Nome da campanha: pode ser o que você quiser, pois não afeta seu desempenho. Contanto que sua campanha seja fácil de lembrar e organizar em sua conta, você está pronto para começar.
Networks: você pode optar por exibir seus anúncios nas redes parceiras do Google. Essas são subsidiárias de propriedade do Google que têm permissão para exibir seu anúncio. Isso pode ampliar seu alcance por um custo menor, mas dificultará a obtenção de uma alta parcela de impressões.
Etapa nº 4: Definindo sua programação de anúncios
Aqui você precisará informar ao Google quando exibir seus anúncios para gastar dinheiro apenas quando for necessário. Por exemplo, você pode evitar exibir seu anúncio nas primeiras horas da manhã, quando as pessoas podem não estar interessadas em converter.
Para definir sua programação, clique em “mostrar mais configurações” e escolha suas datas de início e término e programação de anúncios.
Dica profissional: Cuidado! A programação padrão é o fuso horário em que sua conta está definida, portanto, se você estiver anunciando para públicos em fusos horários diferentes, precisará fazer um melhor planejamento.
Etapa nº 5: Especificando o local e o idioma
Quando você organiza um jantar, você não convida todos que já conheceu. Você escolhe alguns seletos. Desta forma, você pode atender a experiência de seus gostos e interesses específicos. Da mesma forma, não é interessante que sua campanha do Google Ads seja exibida para o mundo. Aqui é onde você define sua localização e idioma.
Dica profissional: marque a presença para evitar mostrar para pessoas “interessadas” no local escolhido que não estão lá.
Você verá a seção de segmentos de público, mas pode pular isso. É aqui que você adicionaria suas listas de remarketing, mas essa não é uma estratégia comum para anúncios da Rede de Pesquisa.
Caso queira saber da importância do Remarketing para o seu negócio, clique aqui para saber mais.
Etapa nº 6: Calculando seu orçamento diário
Assim como um dito popular antigo que diz que a diferença entre o remédio e o veneno está na dosagem, se faz necessário entender que o orçamento diário se aplica da mesma forma que esta analogia.
Gaste muito pouco e você nunca sairá da fase de aprendizado. Gaste muito e você queimará seu orçamento mensal em uma semana. A diferença é a dosagem.
Para calcular um orçamento adequado, primeiro você precisa estimar seus gastos mensais. Comece com uma pesquisa de palavras-chave e observe os comparativos de mercado do Google Ads para seu setor para antecipar seu CPC ou CPA médio. Uma ótima ferramenta para te dar uma luz é o Planejador de Palavras-chave. Fizemos um conteúdo sobre ele e caso queira saber mais, clique aqui.
Agora, divida esse número pelo tanto de dias que irá anunciar para chegar ao seu orçamento diário.
Dica profissional: Se você definir um orçamento diário de R$50, o Google pode gastar até o dobro do valor e compensar no outro dia visto que a ferramenta entende que você deve gastar um valor X mensal. O motivo de gastar o dobro acontece porque o Google entende uma alta demanda e, junto disto, uma oportunidade maior de vendas.
Não espere que seu orçamento permaneça o mesmo para sempre. No PPC, um pouco de flexibilidade ajuda bastante. Não há motivo para despejar o orçamento em uma campanha sem desempenho porque você espera que funcione.
Não reduza seu orçamento. Embora seja compreensível que todos os anunciantes queiram ser econômicos, um orçamento baixo limitará você. É preciso investir para receber.
Etapa nº 7: Escolhendo sua estratégia de lances
Há diferentes maneiras de o Google gastar seu orçamento, dependendo de suas metas. Para isso, é necessário escolher sua estratégia de lances. Para isso, basta selecionar a opção “Ou selecione uma estratégia de lances diretamente (não recomendado)”.
Então você pode selecionar entre as opções disponíveis para você. Entre as estratégias de lance estão as opções para maximizar cliques, maximizar conversões, maximizar o valor da conversão e parcela de impressões desejada.
Existem duas categorias de estratégias de lances:
Lance manual: se você estiver usando o lance manual, informará ao Google seu lance máximo de CPC para cada palavra-chave. Esse é o valor máximo que você está disposto a pagar por um clique no anúncio dessa palavra-chave. É importante saber que isso não é necessariamente o que você realmente pagará – pode ser menos, mas nunca mais. Essa estratégia oferece controle total, mas tenha cuidado, pois definir um lance muito baixo pode limitar seu desempenho.
Lances automáticos: com uma estratégia de lances automáticos, você permitirá que o Google determine um pouco seus lances máximos de CPC. Basta ficar de olho nos dados para ter uma ideia de quanto custará os cliques.
Usarei uma anedota para explicar como funcionam as duas categorias de estratégias de lance. Suponhamos que você pratique snowboard. Sendo assim, pediu para uma locadora que escolhesse seu equipamento porque não tinha ideia de como lidaria com diferentes tipos de terreno ou quais seriam suas preferências pessoais. Passando um tempo praticando snowboard, você adquiriu experiência e agora usa um tipo específico de prancha porque sabe como tudo funciona.
O lance automático é exatamente assim. Primeiro ele olha para o histórico da conta e depois ele irá trazer pra você o perfil do público que já está certo tempo rodando manualmente.
Seguindo adiante entraremos em uma seção onde geralmente não é tocado com muita frequência e depende da situação única de uma empresa. Por padrão, o Google preferirá os anúncios com melhor desempenho. Isso faz sentido porque você deseja obter o melhor retorno possível com qualquer anúncio que o Google escolha exibir.
No entanto, se você decidir testar anúncios uns contra os outros uniformemente ou tiver anúncios com diferentes tipos de cópia que deseja ver, poderá optar por fazer uma rotação uniforme.
Você também verá uma seção de extensões de anúncio, mas vamos pular isso por enquanto (isso é para mais tarde).
Etapa nº 8: Configurando suas palavras-chave
A próxima etapa na execução do Google Ads é uma das mais importantes. Você não pode fazer uma receita sem ingredientes e não pode executar o Google Ads sem palavras-chave.
Palavras-chave são as palavras e frases que seu alvo está digitando na Pesquisa do Google. Com os anúncios da Pesquisa Google, você faz lances nas palavras-chave para as quais deseja que seus anúncios sejam exibidos. Chegaremos às palavras-chave em um minuto, mas primeiro, veja como será sua tela:
Nome do grupo de anúncios: Os grupos de anúncios são apenas células para seus anúncios e palavras-chave que ajudam a manter suas campanhas organizadas. Para uma estrutura de conta do Google Ads ideal, você deve organizá-los em grupos temáticos e nomeá-los de acordo.
Lance padrão: Se você estiver usando o lance manual, precisará definir seu lance máximo de CPC individualmente ao adicionar palavras-chave aos seus grupos de anúncios.
Dicas profissionais de palavras-chave PPC: Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como o Planejador de palavras-chave em sua conta do Google Ads, para planejar seus principais termos com base no volume de pesquisa mensal e no custo médio por clique.
Segmente palavras-chave com intenção comercial clara. Isso inclui termos como “custo”, “à venda” e muito mais. Se você está focado no PPC local, segmente palavras-chave baseadas em localização, como “advogado de divórcio santo andré”.
Não ignore outras opções de segmentação em favor de palavras-chave.
Não esqueça seus lances ao configurar suas palavras-chave (chegaremos a isso em breve). Mesmo que você não precise definir um lance máximo de CPC para cada palavra-chave, suas metas de estratégia de lances podem afetar a maneira como você aborda suas palavras-chave e sua segmentação.
Não sobrecarregue sua lista de palavras-chave com variações de baixo volume de suas palavras-chave principais. Com os tipos de correspondência certos, você pode evitar a dor de cabeça e manter a contagem de palavras-chave no mínimo.
Ao inserir suas palavras-chave, você também precisará indicar qual tipo de correspondência deseja. Isso ocorre porque há muitas pesquisas que uma pessoa pode realizar que não são idênticas, mas ainda são super relevantes para suas palavras-chave.
Os tipos de correspondência ajudam o Google a entender para quais dessas variações de sua palavra-chave você deseja que seus anúncios sejam exibidos.
Você vai querer misturar seus tipos de correspondência para ter flexibilidade. Aqui estão os três tipos de correspondência, do menos ao mais restritivo:
Correspondência ampla: permite que seu anúncio seja exibido para qualquer consulta relacionada à sua palavra-chave.
Correspondência de frase: seleciona consultas que incluem o mesmo significado da sua palavra-chave.
Correspondência exata: só permite que seu anúncio seja exibido quando uma consulta tiver um significado bem próximo ao da sua consulta.
Dica profissional: Não há tipo de correspondência certa ou errada, pois isso dependerá de seus objetivos. Nosso melhor conselho é experimentar todos os três e ver o que funciona melhor ao otimizar suas palavras-chave. Se você não tiver certeza, no entanto, a correspondência de frase é uma aposta segura. É um meio termo entre lançar uma ampla rede e manter a relevância.
Existem também as Palavras-chave negativas. Elas são termos que você seleciona para os quais não deseja que seus anúncios sejam exibidos. Por exemplo, se estou anunciando aulas de CDL, o termo “CDL” pode ser facilmente aplicado a pessoas que procuram empregos na indústria. Então, posso negar “empregos”, “posições” e “vagas” para evitar que as pessoas procurem emprego em vez de educação.
Você deve ter algumas palavras-chave negativas para começar e, quando estiver funcionando, poderá usar o Relatório de termos de pesquisa para ver quais consultas você exibiu e criar sua lista de palavras-chave negativas.
Etapa nº 9: Criando seu anúncio
Nesta etapa é o momento onde tudo está preparado e configurado. Agora é hora de mostrar seus anúncios aos demais. É aqui que veremos a criatividade da publicidade em ação. Ninguém clicará em um anúncio se ele não estiver chamativo, mesmo que o serviço ou produto oferecido seja ótimo.
A partir de junho de 2022, os anúncios de pesquisa responsivos serão o único anúncio de pesquisa padrão que você poderá criar. Portanto, sua janela de criação de anúncios terá esta aparência:
Dicas profissionais de cópia de anúncios do Google: Siga as práticas recomendadas para anúncios responsivos de pesquisa. Esses anúncios são automatizados na forma como são exibidos para um usuário, portanto, você precisa garantir que cada linha de texto ou imagem tenha impacto.
Não se esqueça do seu CTA. Chamar seu espectador para uma ação é, afinal, o objetivo. Certifique-se de estar sempre claro sobre qual será o objetivo final do clique deles. Use termos como “inscreva-se hoje”, “ligue agora” e muito mais para ajudar a aumentar as conversões.
Não seja chato. Comercialize com emoção para fazer ondas na SERP e use nossos exemplos de anúncios como inspiração.
Não exagere. Pense nos seus anúncios como a “cara” do seu negócio. Você quer que eles fixem sua marca. Não sacrifique esse aspecto do seu copywriting em favor de um monte de CTAs agressivos.
Etapa nº 10: Adicionando suas extensões de anúncio
As extensões são o acabamento dos seus anúncios do Google Ads. Eles são como os acompanhamentos ao pedir uma refeição em um restaurante fazendo toda a diferença durante o almoço ou jantar complementando a entrada em muitas das vezes.
Essas são linhas de informação adicionais que podem reforçar seu anúncio para melhorar o seu CTR e destacá-lo.
A pior coisa que pode acontecer é eles não mostrarem ou gerarem cliques, mas não farão com que seu anúncio falhe. O objetivo das extensões de anúncio é elevar seu anúncio, então não há mal nenhum em experimentá-las.
Para adicionar extensões aos seus anúncios, navegue até a seção Extensões na coluna à esquerda. A partir daí, a plataforma do Google Ads o orientará durante o processo.
A melhor parte é que o Google está sempre adicionando e melhorando as opções para extensões de anúncio.
Etapa nº 11: Segmentação por dispositivos e extras
Não tenha medo de enlouquecer com suas configurações extras, como segmentação por dispositivo.
Nos lances manuais na Pesquisa, você pode optar por ajustar quanto deseja pagar por cliques provenientes de determinados dispositivos. No entanto, você também pode excluí-los todos juntos, diminuindo 100%.
Não tenha medo de experimentar algumas combinações diferentes de estratégias para se concentrar no seu público ideal. E não descarte nada fora do bastão. Por exemplo, você pode limitar seus resultados se excluir um dispositivo sem dados para comprovar que está com desempenho insatisfatório primeiro.
Dica profissional: para campanhas da Rede de Display, você também terá essa opção na forma de uma caixa de seleção nas configurações da campanha. Para todos os tipos de campanha e lance, você pode visualizar seu desempenho por dispositivo na seção Dispositivos do Google Ads, perfeita para quem deseja ajustar a estratégia de acordo com dispositivos móveis ou computadores.
Etapa nº 12: Não esqueça sua landing page
Parece duro, mas a parte difícil de ser um especialista em PPC é que às vezes tenho que dar a notícia que os anunciantes não querem ouvir, mas precisam saber. No final das contas, você pode ter os melhores anúncios do mundo, mas se sua página de destino (landing page em inglês) não estiver otimizada, você nunca verá resultados.
Conseguir que o usuário certo clique é metade do jogo, mas o seu site é o que os traz para a zona final. Minha última dica de estrutura de conta do Google Ads hoje é prestar atenção para onde você está levando seus espectadores: para uma (espero) ótima página de destino.
Aqui estão algumas práticas recomendadas para páginas de destino a serem seguidas:
Cobrir os aspectos técnicos: Otimize a velocidade da página e verifique se ela é responsiva e segura.
Concentre-se no CTA: Certifique-se de que o botão, formulário ou qualquer outra ação seja clara e de fácil acesso. Pode ser fácil se perder falando sobre todas as coisas boas que sua marca tem a oferecer. Mas seus visitantes vieram com um objetivo em mente, certifique-se de que eles possam completá-lo de forma rápida e fácil. Não se esqueça de ter um design limpo e atraente.
Etapa nº 13: Defina seu anúncio e coloque no ar
Certifique-se de que suas informações de faturamento estejam prontas e salve sua campanha para ativá-la. O resto é tudo sobre acompanhar o desempenho. Seguem nossas dicas finais:
Fique à vontade com os relatórios de PPC para se preparar para o sucesso, pois você pode pausar ou ajustar sua campanha a qualquer momento. Com isso, você também desejará se familiarizar com as principais métricas de PPC para encontrar áreas de otimização no futuro. Você também pode estar atento a reprovações de anúncios que possam impedir a execução de sua campanha.
Após isso, dê algum tempo à sua campanha para respirar e coletar dados. Eu sempre digo que a parte mais difícil do PPC é a paciência! Tente não fazer alterações com mais frequência do que a cada duas semanas a 30 dias, e esse período pode precisar ser ainda maior para novas campanhas. Então, relaxe e digira essa incrível nova campanha do Google Ads que você acabou de criar!
Conheça a GooWords
Caso não saiba como anunciar no Google Ads , nós podemos fazer para você!
Para trabalhar com a estratégia mais adequada no Google Ads, conte com a expertise da GooWords nesse segmento. Nós somos uma agência Google Ads e possuímos o selo Google Partner (selo de garantia e qualidade feito para agências parceiras do Google).
Prestamos uma completa assessoria de marketing digital aos clientes, além de contar com especialistas capacitados e com pleno conhecimento na ferramenta que, só uma agência Google Ads pode fornecer, preparados para planejar as melhores e mais eficientes campanhas de anúncios patrocinados! Clique aqui e entre em contato conosco!