RD Summit 2017: Um resumo das lições que aprendemos no 3º dia do maior evento de marketing digital e vendas da América Latina

RD Summit 2017: Um resumo das lições que aprendemos no 3º dia do maior evento de marketing digital e vendas da América Latina

Chegamos ao terceiro post da série especial que preparamos sobre algumas palestras e lições aprendidas no RD Summit 2017. Se você não acompanhou, veja um resumo do que aconteceu no primeiro dia e no segundo dia, e prepare-se para conferir o que houve de mais interessante no terceiro e último dia do maior evento de marketing digital e vendas da América Latina!

 

3º DIA, 20 DE OUTUBRO – RD SUMMIT 2017

                                   

[Trilha: Conteúdo]

Dominando o Google: os segredos de SEO do maior blog de conteúdo do país / Vitor Peçanha / Rock Content

 

Cofundador da Rock Content, Vitor Peçanha focou suas dicas em 4 práticas que diferem um bom profissional de SEO dos demais:

  1. Telepatia ou Foco na palavra-chave: é preciso resolver o problema da pessoa na hora que ela quer;
  2. Sedução ou Foco no título e na meta-descrição: um título chamativo e uma promessa seduzem. Dica extra: escreva pelo menos 10 títulos para um post. Há chances de que os melhores sejam os últimos;
  3. Encanto ou Tempo de permanência na página: após a promessa feita, comprometa-se a cumpri-la, para que o usuário queira permanecer e encontrar o que procura;
  4. Bom de briga ou Foco no compartilhamento: atualização de conteúdo e distribuição nos vários canais de comunicação, em formato adequado para cada um.

E a máxima “Mantenha seus amigos por perto, e os inimigos mais perto ainda” continua válida. Traduzindo? Avalie seus concorrentes, acompanhe o que estão fazendo, pontue o que está faltando e, como Sujan Patel também recomendou, simplesmente faça melhor.

 

[Trilha: Marketing Avançado]

O segredo para dominar as buscas mobile / Maryna Hradovich / SEMrush

 

Maryna abriu sua palestra com estatísticas: mais de 60% das buscas na internet são feitas por dispositivos móveis nos EUA. No Brasil, 55% das buscas também são feitas por dispositivos móveis, e esses dados tendem a aumentar. Destacou a importância da otimização para as buscas mobiles através de algumas ferramentas, dentre as quais:

– Uso de AMPs (Accelerated Mobile Pages): configure seu site para que a experiência mobile seja responsiva e para que não haja atraso no carregamento da página. Segundo Maryna, 40% dos usuários que desistem devido à lentidão ou alguma outra má experiência entram no site do concorrente;

– Dados estruturados: também conhecidos como rich snippets, são informações detalhadas de determinada empresa, em formato menor, na própria página de ranqueamento do Google. 92% das buscas no Google já apresentam esse formato que elimina a necessidade de clicar para abrir o site completo. Isso é parte do nosso comportamento imediatista: queremos a resposta na hora; passar mais de 7 segundos procurando por algo já é capaz de desqualificar a nossa experiência como usuário.

 

[Main Session] Romero Rodrigues / Redpoint Eventures

 

Um dos sócio-fundadores do Buscapé, Romero iniciou sua palestra pontuando três aspectos que caracterizam o espírito empreendedor e sobretudo a cultura empreendedora que vem se desenvolvendo no Brasil: resiliência, consistência e fracasso. Através deles, pontuou sua trajetória no empreendedorismo e em como lidou com os obstáculos, incluindo as 5 vezes em que o Buscapé foi à falência. E ressaltou:

– Definir visão, missão, essência e propósito da marca é fundamental;

– Cuidado com a arrogância: fale menos e ouça mais; através do que seu cliente diz é que você conduzirá os próximos passos na empresa;

– Foco: opções demais podem fragmentar a base do seu negócio e de algo que vem dando certo. É importante centrar-se na experiência do cliente e respeitar o que ele sente;

– Equipe: alinhamento e objetivos em comum é o mínimo que se espera na busca por sócios.

Frases mais impactantes de Romero Rodrigues:

  • “Tire suas ideias do papel. Ideias não pertencem a quem as tem, e sim a quem as executa”;
  • “Não vamos perder a oportunidade, estão de olho no nosso país. Agora é a hora de mostrar que podemos crescer a partir da educação e do empreendedorismo”.

 

Ufa! Depois de tantas lições, resta colocar em prática tudo que aprendemos nestes 3 dias de imersão, durante o evento que é considerado a “Disneylândia do Marketing Digital”. Hora de reativar os contatos feitos, ouvir, analisar e reagir. Acima de tudo, não tenha medo de testar as suas estratégias, afinal, ideia boa é ideia executada!

 

Esperamos que tenha gostado da série sobre as palestras mais interessantes do RD Summit 2017. E fique esperto, que o evento já tem data para o ano que vem! Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro das próximas novidades.

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